segunda-feira, 11 de maio de 2009

Relatório de Início das Atividades do Proj Música na Escola em Preá

EEF LEOPOLDO MANOEL DE MEDEIROS
RELATÓRIO


Demos início as aulas de música no dia primeiro de abril de dois mil e nove, com a participação de vinte e quatro alunos, sendo que agora que agora consta na matrícula vinte e seis. Durante o período de matrícula, houve muita procura e aceitação por parte dos pais e dos alunos, pois todos compareceram e se mostraram interessados com essa nova proposta do Governo Municipal de Cruz por meio da Secretaria de Educação.
Os nossos alunos demostram interesse e vontade de aprender, pois comparecem com bastante entusiasmo e disposição para as aulas, tanto é, que todos os horários estão preenchidos com suas devidas procuras: teclado e violão.
Estamos também recebendo alguns alunos que não estudam mais na nossa escola, mais são do Ensino Médio e da comunidade.

Instrutor de Música de Preá


Relatórios Mês de Abril - Proj Musica na Escola - Tucuns

EEF Filomeno Freitas Vasconcelos
Projeto Música na Escola
Relatório do mês de Abril

Em abril foram trabalhado os seguintes tarefas:
Ensaio para a missa da páscoa
Ensaio para homenagear as mães
ensaio para apresentação na Rádio 6 de abril;
Em parceria com a prof, de arte Elaine do 7º ano A e de seus alunos, foi realizado o mapeamento das expressões culturais, figuras populares (música)
Incentivamos os alunos do projeto para que fizessem um desenho relativo ao nome do Coral Sopro de Esperança com objetivos da escolha do melhor para ser utilizado na confecção da blusa do coral;
Continuamos a implantação do Projeto Leitura Conectada, incentivando os alunos e divulgando para os novatos;
Realizamos a festinha da Páscoa com a dinâmica do “amigo doce”, com declamação de poesia, canto, e comentários sobre o tema Páscoa. Na ocasião foi servido um lanche dado pela Secretaria de Educação, estando presente as diretoras; Eunice e Josineuda;
Os alunos novatos fizeram aulas teóricas com avaliação e iniciaram as aulas práticas;
Foi recebido novos membros para o coral.
Prof: Baltar


EEF Filomeno Freitas Vasconcelos
Projeto Música na Escola
Relatório do mês de Abril

No mês de abril estamos ensaiando as músicas para o dia das mães e também para o dia da missa. O 7º ano A a sala a onde metade do nosso grupo estuda, fizemos um trabalho sobre a música entrevistando as figuras populares da comunidade que tocam instrumentos musicais. Faz alguns dias que fizemos uma linda festa de páscoa, nela brincamos do amigo doce e brincamos também de outras brincadeiras. Cada aluno do coral ou curso criou uma frase para ler no inicio da festa. Na nossa festa também teve comes e bebes, e as pessoas leram mensagens, cantaram música e falaram sobre o assunto. Fizemos também um concurso de desenho que inclusive dele se revelaram grandes talentos. Desse desenho vai ser escolhido um para ficar na frente da nossa farda. Com muito orgulho alguns de nós do coral irão sair para apresentar na rádio 6 de abril no programa Arte Musical.

Aluno: Maria Daiara de Sousa 11 anos 7º ano
Maria Aparecida Fereira de Vasconcelos 11 anos 7º ano
Edivanisse de Sousa Silveira 10 anos 6º ano
Francisco Rafael Nascimento 11 anos 6º ano

Relatórios Mês de Abril - Proj Musica na Escola - Lagoa Salgada

EEF Raimunda Elvira Brandão
Projeto música na Escola
Relatório

A aula de música de abril foi muito legal eu principalmente adorei, pois aprendi várias músicas como por exemplo, sozinho de Caetano Veloso.
Fico assim sem você de Adriana Calcanhoto ,bem mais que o tempo ou mando reis e será de Legião Urbana.
Também acho legal a importância da biblioteca volante que entrou como uma parte da aula de , melhorando cada vez mais a nossa leitura, é muito legal e também espetacular.
Nesse mês de abril eu toquei violão na missa da escola foi muito legal eu e meus amigos, eu gostei da aula, espero que os outros tenham gostado, esse foi o meu jeito de falar da importância da aula de música.

