terça-feira, 11 de outubro de 2011

Programa de Rádio da Escola de Canema


De acordo com o programado no Plano de Ação para este segundo semestre, o programa de Rádio da Escola de Canema foi realizado com êxito e apresentamos abaixo a pauta do mesmo para compreensão melhor de como foi executado pelo alunos e coordenação da escola.
SELO UNICEF- EDIÇÃO 2009/2012
EEF FILOMENA MARTINS DOS SANTOS- CANEMA

PAUTA DO PROGRAMA DE RÁDIO COM A TEMÁTICA EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
APRESENTAÇÃO: ALUNOS DA ESCOLA E PELO PROJETO EU SOU CIDADÃO AMIGOS DA LEITURA
RÁDIO 6 DE ABRIL
HORÁRIO: 10H
DATA: 18/10/2011



LOC 1

Bom dia, ouvintes da Rádio 6 de Abril. Eu sou Vitória Rios e a partir de agora você confere uma edição extraordinária do Programa do Projeto Eu sou Cidadão Amigo da Leitura, que hoje abre espaço para divulgar os trabalhos do Selo Unicef- Edição 2009/2012, dentro da temática: Educação para a Convivência com o Semiárido, abordado pela escola Filomena Martins dos santos, do bairro de Canema, que vem debatendo especificamente os temas: Água e Queimadas.
Estamos aqui com os alunos: Alan Araújo, Laira e Mariana, que irão falar um pouco mais sobre as ações que a escola está desenvolvendo para tornar os alunos agentes participativos na sociedade em que atuam, respeitando o meio ambiente e assim poder garantir mais uma conquista do Selo Unicef.

LOC 2
Bom dia, caros ouvintes, eu sou a Laira e estudo no 9º Ano e venho aqui juntamente com meus colegas apresentar as ações que nossa escola está desenvolvendo para a melhoria do meio ambiente, caracterizando particularmente a nossa comunidade e evidenciando as temáticas Água e Queimadas, por serem problemas devidamente identificados em nosso bairro.

LOC 3-

Olá, eu sou o Alan e eu também faço parte dessa campanha em prol do meio ambiente.
___Você já parou pra pensar na grande importância que a água tem em nossa vida?
Você irá conferir nesse momento um spot do Projeto Minuto Ambiental, produzido pela Secretaria de Meio Ambiente com os Amigos da Leitura. Nele, você ficará por dentro de muitas informações sobre esse elemento indispensável à vida que é a água.

APRESENTAÇÃO DO SPOT DO MINUTO AMBIENTAL SOBRE O TEMA: ÁGUA
Minuto Ambiental – Um informativo sobre o ciclo hidrológico e a importância do gerenciamento da Água
A quantidade de água existente no planeta não aumenta e nem diminui, apenas passa por diferentes estados físicos, dependendo da maior ou menor quantidade de calor que a terra recebe do sol. A água não existe parada num só lugar, ela é um elemento dinâmico na natureza, movimenta- se durante a evaporação, na chuva, nos rios, no subsolo esse movimento constante da água é o que chamamos de ciclo hidrológico ou ciclo da água.
Água é vida. Economize hoje para não faltar amanhã.

Mas por que gerenciar as águas? No planeta terra a disponibilidade de água para consumo humano é menor que 1%. Com o passar do tempo o consumo tem aumentado significativamente com o crescimento da população, aumento das indústrias e das áreas irrigadas, porém a disponibilidade hídrica tem diminuído, pois a disponibilidade de água para os diversos usos depende de como são tratadas as questões relativas a sua quantidade e qualidade. É fundamental, por tanto estabelecer mecanismos que permitam uso da água de forma racional, realizando um gerenciamento integrado dos recursos hídricos, considerando todos os usos e atividades que possam resultar em conflitos ou degradação para o meio ambiente.
Água é vida. Economize hoje para não faltar amanhã.

LOC 3

E sobre essa temática, vamos ouvir o que a Escola de Canema está realizando em prol do Selo.

LOC 4- Pois é amigo ouvinte, eu sou Mariana e também estudo no 9º Ano. Nossa escola, preocupada com as causas ambientais tão presentes em nosso dia a dia, vem adequando ao currículo escolar, temas de grande relevância, como por exemplo a Água e as queimadas. Na verdade, esse trabalho tem- se fortalecido desde o mês de Agosto, onde os professores vem mobilizando os alunos para um melhor conhecimento do que esses elementos representam em nossa vida e o que podemos fazer para ajudar o meio ambiente, pois o Planeta está em estado de alerta. Desse modo, várias atividades tem sido realizadas contemplando a participação dos alunos e da comunidade local, como por exemplo: entrevistas, cálculo do consumo per capita de água, estudo de músicas que refletem o tema água, experimentos, programas de Rádio Recreio, onde queremos agradecer a colaboração do Grêmio Estudantil Silvânia Rios Moreira, que também tem ajudado nessa luta de conscientização, levando informações necessárias, de modo a evitar o desperdício de água. O que se deseja de fato, é que os alunos possam adquirir hábitos mais responsáveis, sabendo usar adequadamente a água dentro do espaço escolar e que possam disseminar essa idéia na sua própria casa, através de atitudes simples, como não deixar torneira aberta, evitar os banhos demorados, tomar providências quando houver vazamento na encanação, dentre tantas outras maneiras de conservação desse bem tão precioso.

