terça-feira, 22 de outubro de 2013

Alunos do Programa Música na Escola realizam abertura cultural de encontro de Secretários de educação.









O III Encontro de Secretários de Educação foi realizado dia 22/10/2013 na Câmara Municipal de Vereadores Amadeu Gomes e contou com a participação dos Secretários de Educação representantes da 3ª CREDE: Cruz – Pedro Fernandes; Bela Cruz – Rai Mota; Acaraú – Expedito Mesquita; Itarema – Edivaldo; Jijoca de Jericoacoara – Cláudia; Marco – representante do Secretário; Morrinhos, além da presença de Daniel Carlos da Costa - Diretor da 3ª CREDE e assessores. A abertura oficial ficou a cargo do grupo de Flauta e Violino da EEIF Constância de Sousa Muniz sob a coordenação da Professora Maria Carvalho e Izailton Oliveira.
Estiveram presentes ao evento ainda o Chefe de Gabinete – Clairton Freitas; Vereadores: Abimael Forte, Chiquinho Sousa e Ari Junior.

Por: Evaldo Vasconcelos

RELATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS - ESCOLAS - 3º BIMESTRE.



E.E.F.MANOEL ANTÔNIO AS SILVEIRA-FREI JORGE
EDUCAR PARA CONSTRUIR.
Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes.
            O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje.Dentre as características que possui é possível identificar as várias contribuições dos indígenas e dos africanos para a formação do povo brasileiro.
A herança dos povos indígenas e africanos foi decisiva para que o Brasil se tornasse o país multicultural dos dias de hoje. A contribuição desses povos para à formação da nação brasileira vai além de um conjunto de palavras, objetos, espécies domesticadas e técnicas de manejo do ambiente. A constituição do Brasil como um país multicultural se deve, sobretudo, à presença de centenas de grupos indígenas que habitam seu território e, ainda hoje, são parte constitutiva e atuante da sociedade brasileira.
A diversidade cultural e linguística dos povos indígenas e africanos influenciaria os modos de ser da população mestiça que, a partir da mistura de diferentes matrizes, caracterizaria a população brasileira atual.  
Sabendo da importância desses povos, foi trabalhado na E.E. F Manoel Antônio da Silveira nas turmas de 6º a 8º Anos, na disciplina de História, Geografia, Educação Física e Arte Educação nos dias 22, 26 e 30 de Agosto do referido ano culminando com uma gincana cultural. A temática pautada foi...xx..A quantidade de alunos participantes foi no total de 47 alunos, sendo que desses existiu uma variação de raças entre meninos e meninas.
Meninos           
Negros
10
Pardos
06
Brancos
09
Meninas
Negras           
07
Pardas
05
Brancas
10
A metodologia utilizada foi:
·         Leitura e discussão de textos;
·         Execução de vídeos sobre o tema;
·         Dramatizações;
·         Confecção de cartazes;
·         Paródias;
·         Desfiles;
·         Danças;
As aulas foram bastante proveitosas, pois os alunos ficaram atentos durante a execução das mesmas participando ativamente na realização das atividades.




RELATÓRIO AFRO-INDÍGENA – EEF JOAO LADISLAU DE PAULO MAGALHÃES - CAIÇARA

SOMOS DIFERENTES MAIS IGUAIS

No dia dez de outubro, na escola João Ladislau em Caiçara,realizamos mais uma culminância do projeto afro-indígena.As apresentações foram organizadas pelos alunos mais sempre com a orientação da professora Lucineide queincentivou as turmas totalmente, realizando assim um ótimo trabalho. As apresentações aconteceram com as turmas dentro do seu próprio turno, 7º A e 7º B pela manhã e 6º e 8º à tarde. Tivemos representações da cultura indígena e africana em forma de cartaz, dramatização, danças, vestimentas, utensílios, alimentos e outros. Faram convidados às turmas do 1º ao 5º ano que sefizeram presentes. As apresentações chamou a atenção de todos. No final puderam participar de uma roda de capoeira. Foi um momento muito rico para o nosso crescimento pessoal contra preconceito e a discriminação.  

SAM_3278 (Cópia)red
SAM_3237 (Cópia)red

SAM_3233 (Cópia)red

SAM_3231 (Cópia)red


SAM_3217 (Cópia)red

SAM_3201 (Cópia)red

SAM_3177 (Cópia)red

SAM_3161 (Cópia)red



E.E.F. BERNARDINO JOSÉ VASCONCELOS - LAGOA VELHA
RELATÓRIO REFERENTE A CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDIGENA
PROFESSORA: FABIANA MARIA DA SILVEIRA

