sexta-feira, 17 de junho de 2011

Relatório - Abril - Proj Música na Escola 2011 - Escola Nova

No dia 1 de abril de 2010, em uma reunião informal com a Coordenadora Pedagógica Jeane, retomamos os trabalhos do Projeto Música na escola. Neste momento, decidimos os primeiros passos da retomada das aulas. Eu já havia atuado no segundo semestre do ano de 2010 na mesma escola, portanto conhecia a realidade e condições da escola, alunos e comunidade com relação aos trabalhos. Nesta reunião informal vimos onde seria a nova sala de música – agora muito mais ampla que a anterior – vimos também como seria o processo de seleção dos alunos, e outras questões sobre o funcionamento da escola e disposição de materiais para o trabalho do Projeto.

Após um tempo de planejamento das atividades, seleção dos alunos e organização da sala de música marcamos e realizamos uma reunião no dia 16 de abril, com a finalidade de informar os pais e alunos sobre as normas do Projeto Música na Escola e tentativa de formar um elo maior entre professor de música, alunos e pais. Desde o início, tive juntando forças com a Professora Cecília, do Projeto EsportiVIDAde, e, na verdade, nossa reunião foi realizada em conjunto no mesmo momento. Não compareceram muitos pais e alunos, por[em os pais que vieram demonstraram um real interesse em estar aqui.
As aulas deram início no dia 18 de abril com uma curiosidade grande dos alunos em ter em suas mãos os instrumentos musicais. Nossa primeira aula realmente foi esta, observar o instrumento e anotar essas observações. As anotações foram algo em torno de o violão tem seis cordas, o teclado faz vários sons diferentes, a gente toca com os dedos, etc.

No mais, as aulas prosseguiram em busca do conhecimento do instrumento e das primeiras observações sobre música, som e a arte de tocar.