segunda-feira, 9 de junho de 2014

Relatório afro-brasileiro e indígena - Tucuns

Relatório das atividades realizadas durante o primeiro semestre letivo sobre a tematica Cultura Afro Brasileira e Indígena
EEF Filomeno Freitas Vasconcelos - Tucuns

Tendo em vista a importância e a Lei que regulamenta o estudo sobre a temática sobre a Cultura Afro – Brasileira e Indígena nas escolas do ensino fundamental, destacamos neste as atividades realizadas sobre a referida temática durante este primeiro semestre letivo em nossa escola.
Nas turmas do ensino fundamental I, especificamente nas aulas de História nas turmas do 5 Ano, as atividades realizadas foram sobre o estudo de algumas palavras originadas do alfabeto ABC da Cultura Negra, os alunos estudaram o significado de algumas palavras e suas origens, confeccionaram um dicionário de bolso com estas palavras e seus significados. Durante o estudo do capítulo 4: Tempo de Escravidão (Os africanos e seus descendentes), nas páginas 64 a 73, os estudos foram direcionados sobre o inicio da formação da sociedade brasileira, destacando os povos indígenas e africanos e o suas contribuições para a formação do Brasil. Os alunos puderam conhecer a história desses povos e principalmnte como eram suas vidas no campo e na cidade no tempo da escravidão, reconhecendo que os primeiros escravos no Brasil foram os indios devido a exploração e colonização dos europeus e que eles também ensinaram muito aos portugueses.
Nas turmas do Fundamental II, as atividades destacadas foram a realização de um teatro sobre a data comemorativa, abolição dos escravos no Ceará, os alunos dramatizaram uma aula onde alunos e professores debatiam sobre a Abolição da Escravatura no Ceará. O teatro foi apresentado no momento da discíplina a tarde e como forma de lembrar a data comemorativa, dia 25 de Março de 1884.
As atividades deram sequência durante o primeiro semestre com aulas na sala de vídeo, onde o professor com os alunos participaram de algumas seções de videos sobre as datas comemorativas, 25 de março, dia da abolição da escravidão no Ceará e 13 de Maio, dia da abolição da escravatura no Brasil. Durante as seções de videos, foram apresentados os vídeos: A História da Escravidão no Ceará, e o vídeo da Sessão solene da Câmara dos Deputados que lembrava a abolição da escravatura no Ceará. O deputado Estadual, Dedé Figueiredo, do PDT – CE, em seu discurso, homenageou a figura do Dragão do Mar, líder dos jangadeiros e que muito contribuiu na história pelo fim da escravidão no Ceará. O Deputado Estadual do PT de São Paulo, Vicentinho, na sessão solene também prestou sua homenagem ao Abdias Nascimento como um dos maiores defensores da cultura e da igualdade para as populações afro descendentes do Brasil.
No encerramento da unidade II – O povoamento da América, no tema 4 – O Povoamento do Brasil, nas páginas 62 a 73, do livro didático de História, 6 Ano, Projeto Araribá, os alunos estudaram sobre as plantas cultivadas pelos povos primitivos habitavam o Brassil, a mandioca, a mais importante das plantas cultivadas e com destaque aos povos agricultores, os indígenas. Nas páginas 72 e 73, os alunos estudaram o texto: Uma Lenda do Milho e conheceram o nome de algumas tribos indígenas que cultuavam alguns deuses. Ainda no estudo do Tema 4, os alunos também conheceram a história do cultivo do milho na América para o mundo e encerraram os estudos com a realização de uma exposição sobre o milho e seus derivados.
Assim, deram – se por encerrada as atividades neste primeiro semestre letivo sobre a cultura Afro brasileira e indígena.
Em anexo alguns registros das atividades realizadas. 






 TEATRO SOBRE A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO CEARÁ
 

 
ESTUDO EM SALA DE AULA – TEMPO DE ESCRAVIDÃO
ALUNOS DAS TURMAS – 5 ANO A e B





Marcha contra o Trabalho Infantil

Mais informações:
http://www.cruz.ce.gov.br/portal/pt/acaosocial/576-trabalhoinfantil.html