sexta-feira, 20 de maio de 2011

Revisão Mapeamento 2011 - Escola de Paraguai

Aniversário da Igreja Bíblica de Paraguai

Autor: Francisco Fabrício Nascimento Idade: 10 anos
Escola: E.E.F. João Evangelista da Cruz
Localidade: Paraguai


Esse evento acontece todos os anos na localidade Paraguai, começou a ser comemorado no ano de 1961 quando a igreja completou um ano de inaugurada. A idéia partiu de um pastor chamado Roberto Willian, que queria confraternizar e agradecer a Deus.

As comemorações acontecem todos os anos no pátio de igreja, sempre no dia 25 de janeiro, é animada com músicas clássicas ao som de teclado e violão. O evento é realizado com ajuda dos membros da igreja e apresentado pelo Sr. Antônio Pires Chaves, conhecido como Pastor Pires, responsável pela igreja desde o ano de 2000. A festa dura em média de 2 a 3 dias e conta com a presença de igrejas de outras localidades. “A comunidade local comparece em peso e sempre vem alguns visitantes”, comenta o Pastor Pires.

O evento conta com o talento das crianças, responsáveis pelo coral da igreja e a criatividade dos adolescentes que fazem a decoração do ambiente. “As crianças e adolescentes aprendem a respeitar

as diferenças, pois a maioria dos membros de nossa igreja são de origem Afro-brasileira. No evento todos são tratados com os mesmos direitos e não existe nenhum tipo de preconceito, todos são

filhos de Deus”, diz o Pastor. “O evento procura levar ânimo as pessoas para continuar servindo a Deus com amor e alegria”. Complementa.




Festa da Padroeira Nossa Senhora das Graças
Autor: Maila Moura Silva Idade: 10 anos
Escola: E.E.F. João Evangelista da Cruz


Tudo começou com a participação de algumas senhoras rezando terços na Localidade de Sambaíba.

Certo dia, elas ganharam, de uma médica, a imagem de Nossa Senhora das Graças e a partir de então começaram a rezar em homenagem a ela. Somente no ano de 2007 foi que a comunidade começou a realizar os festejos que atualmente acontecem todos os anos sempre nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

A celebração da palavra de Deus acontece na capela, em seguida, no pátio da igreja e realizada uma seresta com músicas ao vivo ao som de violão. A festa é organizada pelo Conselho comunitário da localidade e coordenada pelo Sr. José Carlos de Oliveira, mais conhecido como seu Dedé.

Seu Dedé nasceu na comunidade de Sambaíba onde mora atualmente com a família, tem 48 anos e é trabalhador rural. Segundo ele, durante o evento, a igreja recebe em média 970 fiéis. “Essa festa é para evangelizar as pessoas de forma dinâmica, é uma maneira de devolver ao povo o respeito e a educação com Deus.” Comenta. Durante a manifestação, crianças e adolescentes participam das

apresentações e na parte litúrgica. Eles são evangelizados através da catequese.

Na manifestação é realizada a adoração a Nossa Senhora das Graças, costume que faz parte da cultura Afro-brasileira. “Contamos com a presença de diferentes raças, é nessa mistura racial que a festa acontece sem nenhum tipo de preconceito!” Afirma seu Dedé.




Festa de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
Autor: Maria Maiara da Silva Idade: 14 anos
Escola: E.E.F. João Evangelista da Cruz
Localidade: Paraguai


Essa manifestação início após o ano de 1997 com a construção da capela que recebe como padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, a pedido do pároco da região Pe. Manuel Valdery da Rocha. Após a chegada da padroeira, todos os anos acontece a festa de N.S. Do Perpetuo Socorro.

A festa é realizada com missas, novenas, procissões e a cada ano é refletido com os fiéis um tema central. Acontece na praça da capela. “A igrejinha fica pequena para o público participante”, diz Clenilda, membro do conselho da capela. “Participam aproximadamente 300 pessoas, incluindo crianças, jovens e adultos de todas as raças”. Acontece anualmente no mês de julho”, complementa.

A festa tem o propósito de fortalecer a fé cristã. “Muitas famílias aproveitam a festa para batizar seus filhos, pois é uma data marcante.” diz Clenilda.

Além da parte religiosa, existe a social. Após as celebrações as famílias participam das quermeces (barracas de comidas doadas pela comunidade), bingo e o tradicional leilão. É uma manifestação que expressa a cultura Afro-brasileira. Seu vínculo está relacionado com a cultura religiosa negra que se mistura com a portuguesa dos nossos antepassados. “Preconceito não há, pois a igreja acolhe a todos. Só as vezes por aqueles que não gostam de participar, mas isso não nos incomoda”. Conclui Clenilda.




Festa Junina
Autor: Maria Naiara de Oliveira Idade: 14 anos
Escola: E.E.F. João Evangelista da Cruz
Localidade: Paraguai


No ano de 2000 iniciou-se na E.E.F. João Evangelista da Cruz a primeira de muitas festas juninas, com pequenas brincadeiras, concursos, quadrilha infantil. Que a partir daí não parou mais.

Os protagonistas desse evento contam com a participação do núcleo gestor, professores, alunos e comunidades vizinhas.

Este evento tem como importância envolver crianças, adolescentes e adultos, valorizando e vivenciando a cultura local. “Além de arrecadar fundos e de integrar escola e comunidade”. Diz Márcia de Fátima Vasconcelos Mota, Diretora da escola. Os participantes do evento é aproximadamente 200 a 300 pessoas sendo elas brancas, negras e pardas. Normalmente acontece no mês de junho e tem duração de 2 horas.

O mesmo está vinculado às origens africanas, pois muitas das apresentações vem dessa cultura, como o Maculelê.

Em relação ao preconceito não há. “Apenas uma pequena região, por parte das famílias, que são evangélicas, que não concordam com esse tipo de manifestação. A religião não aceita, por isso não participam”. Comenta a diretora.