segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MAPEAMENTO DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DA COMUNIDADE DE LAGOA SALGADA



E. E. F. RAIMUNDA ELVIRA BRANDÃO – LAGOA SALGADA – DATA: 13/11/13
PROFESSORA DE HISTÓRIA: LEIANE NASCIMENTO
MAPEAMENTO DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DA COMUNIDADE DE LAGOA SALGADA

 Segue abaixo um mapeamento das expressões culturais da comunidade de Lagoa Salgada, mapeamento esses feitos pelos próprios alunos da Escola de Ensino Fundamental Raimunda Elvira Brandão.

·         LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES:
CASA DE FARINHA
Localizada na comunidade de Lagoa Salgada é a mais antiga casa de farinha pertencente  ao Sr. Nemésio, é um prédio antigo já bem deteriorado, fazia parte da cultura da comunidade pois por ser uma das mais antigas as pessoas na época das farinhadas a utilizavam para produzir sua farinha, goma, tapiocas...O prédio é vinculado sim a cultura afro- brasileira indígena pois herdamos essa cultura de produção de alimentos com a mandioca pelos índios uma grande herança cultural, atualmente o prédio já não é mais utilizado, dentro da casa são encontrados objetos antigos como: potes de barro, cestos de levar mandioca, peneiras, etc. objetos esses que faziam parte do dia-a-dia de quem trabalhava nessa casa de farinha.





TELECEARÁ
Também localizada na comunidade de Lagoa Salgada, é um dos prédios mais antigos que era utilizado para que as pessoas pudessem se comunicar com familiares e conhecidos que estavam distantes, como antes era difícil existir uma pessoa que tivesse telefone fixo ou celulares, faz parte da cultura da comunidade pois o prédio estava vinculado ao cotidiano das pessoas, atualmente já não é mais utilizado, até mesmo porque atualmente quase todas as pessoas possuem celulares ou até mesmo acesso a internet, facilitando assim a comunicação.


·         FIGURAS POPULARES:
MARIA JOSÉ DE VASCONCELOS
Conhecida na comunidade como dona nenen, figura popular por ser a mais idosa da comunidade, nasceu em 27 de agosto de 1915 em Aranaú, etnia: branca, criou todos os seus 20 filhos com muita dedicação e ensinando o trabalho que também era desenvolvido por ela e por seu marido a agricultura, as pessoas a admiram por que ainda hoje faz os serviços de casa.
(sem foto)

JOÃO MENDES
Conhecido na comunidade como seu João, nasceu no dia 21 de dezembro de 1927, desde que nasceu mora na comunidade, trabalhando na agricultura, sempre brincalhão, sempre cuidou de seus filhos conhecido popularmente por ser uma pessoa batalhadora e bem comunicativo com todas as pessoas, estudou muito pouco porque na época não tinha escolas que nem atualmente, nunca soube ler e nem escrever, mas nem por isso deixa de incentivar  aos jovens para que estudem e cresçam na vida, ensinava também que ninguém é melhor que ninguém, que devemos respeitar a todos para também sermos respeitados, alguns de seus filhos atualmente trabalham na educação, todos na Escola de Ensino Fundamental Raimunda Elvira Brandão: Esmeralda Mendes (coordenadora), Adenor João Mendes (professor) e Carlos Silva (secretário).
(sem foto)



MANOEL MOACIR MENDES
Outra figura popular também da comunidade de Lagoa Salgada, mais conhecido como seu Manoel Abrão, sempre trabalhou na agricultura, mais atualmente também trabalha no Colégio como Vigia, é conhecido na comunidade por ser brincalhão, contador de histórias e rezador, as pessoas sempre que precisam de sua ajuda o procuram, gosta muito de fazer adivinhações para que as pessoas possam responder, é uma pessoa de bem com a vida suas palavras trazem alegria e esperança para todos que ouvem, gosta de ajudar a comunidade, na escola as crianças e funcionários lhe admiram muito e o respeitam.




