quinta-feira, 12 de junho de 2014

RELATÓRIO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA - CANEMA



E.E.F FILOMENA MARTINS DOS  SANTOS
RELATÓRIO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA


A E.E.F. Filomena Martins dos Santos durante este primeiro semestre de 2014, abordou temas referentes a Cultura Afro-Brasileira e Indígena, tentando alertar para o educando que muitas vezes os índios e negros são representados como passivos, sem historicidade, ou apenas relacionados à dinâmica do colonizador, ou em imagens sob moldes genéricos, estereotipantes, como os índios seminus, selvagens, preguiçosos que só tem valor na medida em que cooperaram com a ação colonizadora. Também na reprodução das memórias sobre a afrodescendente associada apenas ao episódio da escravidão. e de sua cultura como inferior, subdesenvolvida, associado ao papel doméstico, de subemprego, enquanto brancos são representados em postos mais altos, como médicos, políticos e intelectuais. Com o intuito de desfazer essa imagem a Professora de História da referida instituição trabalhou a temática da cultura africana e indígena, conforme a Lei 10.639/03, levando reflexões e questionamentos, discutindo sobre a temática sobre as relações étnico raciais e sua importância. Dando ênfase a cultura afro-brasileira e indígena como um ganho histórico que não surgiu do nada, mas das lutas dos movimentos sociais.
Destacou-se a luta contra a opressão por cor, pela livre opção religiosa pela dignidade, igualdade social, pelo respeito e direitos a preservação de sua memória, história e cultura e acesso a educação. Orientando que esse processo,  começou desde os primeiros levantes negros coloniais que tiveram em Zumbi dos Palmares uma de suas mais fortes expressões pela liberdade, assim como as Guerras dos Bárbaros, de Felipe Camarão, foi marcado pela recusa da servidão através de fugas de escravos, a capoeira e ao candomblé e religiosidade católica sincrética, que reestabelecia elos com os antepassados. A própria luta pela libertação e contra o racismo, pela educação e por uma memória que falasse de fato de negros e índios como verdadeiros sujeitos movidos por interesses, negociando e almejando liberdade tem sua história.
Dentre esses aspectos a professora de Geografia trabalhou o texto de Kristian Mattias Bengtson “ A situação dos indígenas no Brasil”, encerrando com confecção de cartazes sobre as diversas culturas existentes em nosso país. Houve apresentação de seminários sobre os grupos formadores da população brasileira (indígenas, negros africanos, portugueses e outros imigrantes), destacando os movimentos de luta contra a discriminação racial e a necessidade de se discutir a luta a partir de uma consciência política, pautada na identidade, principalmente a partir da nova Constituição de 1988, quando se estabelece racismo como crime.
Além disso, trabalhou-se o seguinte calendário de datas comemorativas:
FEVEREIRO:
26- As potências Européias repartem o continente Africano (1885).
MARÇO:
08- Dia internacional da Mulher;
21 - Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória das vítimas do massacre de Shapeville, na África do Sul / 1960
 21 - Zumbi dos Palmares é incluído na galeria dos heróis nacionais/ 1997
25- Abolição da escravatura no Ceará.
ABRIL:
19- Dia do Índio.
MAIO:
13- Abolição da escravatura no Brasil.

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