quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Inclusao de ciencias no SAEB

Os Coordenadores da Secretaria da Educação do 6º ao 9º estiveram nas escolas que possuem o 9ºano fundamental para tratar da Inclusao de Ciências Humanas e Naturais  no SAEB.
Foram apresentados aos professores das referidas áreas: História, Geografia e Ciências Naturais competências e habilidades que devem ser apreendidas pelos alunos ao final do 9º do Ensino Fundamental.
Foram discutidas também estratégias para preparar melhor os alunos para realização das Avaliação Externas do SAEB e SPAECE que acontecem no final do ano letivo de 2013.

Por Evaldo Vasconcelos

GINCANA DO PROJETO “ESCOLA QUE PREPARA”







GINCANA DO PROJETO “ESCOLA QUE PREPARA”

Os alunos dos 9º anos das Escolas CEB Maria Pereira Brandão, EEF Macário José de Ferias e  EEF Leopoldo Manoel de Medeiros participaram da Gincana Estudantil do Projeto Escola que Prepara. A gincana foi realizada com atividades relacionadas a Língua Portuguesa e Matemática tendo uma diversidade lúdica que envolveu os alunos com compromisso e empenho de todos. Buscou também incentivar para as avaliações externas (Prova Brasil e SPAECE) que acontecem neste período do final do ano letivo.

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1. Corrida Algébrica – o grupo vencedor será aquele que conseguir percorrer toda a trilha primeiro. (Pontuação – 50 pontos para o vencedor, 30 para o segundo lugar e 10 para o terceiro)
2. Adivinhas – para cada resposta correta, o grupo ganhará 10 pontos.
3. Reta Numérica- cada grupo deverá localizar os 5 números do envelope escolhido, corretamente. Cada número que acertar corresponde a 10 pontos.
4. Pirâmide mágica – O grupo deverá organizar a pirâmide no tempo estipulado, onde cada número correto valerá 10 pontos.
5. Planificação – identificar a planificação da figura escolhida, a quantidade de faces, arestas e vértices e o nome correspondente. (cada identificação valerá 10 pontos)
GINCANA SPAECE - LP- 9º ANO/2013

PROVAS:
1.      CAIXA DE ITENS – 10 PARTICIPANTES POR ESCOLA
Cada item respondido corretamente equivale a 10 pontos para o grupo. O grupo que esvaziar primeiro a caixa, já leva 20 pontos de vantagem.

2.      DADO DOS GÊNEROS – QUALQUER REPRESENTANTE DO GRUPO DE CADA ESCOLAS – 1 POR VEZ
Quando lançado o dado, a cada gênero reconhecido o participante marca 10 para o grupo.
 3.      TEXTO PARA SEQUENCIAR – UMA HISTÓRIA SEM PÉ, NEM CABEÇA - 10 PARTICIPANTES POR ESCOLA (TEMPO – 10 MIN)
50 pontos para a equipe que sequenciar corretamente o texto todo. Os demais marcam ponto conforme a quantidade de acertos.
4.      SOLETRANDO - 05 PARTICIPANTES POR ESCOLA
Cada palavra soletrada corretamente equivale a 10 pontos para o grupo. Total máximo de pontos da prova – 50
5.      BINGO ORTOGRÁFICO – (TODOS OS ALUNOS PRESENTES NA GINCANA)
Marca 50 pontos para a equipe o aluno que grafar corretamente todas as palavras escritas em sua cartela. O aluno que bater o bingo recebe uma lembrancinha e marca 10 pontos para o seu grupo.

Por: Evaldo Vasconcelos.