                 No dia 03/09/2013, foi trabalhado na escola E.E.F.Bernardino José Vasconcelos a temática da cultura afro brasileira e indígena, dando ênfase para  a cultura indígena e o folclore.
               Na terça-feira dia 03/09/2013 foi abordado na turma do 6º ano, composta de 12 alunos a temática afro brasileira e indígena, onde foi estudado sobre mitos e lendas indígenas e o texto do livro didático novo história na pagina 130-nas atividades diversificadas do livro didático-“ A criação do mundo segundo o povo Tupari”.
              Nesse dia a professora abordou a temática em sala e fez perguntas orais para incentivar a participação e o conhecimento prévio dos alunos, eles participaram e falaram sobre outras lendas que já conheciam, como: Vitória- régia, iara, boto entre outras. Com referência a cultura local os alunos falaram sobre a lenda do sundaro, que segundo eles é muito conhecida pelos seus pais e foi transmitida pelos seus avós, ou seja, é uma lenda transmitida de geração em geração através da oralidade.
                Como atividade de casa, a professora pediu que pesquisassem sobre mitos e lendas de outros povos, seguindo a sugestão da pagina 147 do livro didático Novo História 6º ano. O resultado da pesquisa aconteceu na aula seguinte, com apresentação da pesquisa pelos alunos.



RELATÓRIO DAS ATIVIDADES AFRO-INDÍGENAS
3º BIMESTRE / 2013 - – Cajueirinho I


A Escola de Ensino Fundamental João Evangelista Vasconcelos trabalhou a temática afro-indígena durante o 3° bimestre de 2013 com maior ênfase na turma do 8º ano que estudou a Unidade V – África, do livro didático. Os principais temas abordados foram: A fome na África, A descolonização da África e Diversidade cultural na África. Nas demais turmas, o tema também foi abordado procurando sempre desmistificar a ideia de que o continente africano só tem pobreza, tribos, doenças. Para abordagem desses assuntos os professores se utilizaram de várias metodologias dentre as quais destaco a análise de imagens, interpretação de mapas e tabelas, exibição de vídeos, músicas, jogo de perguntas e respostas e atividade com tarjetas. Diante do envolvimento dos alunos nas atividades consideramos que cada momento foi de bom proveito, gerando uma expectativa de que o olhar para os nossos irmãos africanos está mudando para melhor.


Manoel Messias
Coordenador de área




Relatório Afro-Indígena - Poço Doce II


No dia 29 de agosto, na E. E. F Francisco das Chagas e Silveira, turma do 7° ano na disciplina de História, foi trabalhado na temática Afro-Indígena o tema Etnocentrismo. Nesta aula houve de início perguntas oralmente e uma chuva de ideias para que os alunos pudessem expor suas opiniões sobre o assunto, em seguida foi feita uma exploração do conteúdo com a leitura do texto Etnocentrismo. Logo após foi feito uma sensibilização sobre a questão do contato entre europeus e os povos indígenas da América. Como atividade escrita foi proposto a produção de poesias relacionado ao tema abordado. Durante a aula houve uma boa participação dos alunos e a motivação de participar de um concurso de poesias da turma do 7° ano. Entre os poemas que destacaram-se está o de autoria da aluna Maria Rosângela Costa Santos que apresenta-se a seguir.


Etnocentrismo

Devemos conhecer costumes
para poder avaliar
se as pessoas tem culturas
e se podemos comprovar.

As pessoas são diferentes
mais são todas normais
ninguém pode considerá-las
como se fossem animais.

Nós todos somos humanos
nós todos temos valor
embora sejamos diferentes
na aparência ou na cor.

Vou concluir meu poema
falei de etnocentrismo
que as pessoas são diferentes
até no nacionalismo.

Autora: Maria Rosângela Costa Santos
7º ano


Prof. Jarbas Fonteles da Silveira
Coord. Maria Josineuda Vasconcelos –





ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM JOSÉ MONTEIRO
Promovendo Educação
Lagoa dos Monteiros

RELATÓRIO DA CULTURA AFRO-INDÍGENA-BRASILEIRA


Durante este 3°- bimestre, a EEF Joaquim José Monteiro trabalhou atividades diferenciadas nas turmas do 6º ao 8º anos.
A turma do 6º ano leu e discutiu o texto sobre a Criação do mundo segundo o povo Tupari com a criação de um painel de imagens relacionado ao tema. Após assistir um vídeo “Brinquedos e brincadeiras”, socializaram o que assistiram e foi feita a divisão da turma em dois grupos para fazer uma disputa com os brinquedos utilizados pelos índios como, jogo com peteca, andar de perna de pau e pião.  
 Os alunos do 7º ano discutiram sobre a catequização dos indígenas com questionamentos e leitura de textos complementares. Após assistir o vídeo “O ritual de batismo” e a socialização do mesmo com debate e a produção de um mural relacionado ao tema.  
Na turma do 8º ano, foi feito estudo de texto sobre a influência negra na sociedade brasileira, na música, na culinária e no dia-a-dia das pessoas. Debate acerca das influências tanto da cultura negra, quanto da indígena na comunidade dos Monteiros, pesquisa sobre os índios Tremembés, produção de desenhos sobre o tema. Na atividade complementar os alunos apresentaram um reisado como uma manifestação cultural da localidade dos Monteiros.



