RELATÓRIO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Professora: Maria Leiane Nascimento
Escola:
E. E. F. Raimunda Elvira Brandão Data:
30/05/2014
Tema: Abolição da Escravatura no Ceará e
Dia do Índio
Objetivos:
·
Reconhecer
que os costumes e tradições de nossa cultura, tem uma enorme importância para
nossa vida;
·
Reconhecer
que os costumes inseridos em nossa sociedade fazem parte de nosso cotidiano e é
trazido desde outras gerações;
·
Resgatar
os costumes e tradições herdados por nossos antepassados.
·
Reconhecer
que o Brasil faz parte de uma miscigenação de culturas.
Introdução:
25 de março é
comemorado o dia da abolição da escravatura no Ceará e dia 19 de abril o dia do
Índio, datas que não podem passar em branco pela importância que tem para o
nosso país a presença de negros africanos e de indígenas, pois nosso Brasil é
marcado pela miscigenação dessas duas raças (etnias).
Pensando na importância de resgatar os
costumes e tradições de uma forma mais interessante e produtiva, pedimos aos
alunos que criassem, manifestassem trabalhos para representar essa cultura e
para trazermos uma reflexão acerca da importância de se preservar essa cultura.
Num primeiro momento foram estudados
em sala de acordo com o tema que estava sendo estudado em sala: 7º ano: A
África dos reinos islamizados, no 8º ano: as missões jesuíticas e 9º ano: apenas
fiz uma acolhida, num segundo momento foram apresentados cartazes, poesia e
paródia no auditório para toda a escola, num terceiro momento foram feito
apresentações de danças e teatro sobre a cultura indígena.
Metodologia:
Os trabalhos foram da seguinte forma,
no dias 28 de março foram apresentados os da abolição da escravatura no Ceará,
todos os professores da Escola foram envolvidos, até mesmo Núcleo Gestor. Os
trabalhos sobre o dia do índio foram apresentados no dia: 21 de abril também no
auditório envolvendo 4º, 7º, 8º e 9°ano.
Ao preparar a aula para trabalhar a
cultura afro-brasileira e indígena (abolição da escravatura no Brasil e dia do
índio) procurei capítulos no livro que tivesse conteúdo relacionado ao tema, no
7º ano quase todos os capítulos dá pra se trabalhar a cultura afro-brasileira,
trabalhei o tema 04: A África dos reinos islamizados, no 8º ano também tem alguns, tava trabalhando
o tema 01: as missões jesuíticas que trata muito sobre as situações dos
indígenas no Brasil e 9º ano fiz somente uma acolhida falando um pouco. Fiz algumas perguntas orais como por exemplo: se
sabiam o que era comemorado o dia 13 de maio, se sabiam como eram as condições
de vida dos escravos e diversas outras para instigar o interesse e participação
dos alunos.
Perguntei se sabiam sobre o que
herdamos dos índios e dos negros, qual era a importância deles para nosso país,
e etc. realizando uma discussão.
Avaliação e conclusão:
Os trabalhos foram bem elaborados,
sentimos que os alunos se interessaram pelo tema e ficaram entusiasmado em
participar das atividades, até mesmo alunos que muitas vezes não gostam de se
apresentar, é um assunto muito bom de se trabalhar, por que os alunos sabem que
fazem parte dessa cultura, que está presente em nossas vidas, a partir do
estudo desse tema podemos ter conhecimento e reconhecimento da nossa cultura
afro-brasileira, afinal de contas nós brasileiros somos uma miscigenação de
culturas, somos nós que levamos ela de geração em geração e assim irá
continuar, se todos levarem adiante essa rica cultura.
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