segunda-feira, 2 de junho de 2014

Relatório Afro-indígena - Preá

Relatório bimestral do projeto afro-indígena da Escola de Ensino Fundamental Leopoldo Manoel de Medeiros-Preá.

As atividades realizadas obedeceram a ordem do calendário comemorativo anual, bem como tomaram por base os planejamentos de história e geografia do 6º ao 9º ano. Inicialmente no dia 25 de março as turmas de 8º ano realizaram uma pesquisa sobre Abolição da escravatura no Ceará, e a professora Maria Valdirene subdividiu as turmas em grupos de 6 alunos, os quais tiveram como atividades realizadas : cartazes, desenhos, poesias, slides e exposição oral do tema. Seguindo o calendário, dia 15 de abril foram feitas pesquisas sobre Dragão do mar- João Cordeiro, também os grupos apresentaram um breve histórico sobre João Cordeiro, um poema e cartaz com desenho sobre o fim da escravatura no Ceará, caricatura e biografia do dragão do mar, slides sobre a escravidão. Dia 19 de abril, alunos das turmas de 9º ano, incentivados pela professora Nilva Gonçalves e alunos do Mais educação incentivados pelo professor Anderson Vasconcelos,fizeram comemoração ao dia do índio, com danças e caracterizações. Segue em anexo, as fotos das atividade em questão.














Relatório - Afro-indígena - Lagoa Salgada


RELATÓRIO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

Professora: Maria Leiane Nascimento  
Escola:  E. E. F. Raimunda Elvira Brandão                                          Data: 30/05/2014
Tema: Abolição da Escravatura no Ceará e Dia do Índio

Objetivos:
·         Reconhecer que os costumes e tradições de nossa cultura, tem uma enorme importância para nossa vida;
·         Reconhecer que os costumes inseridos em nossa sociedade fazem parte de nosso cotidiano e é trazido desde outras gerações;
·         Resgatar os costumes e tradições herdados por nossos antepassados.
·         Reconhecer que o Brasil faz parte de uma miscigenação de culturas.

Introdução:
         25 de março é comemorado o dia da abolição da escravatura no Ceará e dia 19 de abril o dia do Índio, datas que não podem passar em branco pela importância que tem para o nosso país a presença de negros africanos e de indígenas, pois nosso Brasil é marcado pela miscigenação dessas duas raças (etnias).
         Pensando na importância de resgatar os costumes e tradições de uma forma mais interessante e produtiva, pedimos aos alunos que criassem, manifestassem trabalhos para representar essa cultura e para trazermos uma reflexão acerca da importância de se preservar essa cultura.
         Num primeiro momento foram estudados em sala de acordo com o tema que estava sendo estudado em sala: 7º ano: A África dos reinos islamizados, no 8º ano: as missões jesuíticas e 9º ano: apenas fiz uma acolhida, num segundo momento foram apresentados cartazes, poesia e paródia no auditório para toda a escola, num terceiro momento foram feito apresentações de danças e teatro sobre a cultura indígena.

Metodologia:
         Os trabalhos foram da seguinte forma, no dias 28 de março foram apresentados os da abolição da escravatura no Ceará, todos os professores da Escola foram envolvidos, até mesmo Núcleo Gestor. Os trabalhos sobre o dia do índio foram apresentados no dia: 21 de abril também no auditório envolvendo 4º, 7º, 8º e 9°ano.
        Ao preparar a aula para trabalhar a cultura afro-brasileira e indígena (abolição da escravatura no Brasil e dia do índio) procurei capítulos no livro que tivesse conteúdo relacionado ao tema, no 7º ano quase todos os capítulos dá pra se trabalhar a cultura afro-brasileira, trabalhei o tema 04: A África dos reinos islamizados,  no 8º ano também tem alguns, tava trabalhando o tema 01: as missões jesuíticas que trata muito sobre as situações dos indígenas no Brasil e 9º ano fiz somente uma acolhida falando um pouco. Fiz  algumas perguntas orais como por exemplo: se sabiam o que era comemorado o dia 13 de maio, se sabiam como eram as condições de vida dos escravos e diversas outras para instigar o interesse e participação dos alunos.
Perguntei se sabiam sobre o que herdamos dos índios e dos negros, qual era a importância deles para nosso país, e etc. realizando uma discussão.

                        

Avaliação e conclusão:
       Os trabalhos foram bem elaborados, sentimos que os alunos se interessaram pelo tema e ficaram entusiasmado em participar das atividades, até mesmo alunos que muitas vezes não gostam de se apresentar, é um assunto muito bom de se trabalhar, por que os alunos sabem que fazem parte dessa cultura, que está presente em nossas vidas, a partir do estudo desse tema podemos ter conhecimento e reconhecimento da nossa cultura afro-brasileira, afinal de contas nós brasileiros somos uma miscigenação de culturas, somos nós que levamos ela de geração em geração e assim irá continuar, se todos levarem adiante essa rica cultura.

Fotos :