segunda-feira, 6 de junho de 2011

Revisão e atualização do mapeamento - Selo UNICEF - Escola de Cajueirinho II


Jogos amistosos

O time Cajuense antes chamado Rio Branco foi criado por José Orlando no ano de 2002.
O time hoje tem como presidente José Edmilson da Cunha, o mesmo foi indicado por ser um jogador bastante interessado,começou presidir suas funções em 2009.
Hoje o Cajuense é composto por 22 jogadores efetivos e em média 11 crianças e adolescentes que fazem parte da escolinha de futebol. Totalizando 35 pessoas que desempenham funções diferenciadas no time.
O jogo é realizado em quadras, campos e estádios, onde geralmente é assistido por mais de cem torcedores, incluindo pessoas de várias localidades. Acontece treinos semanalmente e duram em média 1 hora.
O fundamental do jogo é ser voltado diretamente para crianças e adolescentes, pois através das escolinhas, elas se preparam para serem futuros jogadores de futebol dando continuidade ao time.
Segundo Edmilson, não há nenhuma forma de preconceito,pelo contrário, há uma miscigenação, uma verdadeira união e que gera muita amizade, todos tem somente um foco, alcançar a vitória.
A comunidade de Cajueirinho, onde nasceu e mora o presidente ajuda bastante com patrocínios.
Ultimamente a Prefeitura Municipal tem contribuído com uniformes para os jogadores e também o espaço onde são realizados os jogos esportivos.

Autor: José Valdemir do Nascimento
Ano: 8º Idade: 13 anos
Data: 12/04/2011

Coroação de Maria
Aproximadamente pela década de 80, iniciou-se por aqui a Celebração de Coroação à Maria.
A iniciativa partiu do já falecido Luciano Marques da Costa e Dona Maria José de Freitas.
As primeiras celebrações ocorriam no terreiro da casa de Dona Maria. Observaram em outras localidades o evento e acharam interessante fazer o mesmo aqui em Cajueirinho.
Sempre teve um coral para animar a celebração, ficando a frente da manifestação um grupo de pessoas que mobilizam os outros a participarem desse momento religioso. Os membros participantes são da própria comunidade e não recebem nomes diferenciados.
Para realizar um manifestação como essa são necessários aproximadamente 30 pessoas não tendo uma faixa etária específica, pois participa da criança ao idoso.
Acontece no mês de maio e dura em meia 1 hora.
Não há preconceito nesse evento,podendo todos participar.

Autor: Francisco Lucas de Sousa
Ano: 9º Idade: 13 anos
Data: 18/04/2011

Terço das Crianças

Tudo começou porque a fundadora, conhecida como Dona Socorro, já tinha sido catequista por muito anos, inclusive foi a mesma que catequizou seus filhos. O tempo foi passando ela achou por bem continuar educando espiritualmente as crianças, foi onde começou o terço das crianças em 2006. É realizado por Dona Socorro, acontece as sextas -feira, dura aproximadamente 30 minutos e se realiza na Associação de Moradores de Cajueirinho II.
É um evento voltado para as crianças e alguns adolescentes, os quais participavam com mais frequência quando eram crianças.
Hoje possui cerca de 70 crianças juntamente com a fundadora.
As crianças são recepcionadas por Dona Socorro, onde as mesmas sentam em círculo, todas com o terço em mãos e com o auxílio de uma caixa de som e um microfone, ambos doados pelos pais das próprias crianças,assim dar-se início as orações.
Afundadora Maria do Socorro de Medeiros nasceu em Cajueirinho II, onde reside até hoje, tem 65 anos e é aposentada.
Segundo ela o terço é muito importante para as crianças, pois cada vez mais elas ficam perto das coisas de Deus e seguindo o caminho certo.
O terço acontece desde 2006 e as crianças são bastantes assíduas e raramente faltam.
Não há nenhum tipo de preconceito, as crianças brancas fazem questão de interagir e se aproximar das crianças negras.
É um evento que auxilia as crianças a aprenderem várias orações.'' Acho muito bonito ver as pequenas crianças já tão interessadas a rezar e participar”. Diz Dona Socorro.
Autora: Ana Emili da Conceição Bezerra
Ano: 8º Idade: 12 anos
Data: 13/04/2011



