sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pesquisa sobre CAPOEIRA - Escola de Tucuns

A CAPOEIRA é uma expressão cultural que mistura,luta, dança, cultura popular, música.
Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes,é caracterizada por movimentos ligeiros,ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático.Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra Capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se as áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Durante o século XVI , Portugal enviou escravos para a América do Sul, provenientes da África Ocidental.O Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico. Os seguintes povos foram os que mais frequentemente eram vendidos no Brasil: grupo sudanês dos pocos Malesi e Hausa, e o grupo bando (incluindo os kongos, os kimbudos e os kasanjes) de Angola, Congo e Moçambique.
Os negros trouxeram consigo para o Novo Mundo as suas tradições culturais e religião. A homegeneização dos povos africanos sob a opressão da escravatura foi o catalisador da capoeira. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil como forma de resistir aos seus opressores, pratica em segredo a sua arte, transmitir a sua cultura e melhorar o seu moral. Há registros da prática da capoeira nos séculos XVIII e XIX nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Recife, porém durante anos a capoeira foi considerada subversiva, sua prática era proibida e duramente reprimida. Devido a essa repressão, a capoeira praticamente se extinguiu no Rio de Janeiro, onde os grupos de capoeiristas eram conhecidos como maltas, e em Recife, onde segundo alguns a capoeira, estilo que passou a ser conhecido como Regional. Em contraponto, Mestre Pastinha pregava a tradição da capoeira com um jogo matreiro, de disfarce e ludibriação, estilo que passou a ser conhecido como Angola. Da dedicação desses dois grandes mestres, a capoeira deixou de ser marginalizada, e se espalhou da Bahia para todos os estados brasileiros.
Sávio Hércules Farias
10 anos - 6° ano
tema: Cultura Afro-Brasileira e Indígena
EEF Filomeno Freitas Vasconcelos
Cruz-CE
09 de Maio de 2008.

Nenhum comentário: