terça-feira, 29 de março de 2011

Grupo Batucan dá um show na Caravana do Esporte e da Música

O Grupo de Batuque BATUCAN da Escola de Canema, coordenado pelo Professor Lidonildo, se apresentou na abertura da Caravana dia 28 e no primeiro dia com as atividades com as crianças dia 29/03, sendo muito bem comentado por todos os professores e convidados da Caravana.

O professor Joilson da Caravana do Esporte ressaltou a importância do projeto para a cidade e afirmou também possuir uma atração toda especial pelo ritmo, afirmando ainda que também tem um trabalho muito parecido na cidade em que mora em São Paulo.

O Grupo vai fazer parte do Documentário que está sendo gravado pela ESPN Brasil para o período da Carvana em Cruz, a qual também afirmou todo um carinho com o grupo de crianças e adolescentes.

Caravana do Esporte e da Música no Diário do Nordeste

Incentivo ao esporte e arte será tema de projeto que chega ao Litoral Oeste, hoje, com presença de atletas


Fortaleza A partir de hoje, o Município de Cruz, a 246Km desta Capital, sedia o maior evento esportivo e cultural de sua história: as Caravanas do Esporte e da Música. A solenidade de abertura inicia às 20 horas, na Praça Afonso Fontes, com a participação da comunidade, autoridades locais e representantes das instituições realizadoras do evento: ESPN Brasil, Unicef, Instituto Esporte e Educação (IEE), de Ana Moser, Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury, e Instituto Stela Naspolini (ISN). Marcarão presença, também, os atletas Bruno Souza, considerado o terceiro melhor jogador de handebol do mundo; Fabiana dos Santos, do atletismo e levantamento de peso; Manoel Tobias, maior artilheiro da seleção brasileira de futsal; e a dupla de vôlei de praia pentacampeã mundial, Larissa e Juliana.

Até quinta-feira, 3 mil crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, e 250 professores da rede pública municipal e estadual de ensino participarão de atividades esportivas e artísticas desenvolvidas pelas Caravanas. Uma equipe, de cerca de 50 profissionais, educadores, atletas e músicos, se dividirá nas estações de judô, basquete, atletismo, ginástica, handebol, tênis, vôlei e futebol, montados na Vila Olímpica da cidade, além da oficina de jogos e da tenda especialmente montada para a Caravana da Música. Além de jogar, brincar e cantar, os participantes aprenderão a produzir instrumentos, com materiais recicláveis, e a criar suas próprias brincadeiras e jogos.

"As atividades de esporte serão realizadas em rodízio. Montamos as estações em forma de circuito, para que as crianças e adolescentes passem por todas as atividades", explicou a produtora da Caravana, Luciana Bellintani. "Ao mesmo tempo da ação social, temos a formação de 250 professores da rede municipal de ensino", complementa. A metodologia utilizada nas atividades será a do Esporte Educacional, já disseminada nacionalmente pelo IEE, e localmente pelo ISN, seguindo os princípios de participação de todos, educação integral, construção coletiva e respeito; diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

A presidente do ISN, Vânia Dutra, secretária de Cultura de Horizonte, comemora a vinda do evento para o Ceará. "A vinda da Caravana é fruto de uma parceria com o IEE, há cerca de 3 anos, para a implantação dos núcleos de esporte e cidadania nos Municípios atendidos pelo Programa Ceará Cresce Brincando (CCB)". Além de Cruz, educadores de Assaré, Viçosa do Ceará, Hidrolândia, Itaiçaba, Tejuçuoca, Beberibe e Itarema também estão presentes, participantes do programa.

Para o educador físico, Edson Muniz, e coordenador do CCB em Cruz, realizar o evento na sua cidade será a concretização de um sonho. "Eu tinha muita vontade de participar e agora na minha cidade está acontecendo isso. É um trabalho que não tem tanta dificuldade, vem confirmar o que a gente defende, o esporte como direito", comemora. Ele não esconde a felicidade de receber os grandes nomes da área, e já mostra seu favoritismo: "o grande nome da educação física, João Batista Freire, confirmou presença. Se alguém não tinha ainda a decisão de trabalhar o esporte de forma diferenciada, agora vem gente de fora e com essa experiência para dizer que dá certo".

Em Cruz, o CBB implantou 15 Núcleos de Esporte e Cidadania, nas comunidades e escolas. Somente em 2010, foram atendidas 850 crianças e adolescentes, no contra-turno, com atividades esportivas que desenvolvem o corpo, a mente e os valores de participação, solidariedade, respeito, diversidade, entre outros, com a criançada. "O nosso objetivo é formar cidadãos e não atletas", diz Edson.

Logo mais a noite, além da recepção aos atletas, o público que se dirigir à Praça Afonso Fontes, verá a apresentação do sanfoneiro Edmilson Nascimento; a execução do Hino Nacional, pela Banda de Música Padre Valdery; a sonoridade do Grupo de Batuque Batucan, formado por adolescentes da E.E.F. Filomeno Martins dos Santos, da localidade de Canema; a rima dos repentistas João Abraão e Zé Alfredo; e, ainda, apresentação de Grupo de Pop Rock Local. Amanhã, as atividades iniciam a partir das 8 horas, na Vila Olímpica, e seguem até quinta-feira. No encerramento, um momento solene será destinado para entrega de certificados aos professores participantes do curso da Caravana.


MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Stela Naspolini
Av. Oliveira Paiva, 2621 - Seis Bocas - Ed. Aprece - Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 4006.4058
Original em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=954503

Site Ceará Cresce brincando divulga Caravana do Esporte e da Música

Caravanas do Esporte e Música, em Cruz

Publicado em março 21, 2011 por Ceará Cresce Brincando


Esporte e arte para a educação e o desenvolvimento humano. Esta é a essência dos projetos Caravana do Esporte e Caravana da Música que chegam ao Município de Cruz nos dias 28, 29, 30 e 31 de março. Crianças, adolescentes e professores participarão das atividades neste período.

Com uma equipe de mestres em Educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro, a Caravana realiza, mensalmente, atividades esportivas e artísticas com foco educacional para municípios de baixos índices sociais do país, tendo como prioridade as seguintes regiões: Semiárido, Amazônia, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e periferias de grandes centros urbanos.

Em Cruz, serão atendidas cerca de 3.000 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, e 275 professores da rede pública de Cruz e de outros oito municípios que recebem as ações do Programa Ceará Cresce Brincando (Assaré, Viçosa do Ceará, Hidrolândia, Itaiçaba, Tejuçuoca, Beberibe e Itarema). As crianças e adolescentes se dividirão em espaços, como: estações de judô, basquete, atletismo, ginástica, handebol, tênis, vôlei e futebol. Além da oficina de jogos e da tenda especialmente montada para a Caravana da Música.

Já os professores passarão por uma formação com carga horária de 24 horas/aula e trabalharão assuntos relacionados à música e ao esporte. Ainda na programação, consta uma oficina de meio ambiente, destinada a líderes comunitários, jovens lideranças e agentes de saúde. O objetivo é que todos esses profissionais apreendam a metodologia da Caravana e se tornem multiplicadores do esporte, da música e da arte em seus municípios.

Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 130 mil crianças e adolescentes e mais de 13 mil professores da rede pública de ensino de 51 municípios de 15 estados brasileiros. Com atividades que seguem os princípios de participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

Os principais resultados obtidos com o projeto são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Em seu sexto ano de atuação, a Caravana traz novidades: o projeto está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte, que permite às empresas investirem parte do imposto de renda em projetos esportivos. Neste ano, o projeto ganhou o apoio de importantes patrocinadores como Fundação Telefônica, Itaú, CCR, Pepsico e Nextel. No Ceará, Assaré e Viçosa do Ceará também sediarão edições da Caravana do Esporte e da Música que acontecem em julho e agosto deste ano, respectivamente.

A realização é da ESPN Brasil em parceria nacional com o UNICEF, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. No Ceará, o Instituto Stela Naspolini (ISN) é o apoiador local.

SERVIÇO
O que: Caravana do Esporte e da Música
Onde: Centro de Educação Infantil e Vila Olímpica/Cruz
Quando: 28 a 31 de março

Mais informações:

Assessoria de Imprensa
Ceará Cresce Brincando

Emanuelle Lobo – 85 8747.7192
Bárbara Janiques – 85 9912.0243
UNICEF
Ana Márcia Diógenes – 85 9928.0012

Original em: http://cearacrescebrincando.wordpress.com/2011/03/21/caravanas-do-esporte-e-musica-em-cruz/

Site “O Fuxico” fala sobre a visita da Caravana do Esporte e da Música

O site “O Fuxico” divulgou notícia em quem enfatiza o trabalho da estrela Daniela Mercury frente à Caravana da Música, e na mesma, fala sobre a visita do projeto ao nosso Município. Leia:

O Fuxico – 29.03.2011

Daniela Mercury retoma projeto social em 2011
Cantora comanda a Caravana da Música, que visitará a cidade de Cruz, no Ceará
A Caravana da Música, de Daniela Mercury, está de volta à estrada. Até quinta-feira (31), o projeto social visita a cidade de Cruz, no Ceará, onde é aguardado com grande expectativa. Há mais de uma semana, faixas espalhadas pela cidade que fica a 240 Km de Fortaleza anunciam a chegada da Caravana.
Na Vila Olímpica de Cruz, local escolhido para a realização do projeto, foi montada uma grande infra-estrutura para que 3000 mil crianças possam experimentar, de forma muito especial, a música, a dança e também as artes plásticas. No local, foi erguido também o Cirquerê, uma pequena fábrica de magia e gargalhadas. Em Cruz, a Caravana e o Cirquerê receberão, em caráter especial, a visita do artista Fagner.
O evento de abertura da Caravana em Cruz será realizado hoje, às 19:30, e contará com a participação do Prefeito da cidade, Secretários de Educação e Cultura, dos professores da Caravana, da Diretora do Projeto, Adriana Saldanha, da comunidade e também de grupos artísticos da cidade. Amanhã, 29.03, a partir das 8h, começam as atividades com as crianças e professores.

Por: Felipe Souto Maior (Redação “O Fuxico”) / Foto: Divulgação/Felipe Souto Maior
Original em: Site “O Fuxico”