Ronaldo Felipe de Oliveira 8º ano, 12 anos


EEF Raimunda Elvira Brandão
Projeto Música na Escola
Relatório

A escola Raimunda Elvira Brandão completou nesse ano de 2009, 19 anos de existência e para comemorar essa data tão especial foi realizada na escola uma Santa missa no pátio da mesma, onde a animação da missa ficou por conta dos alunos do projeto música na escola que cantando e tocando deram um verdadeiro show. E não para por ai junto com eles estamos preparando um grande show para as mães que irá acontecer no dia 09 de maio no pátio da escola a parti das 17:00 horas.
Estamos chegando a mais um final de mês e junto com ele, a certeza de um bom trabalho realizado, pois a cada dia que se passa os alunos estão se mostrando cada vez mais capazes, e com muita vontade de chegar cada vez mais longe.

Prof: Marcelo Freitas

II OFICINA DE MÚSICA – 29 / ABRIL / 2009 - CEB Maria Pereira Brandão

Relatório

Diz um adágio popular: “o verdadeiro artista trabalha com o que tem”. E, sob o olhar de Santa Cecília, padroeira dos músicos, ocorreu a II Oficina de Música do Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão. Diferente da primeira edição que teve seu ponto alto na Sala Show junto a Roda de Violão, esta, enriqueceu-se pela apresentação da Banda Municipal Pe. Valdery, cuja apresentação foi ladeada de palmas e olhos fitos.

Às dezoito horas e trinta minutos iniciamos à brasileira. Na falta de alguns recursos materiais, improvisamos imediatamente, pois o tempo já se adiantava. Depois da abertura com fala da organização, e, embalados pelo coral FERMATA, apresentou-se a banda municipal. Foram quatro ritmos mostrados e por sinal, bem conhecidos por suas peculiaridades de pulsação: O Frevo, o Tango, o Mambo, e o Samba. Sobre esses abro um parêntese para dizer que serão temas de pesquisa nas próximas aulas bem como os instrumentos que foram apresentados individualmente por cada integrante dessa banda, que já caminha há quase vinte anos.

Às dezenove horas cada grupo (teclado, violão, coral) seguiu para seu destino. Nas salas havia um varal com cifras diversas e o aluno poderia escolher, pegar para uso em sala ou levá-las consigo.

Observei que nos ambientes ficaram os mais concentrados, interessados, que buscam sempre mais. Percebi também como nosso alunado é carente de oportunidade e aulas atraentes.

Uma peculiaridade do segundo encontro: Foi aberto a comunidade. Inclusive, registrei alguns pais acompanhando seus rebentos. Outros vieram justificar.

Participaram da aula, os alunos de música, a comunidade (pais, irmãos...), alguns professores e o Coordenador de Cultura do Município – Evaldo Vasconcelos. Ao final os alunos do turno saíram de suas salas para conferir de perto a algazarra no pátio.

Passado o tempo de ensaio livre, voltamos ao auditório para a execução de uma música que Carlos Emanuel ensaiara. Algumas meninas do coral pediram para cantar e assim fizeram.

Fechamos a noite com certa agitação, por isso mesmo tive a sensação de dever cumprido.

FALHA NOSSA: Cadê o Data Show? E o sorteio...

PODERIA TER SIDO MELHOR: Se tivesse sido num final de semana.

FALA GAROTADA! “Ai tia... eu nunca vim numa oficina de música na minha vida!! Isso é tão bom! Quando vai ser a outra tia.... (Débora Maila, 4º Ano A, Manhã – na bateria).


AGRADECIMENTO À RCC de Cruz (pela bateria, baixo e guitarra), COORDENAÇÃO DE CULTURA DO MUNICIPIO E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PELO APOIO... GASTOS COM XEROX, TRANSPORTE, TEMPO, AUXILIO EM GERAL!