quinta-feira, 12 de junho de 2014

RELATÓRIO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA - CANEMA



E.E.F FILOMENA MARTINS DOS  SANTOS
RELATÓRIO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA


A E.E.F. Filomena Martins dos Santos durante este primeiro semestre de 2014, abordou temas referentes a Cultura Afro-Brasileira e Indígena, tentando alertar para o educando que muitas vezes os índios e negros são representados como passivos, sem historicidade, ou apenas relacionados à dinâmica do colonizador, ou em imagens sob moldes genéricos, estereotipantes, como os índios seminus, selvagens, preguiçosos que só tem valor na medida em que cooperaram com a ação colonizadora. Também na reprodução das memórias sobre a afrodescendente associada apenas ao episódio da escravidão. e de sua cultura como inferior, subdesenvolvida, associado ao papel doméstico, de subemprego, enquanto brancos são representados em postos mais altos, como médicos, políticos e intelectuais. Com o intuito de desfazer essa imagem a Professora de História da referida instituição trabalhou a temática da cultura africana e indígena, conforme a Lei 10.639/03, levando reflexões e questionamentos, discutindo sobre a temática sobre as relações étnico raciais e sua importância. Dando ênfase a cultura afro-brasileira e indígena como um ganho histórico que não surgiu do nada, mas das lutas dos movimentos sociais.
Destacou-se a luta contra a opressão por cor, pela livre opção religiosa pela dignidade, igualdade social, pelo respeito e direitos a preservação de sua memória, história e cultura e acesso a educação. Orientando que esse processo,  começou desde os primeiros levantes negros coloniais que tiveram em Zumbi dos Palmares uma de suas mais fortes expressões pela liberdade, assim como as Guerras dos Bárbaros, de Felipe Camarão, foi marcado pela recusa da servidão através de fugas de escravos, a capoeira e ao candomblé e religiosidade católica sincrética, que reestabelecia elos com os antepassados. A própria luta pela libertação e contra o racismo, pela educação e por uma memória que falasse de fato de negros e índios como verdadeiros sujeitos movidos por interesses, negociando e almejando liberdade tem sua história.
Dentre esses aspectos a professora de Geografia trabalhou o texto de Kristian Mattias Bengtson “ A situação dos indígenas no Brasil”, encerrando com confecção de cartazes sobre as diversas culturas existentes em nosso país. Houve apresentação de seminários sobre os grupos formadores da população brasileira (indígenas, negros africanos, portugueses e outros imigrantes), destacando os movimentos de luta contra a discriminação racial e a necessidade de se discutir a luta a partir de uma consciência política, pautada na identidade, principalmente a partir da nova Constituição de 1988, quando se estabelece racismo como crime.
Além disso, trabalhou-se o seguinte calendário de datas comemorativas:
FEVEREIRO:
26- As potências Européias repartem o continente Africano (1885).
MARÇO:
08- Dia internacional da Mulher;
21 - Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória das vítimas do massacre de Shapeville, na África do Sul / 1960
 21 - Zumbi dos Palmares é incluído na galeria dos heróis nacionais/ 1997
25- Abolição da escravatura no Ceará.
ABRIL:
19- Dia do Índio.
MAIO:
13- Abolição da escravatura no Brasil.

Relatório Cultura Afro Brasileira e Indígena - Monteiros

RELATÓRIO
Cultura Afro Brasileira e Indígena
A Escola de Ensino Fundamental Joaquim José Monteiro trabalhou o tema Cultura Afra Brasileira Indígena nas turmas do 7° ao 9° ano, no meses de fevereiro e março. Foram trabalhados as personalidades negras que se destacaram na sociedade, em especial no Brasil.
Foi feito a apresentação das personalidades através de slides, mostrando fotos e dados sobre a vida de cada um, entre eles: Luislinda, Marina Silva, Joaquim Barbosa, Mandela, Barack Obama, Martinho da Vila, Zumbi, Dragão do Mar e outros.
Os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo ficou responsável para pesquisar sobre uma personalidade negra e apresentar para a turma.
A turma do 8° ano criou o bloco Negra Drama, onde os alunos se caracterizaram de algumas personalidades e desfilaram pelas ruas da comunidade de Lagoa dos Monteiros no dia do Carnaval da Escola. Outros alunos jogaram capoeira e concluíram a apresentação dançando o rap Negro Drama.
No dia 25 de março, Dia da Abolição da Escravatura no Ceará, foi apresentado um vídeo sobre o museu de Redenção, que mostra como os negros eram tratados na época da escravidão. Logo após o vídeo, foi realizado um debate e os alunos criaram desenhos sobre o temas.
Para complementar foi feito um estudo sobre o Dragão do Mar. Os alunos assistiram um vídeo sobre o tema e foi feito uma analise de imagens do Centro Dragão do Mar em Fortaleza.
No mês de abril foi realizado o estudo do tema Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros na turma do 7° ano, com explanação geral sobre o tema enfatizando a diversidade de origem da população brasileira e desigualdade de oportunidade da população negra do Brasil, apoiado nos dados dos gráficos e mapas do percurso 8. Os alunos foram divididos em grupos, confeccionaram cartazes sobre o tema ,apresentando o resultado para a turma.
No dia do índio, foi assistido alguns trechos do filme a missão, na medida que se assistia era feito paradas para se discutir o assunto. Após o filme foi feito debate sobre os indígenas no Brasil.A quantidade de índios que habitavam o território do Brasil em 1500 e o crescimento significativo da população indígena nas duas últimas décadas do século XX.
No mês de maio foi estudado na turma do 8° ano, a conquista da América pelos europeus, onde se realizou debate sobre o antagonismo dos interesses dos conquistadores e dos povos indígenas ,orientando os alunos a analisarem, que os colonizadores interpretavam a terra e seus recursos como fonte de lucro, os povos indígena os viam como fonte de sobrevivência e o lugar onde moravam.
Foi realizado a visita a Funai- o índio através do site www.funai.gov.br , onde se observava a origem da população nativa do continente americano e o impacto da chegada dos europeus a partir do final do século XV, os alunos fizeram um relatório sobre o estudo do mesmo

RELATÓRIO AFRO - BRASILEIRO - POÇO DOCE 1



RELATÓRIO AFRO - BRASILEIRO
E.E. F LUÍS ALBANO DA SILVEIRA
POÇO DOCE 1- CRUZ

A E.E. F Luís Albano da Silveira trabalhou bastante com temas relacionados a cultura afro indígena,  nas  turmas de 6º ao 9º ano foi estudado paródias, músicas, textos informativos  e teatro.   
Os alunos se engajaram muito, também confeccionaram cartazes e panfletos deixando em alguns estabelecimentos para deixar a comunidade mais informada sobre o assunto.
Também foi discutido muito sobre o feriado, a importância do mesmo e acontecimentos do passado para que os alunos pudessem entender melhor a cultura afro brasileiro.
 Em algumas aulas grupos de alunos decidiam temas diferentes, tipos de temas de músicas, títulos de textos e no decorrer da aula apresentavam seus trabalhos trocando ideias com os demais grupos.
Os alunos também viram vídeos que abordava sobre o assunto, assim tornando- os mais curiosos e informados. Vale ressaltar que foram muito proveitoso todas as turmas mobilizaram- se trocando informações levando até as famílias novas informações que ainda muitos desconhecem. Foi gratificante, nos últimos trabalhos equipes apresentaram o que aprenderam. Assim a cultura afro - brasileiro é mais lembrada e respeitada na escola e comunidade.