·         MANIFESTAÇÕES CULTURAIS:
FESTA DE SÃO PEDRO

Essa manifestação acontece entre os dias 19 e 29 de junho é uma manifestação religiosa (católica), segundo a entrevista que os alunos fizeram, essa manifestação cultural surgiu desde quando a senhora Maria Socorro Freitas Matos, mais conhecida como dona neném  participou de uma manifestação em Santana do Acaraú que durou 8 dias, chegou então para sua amiga Dona Albertina que nesse tempo era catequista e a convidou para organizarem uma manifestação religiosa na comunidade, foi então que no dia 13 de agosto de 1966, aconteceu a primeira celebração feita por Edmilson em frente a casa que hoje pertence ao seu Valdir Olavo. Hoje em dia não há mais preconceito quanto a esse movimento, mais D. Neném conta que no ínicio ela e sua amiga D. Albertina sofreram muitas críticas, chegando a ser chamadas de padre, porque para as pessoas tinham preconceito pois para essas pessoas só quem fazia celebrações e missas eram padres, conta D. Neném também que ela já foi chamada até de capeta e quando chegavam em determinados lugares eram denominadas de capa verde, tudo isso por preconceito.
Segundo outra entrevista a capela de São Pedro recebeu este nome em homenagem ao seu Pedro Nunes que junto com o seu grande amigo Orlando resolveram doar o terreno para que a capela fosse construída, havendo a necessidade de uma igreja em nossa localidade. Dona Albertina, Dona Neném e seu Valdemar, juntos com a comunidade fundaram a capela de nosso padroeiro São Pedro. Essa manifestação é feita anualmente realizando assim temas e subtemas da festa feitas através de celebrações, cânticos e convidando as comunidades vizinhas a se fazerem presentes. Quem realiza esse evento é a comunidade, mas quem desempenha os temas da festa são os dirigentes junto com a equipe de apoio: coral, terço dos homens e a catequeze. Esse evento se realiza para lembrar e comemorar o nosso santo padroeiro São Pedro, e também para que as pessoas fiquem mais firmes, fortes e unidas pela fé.



OBS: Todos esses dados foram obtidos por entrevistas feitos pelos próprios alunos com pessoas da comunidade e que tem uma ligação com cada item.



Atenciosamente, Leiane, 13 de novembro de 2013.

Comemoração ao Dia da Consciência Negra em Cruz


Divulgação no site da Prefeitura de Cruz


  

PAUTA PARA O DIA
·         Apresentação da Lei Federal  e Municipal;
·         Apresentação do Projeto e atividades realizadas (Item na avaliação bimestral, Estudo da temática por meio de conteúdos programáticos do próprio livro didático, relatórios bimestrais com base no modelo sugerido pelo Selo UNICEF; Apresentações; escolha do livro didático com ressalva para a temática);
·         Cartaz da escola com tema referente a temática afro ou indígena (separar escolas que ficarão com os temas);
·         Caracterização de um personagem afro-brasileiro e/ou indígena por escola para servir de cenário (enviar nome do personagem com antecedência e tentar ver se não haverá repetição dos mesmos no grupo);
·          Apresentação cultural ou produção textual referente a temática trabalhada durante o ano letivo.



PROPOSTA DOS PROFESSORES DO NÚCLEO 01 E 02 - 20/11/2013
ESCOLA
APRESENTAÇÃO
FIGURA CARACTERIZADA
Aningas
Dança Indígena ;
Cacique Guarani Kaiowá Ládio Verón
Canema
Lendas relacionadas ao tema;

Tucuns  
Depoimento de aluno referente a nova forma de trabalho deste ano;
Índia Iracema;
CEBMPB
Texto coreografado
Mulher Rendeira
Lagoa Salgada
– Paródia   ;
Dragão do Mar.
Pitombeiras
Dança Africana
Nelson Mandela
Lagoa Velha
Embolada

Cór. Poeira
Dramatização – religião afro
Zumbi
Poço Doce I
Teatro – Tema: resistência negra;
Chica da Silva
Poço Doce II
Poesias referentes a temática afro;
Indio Tupinambá
Participação Grupo de Capoeira Filhos de Cruz.

PROPOSTA DOS PROFESSORES DO NÚCLEO 03 E 04 - 20/11/2013
ESCOLA
APRESENTAÇÃO
FIGURA CARACTERIZADA
Caiçara
 Capoeira;
Michael Jackson
Cavalo Bravo
Dança Indígena;
Nelson Mandela
Frei Jorge
Dança africana;

Preá
Exposição de desenhos;

Aroeira
Paródia Afro
Mestre Bimba
Paraguai
Dança afro de abertura
Mulher Rendeira
Solidão
Paródia ...;

Cajueirinho I
Jogo de curiosidades afro
Dragão do Mar;
Cajueirinho II
Dança afro-brasileira;

Monteiros
Reisado organizado por alunos;
Índio