Grupo de Casais- Equipe de Nossa Senhora

Iniciou-se quando o Pe. Valdery propôs aos casais da comunidade de Cajueirinho que se reunissem e criassem um Grupo de Casais, para fazer estudos voltados para o matrimônio.
Assim prosseguiu. Hoje os casais participantes são bastantes assíduos e elegem mensalmente um casal animador e outro para avaliar o encontro.
É formado por 8 casais, sendo 7 casais da comunidade local e 1 da localidade de Paraguai. A faixa etária é de 25 a 40 anos, é uma reunião particular, acontece mensalmente e dura em média 2 horas.
O mais importante é que os casais tem um momento para a oração com os filhos, que ocorre em casa e assim eles buscam mais a palavras de Deus e repassam esse benefício aos filhos.
Para Deus não existe diferenças de cor nem raças, diz a entrevistada, então no nosso grupo não há preconceito.
O único pré-requisito para participar é o casal ter o matrimônio religioso. Temos apoio da Igreja de Cruz na pessoa do Pe. Valdery.

Autora: Yara Maria da Silva
Ano: 9º Idade: 13 anos
Data: 14/04/2011




Coral – As servas do senhor

O coral começou com uma reunião na casa de Dona Creusa e Maria do Carmo,ambas moradoras da localidade de Cajueirinho 2. A senhora Maria do Carmo teve a ideia de criar um grupo de mulheres para formar um coral, já existia um coral só que era composto por jovens e o mesmo estava quase extinto. A ideia foi passada ao Francisco Nascimento,morador da comunidade e também cantor, ele achou muito interessante e assim formou-se o coral com o nome de Servas do Senhor.
No grupo são aproximadamente 17 pessoas, o evento se realiza para todas as pessoas da comunidade e para os demais presentes. É uma manifestação onde participam somente as senhoras, porém as mesmas passam a tradição e o culto religioso para suas filhas e assim pretende-se que essas crianças dêem continuidade ao trabalho.
Na nossa comunidade há pessoas que descendem de escravos, e no coral também existe membros que descendem de escravos, mas não há nenhum tipo de preconceito racial por conta disso,pelo contrário as diferentes raças se misturam e fazem o evento acontecer. Apesar de ser um grupo de senhoras todas casadas e ter sua obrigações, elas não deixam de participar.
Geralmente o grupo canta em igrejas e também em outros locais de culto religioso.
O coral começou em 2010,acontece semanalmente e dura 1 hora e 30 minutos.

Autora: Tatiane Rodrigues Araújo
Ano: 8° Idade: 13 anos
Data: 18/04/2011


A comunidade das novenas
Cajueirinho é uma comunidade muito religiosa que celebra as novenas marianas, natalinas, campanha da fraternidade, e como de costume, as celebrações dominicais no Centro Comunitário que tem como padroeira o Coração de Maria. As novenas começaram aproximadamente na década de 1980, incentivadas pelo pároco Manoel Valdery da Rocha e lideradas pela senhora Maria José de Freitas e Luciano Marques da Costa. Um dos momentos mais animados acontece no dia 31 de maio- dia da festa da coroação de Nossa Senhora – pois as famílias reúnem-se e organizam leilões, quermesses, bingos para arrecadar recursos para manter o prédio. É um evento que além de divertir crianças, jovens e adultos fortalecem o espírito de solidadriedade e se cultiva o fervor religioso de toda comunidade.


Autora: Alexsandra Francisca Rocha
Data: 20/04/2011 Ano: 6°
Idade: 11 anos





Quadrilha Luiz Gonzaga

Essa manifestação se repete todos os anos no mês de junho. A escola e a comunidade se preparam para este momento com muita alegria e pompa. A quadrilha sempre esteve presente na vida das pessoas porque é um evento que está relacionado com a chegada dos primeiros europeus a habitarem esta região. A quadrilha vem se modernizando ano após ano e ganhando novos adereços e estilos de dança.
É uma manifestação em que os jovens são os protagonistas do evento não encontrando resistência de natureza qualquer. Há destaque para o baião e o forró por isso o nome de Luiz Gonzaga como forma de homenagear essa grande personalidade. A quadrilha reúne pessoas das diferentes faixas etárias e etnias que prestigiam e alegram-se com os festejos. As roupas coloridas e os enfeites dão um brilho especial a festa.

Autor: Francisco Carleone das Chagas
Ano: 6º Idade: 11 anos
Data: 27/04/2011