RELATÓRIO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA
Professora: Maria Leiane Nascimento  
Escola:  E. E. F. Raimunda Elvira Brandão                                          Data: 08/10/2013
Tema: Folclore Brasileiro

Objetivos:
·         Reconhecer que os costumes e tradições de nossa cultura, tem uma enorme importância para nossa vida;
·         Reconhecer que os costumes inseridos em nossa sociedade fazem parte de nosso cotidiano e é trazido desde outras gerações;
·         Resgatar os costumes e tradições herdados por nossos antepassados.
Introdução:
         No dia 22 de Agosto de 1965 foi criado o Folclore, O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
         A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
          Pertencem ao folclore: a mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, as danças regionais, as canções populares, as histórias populares, os costumes populares, religiosidade popular ou cultos populares, a linguagem típica de uma região, medicina popular, o artesanato etc.
         Pensando na importância de resgatar os costumes e tradições de uma forma mais interessante e produtiva, nós da Escola Raimunda Elvira Brandão tivemos a ideia de realizar a semana do folclore, onde nas linhas abaixo irei explicar melhor sobre o desenvolvimento desse projeto.

Metodologia:
         O Projeto da semana do folclore se deu da seguinte forma, foi realizada entre os dias 19 a 23 de agosto, todos os professores da Escola foram envolvidos, até mesmo Núcleo Gestor, cada professor ficou responsável por uma turma, onde explicamos para os alunos como ia ser nossa semana, na acolhida de cada aula, o professor responsável por aquela turma, levava algo relacionado ao folclore e que tivesse relação com seu conteúdo, por exemplo, nas aulas de português poderia levar textos sobre o tema: lendas, trava-línguas, etc, já nas aulas de Geografia por exemplo, levava adivinhações que era um dos costumes do folclore, mas que fossem adivinhações referentes a Geografia e assim por diante.
       Outra forma também que foi trabalhado esse tema na escola foi alguns momentos que os alunos eram retirados da sala iam pro pátio pra assistirem algum vídeo sobre o folclore ou também a demonstração de artesanatos que foram expostos no pátio e que foram trazidos pelo grêmio estudantil e também o dia da contação de história com o senhor Manoel Abrão muito conhecido por ser contador de histórias e por ser rezador, isso acontecia em torno de 15 a 20 minutos para que não atrapalhassem as outras aulas.
         Também foi repassado aos alunos que eles estavam participando de uma gincana, e como era essa gincana, a turma teria que arrecadar o maior número de adivinhações, provérbios e trava-línguas, também teriam que dramatizar uma lenda, e organizarem danças ou o que achassem mais criativo, confecção de cartazes, essa gincana foi realizada no fechamento da semana, no dia 23 de agosto, junto com a gincana teve também a finalização com as comidas típicas, onde foram trazidas pelos próprios alunos, cada professor ficava responsável em organizar o que a turma iria trazer, eles formavam grupos e traziam alguma comida.
       
Avaliação e conclusão:
       A semana foi muito proveitosa, sentimos que os alunos se interessaram pelo tema e ficaram entusiasmado em participar das atividades, até mesmo alunos que muitas vezes não gostam de se apresentar, é um assunto muito bom de se trabalhar, por que os alunos sabem que fazem parte dessa cultura, que está presente em nossas vidas, a partir do estudo desse tema podemos ter conhecimento e reconhecimento da nossa cultura afro-brasileira, afinal de contas nós brasileiros somos uma miscigenação de culturas, somos nós que levamos ela de geração em geração e assim irá continuar, se todos levarem adiante essa rica cultura que é o folclore.

Fotos :
Contação de histórias com Sr. Manoel Abrão

Vídeo de uma lenda com exposição também do Artesanato
Artesanato

Comidas típicas
Dança Folclórica (Tic-tic-tac)
Cartaz com personagens de lendas

Dramatização de lendas






Poesia
Paródia
Bibliografia:



RELATÓRIO
EEF PEDRO MARQUES DA CUNHA

Realizou-se na EEF Pedro Marques da Cunha na Localidade de Solidão no dia 20 de agosto de 2013 na turma do 6º ano lecionada pelo o Professor Francisco Xavier Rodrigues uma atividade sobre Revolução Francesa, onde o Professor levou textos sobre o assunto: confecção de cartazes com explicação sobre o mesmo poemas e apresentação. Já no dia 24 de setembro uma aula sobre lendas indígenas exibição dos vídeos a LENDA DO DIA E DA NOITE e IRACEMA, houve também questionamento oral, narrações de lendas e participação do 3º ano com a encenação da peça A IRACEMA.

Por Evaldo Vasconcelos