LOC 1
E agora, ouviremos a música Planeta Água de Guilherme Arantes.(COLOCAR MÚSICA PLANETA ÁGUA)

LOC 1

Hoje é um dia especial, pois o Programa está apresentando as atividades desenvolvidas pela Escola Filomena Martins dos santos, do bairro de Canema, com os alunos Alan, Laira e Mariana.

LOC 2
E agora conheceremos umas das atividades mais marcantes do nosso trabalho relativo à água, que foi uma entrevista realizada pelos alunos do 9º Ano, com o Senhor Francisco das Chagas Costa, responsável pelo trabalho da CAGECE no município de Cruz.
(SOLTAR ENTREVISTA)

LOC 1
E estamos também com a presença da Coordenadora de Meio Ambiente na Escola e articuladora de todo esse trabalho, a professora Cláudia Lima.

LOC 5
Bom dia queridos ouvintes da Rádio 6 de Abril. Como tem sido colocado até agora por nossos apresentadores, nessa campanha do Selo Unicef, estamos lidando diretamente com temas pertinentes à nossa realidade e uma das justificativas para a escolha dos temas Água e Queimadas como roteiro de trabalho, diz respeito à própria vivência do bairro, onde chama a atenção principalmente para o uso de queimadas, que é uma prática muito comum entre os agricultores, em usar o fogo para preparar a terra para fazer os seus plantios. Por ser uma técnica de conhecimento milenar e de baixo custo, torna-se complicado, o uso de outras alternativas. O fato, é que além dos gases emitidos à atmosfera, que podem provocar doenças respiratórias, também aumenta o efeito estufa, tornando a temperatura do ambiente cada vez mais alta. Outra conseqüência é o desaparecimento da mata nativa e da fauna que habita naquele ambiente, sem contar com a safra no decorrer dos anos vai diminuindo, já que o solo aos poucos perde os nutrientes necessários ao desempenho das plantas. O ideal seria tentar de alguma forma sensibilizar esses agricultores para a utilização de outras técnicas, como por exemplo, de enterrar as folhas, pois esse material entrará em decomposição e se transformará em adubo, aumentando as potencialidades do solo. Por isso amigo agricultor, está na hora de pensar no Planeta, a sua ação pode ser modificada e você pode contribuir de maneira bem simples para um ambiente mais saudável e equilibrado.

LOC 1

É isso aí, vocês conferiram nas palavras da Coordenadora a importância da mudança de hábitos. O ambiente é quem sofre com todos esses problemas que nós seres humanos estamos causando, por isso está na hora de pensar um pouco mais sobre isso.
Nesse momento você ouvirá mais um spot do Minuto Ambiental sobre o tema Queimadas, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e os Amigos da Leituras.

LOC 1
E o nosso amigo Alan falará agora, dando um pouco de sua opinião sobre as atividades realizadas relativas ao meio ambiente na Escola de Canema.

LOC 4

Bem, diante das atividades desenvolvidas pelos professores na sala de aula ou até mesmo fora dela, considero que é uma ótima forma de informar as pessoas sobre os problemas ambientais, pois desse modo, encontramos alternativas para melhor agir em defesa da natureza e da nossa sociedade, fazendo valer o verdadeiro papel de ser cidadão. A escola como um espaço de educação, deve cada vez mais organizar momentos que se voltem para as causas ambientais, porque com esse aprendizado podemos ensinar também nossa família e assim contribuir cada vez mais para um mundo melhor.

LOC 1

Muito bem Alan, valeu a sua participação e ouviremos nesse momento uma música retratando sobre a temática fogo.
MÚSICA TEMÁTICA:FOGO





LOC 1
Que bela música pudemos conferir e hoje nós aprendemos muita coisa importante nesse programa , que contou com a participação da Coordenadora de Meio Ambiente na Escola Cláudia Lima e os alunos Alan, Laira e Mariana representando a Escola Filomena Martins dos Santos, do bairro de Canema. Esperamos amigo ouvinte que você tenha entendido o recado e seja também um colaborador na melhoria da qualidade de vida. Não importa em que lugar você esteja, se é na praia, no sertão, na serra, o que importa é que devemos aprender a conviver com esse ambiente que nos cerca, respeitando suas limitações e adequando nossas necessidades Lembre-se: O tempo está passando e você tem o poder de transformar o meio que em vive, fique esperto e mude suas atitudes. O meio ambiente agradece!

É isso aí, nosso programa chega o fim, desejamos para você uma ótima manhã. Fiquem com Deus e até a nossa próxima edição.


Secretaria da Educação certifica alunos em Curso de Informática


A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com as Escolas, certifica todos os alunos do Ensino Fundamental que concluíram o Curso: “Noções Básicas de Informática” com carga horária de 20 (vinte) horas.
- CEB Maria Pereira Brandão (“Escola Nova”)
Professora: Osvaldinha
Concluíram 09 alunos e 05 mães
- E.E.F. Filomeno Freitas Vasconcelos (Escola de Tucuns)
Professoras: Leda Moura e Aliciane Nascimento
Conclusas duas turmas, totalizando 29 alunos
- E.E.F Filomena Martins dos Santos (Escola de Canema)
Professoras: Cláudia e Helciane
Conclusas duas turmas, totalizando 18 alunos
- CEB Paulo Freire (Escola do Ceru)
Professor: Luciano
Concluíram 15 alunos
Por: Patrícia Araújo (Coordenadora dos Laboratórios de Informática Educativa)