quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Programa de Rádio com Professores de Música

Dia 13 de agosto acontece mais um programa de Rádio com os professores de Música do Projeto Música na Escola.
Desta vez são os professores novatos do CEB Maria Pereira Brandão, e o professor Jorge Paulo Silveira do novo Projeto de Mùsica no Município: Espaço Musical Dacapo.
Ambos estarão conversando no Programa Espaço Municipal sobre como a nova sala de aula de música e o novo espaço contribuirão para a arte musical em Cruz, além de falar também sobre as crianças e adolescentes beneficiados que ultrapassa 200, sendo 130 na Escola Nova e aproximadamente 80 no Espaço Musical Dacapo, com sede na Banda Municipal Pe. Valdery.

Sobre o novo Espaço Musical, crianças e adolescentes terão a oportunidade de um curso de instrumentos de sopro e percussão além de um novo Coral Comunitário. Serão dois professores, integrantes da Banda Municipal que ministram o Curso. Segundo ainda Jorge Paulo, estão sendo previstas apresentações dos grupos mensalmente neste espaço visando a mobilização da comunidade e divulgação do trabalho.

Relatório - Junho - Escolas do Proj Música na Escola 2010

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATÓRIO DO PROFESSOR
MÊS DE JUNHO

Neste mês de junho realizamos as seguintes atividades:
Ensaios para o enceramentos do semestre que acontecerá em Preá.
Ensaio e apresentação para o dia de manifestações contra as drogas ocorrido no dia 24 de junho.
Ensaio para a missa da escola que será no mês de agosto.
No projeto leitura conectada os alunos estão lendo com vontade e aumentando suas folhas de resuma, este mês na reunião de pais será entregue o prêmio para quem leu mais.

Professor: Francisco Baltar

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATÓRIO DO ALUNO
MÊS DE JUNHO

Ao longo do mês de junho, o Batucuns está ensaiando para a Arte na Esquinha, e também para o 3º Arraiá Brasil, em tucuns, que ocorrerá no dia 02 de julho. O batucuns apresentou no evento “Drogas, tô fora”, ocorrido no dia 24 de junho.
O coral Sopro de Esperança está ensaiando para a missa que ocorrerá no mês de3 agosto.
Alguns alunos do projeto música na escola, estão ensaiando para o encerramento do semestre, no Preá, que ocorrerá no dia 1º do mês de julho.
No encerramento do semestre iremos apresentar duas músicas: “Fácil” e “Fotos”, que esse mês estamos ensaiando.
No dia 29 de junho, na reunião de pais do curso de música o professor Baltar vai premiar os alunos que mais leu livros nesse semestre.

Grupo de alunos:
Ana Karoline da Silva – 12 anos – 8º ano A
Sávio Hércules Farias – 12 anos – 8º ano A
Skarlat Sousa Cunha – 13 anos – 8º ano A

Atividades com Escritores Populares de Cruz nas Escolas

EEF MARIA FILOMENA SOUSA

PROJETO LEITURA CONECTADA
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE LEITURA DOS AUTORES LOCAIS


Para valorizar a cultura escrita do povo cruzense, incentivar as práticas de leituras e conhecer as obras dos escritores do município, várias atividades. Dentre as quais, rodas de leitura de poesias com os alunos e professores, socialização da biografia dos autores, estudos de textos que tratam da origem dos primeiros moradores da comunidade que segundo relatos são oriundos de um casal de escravos Pedro Marques da Cunha e Jacinta Maria da Conceição, aqui instalados pelo o primeiro proprietário desta área Frutuoso José de Farias. Realizou-se pesquisas sobre a genealogia dos alunos e fez-se leitura e declamação de poemas.

Na oportunidade, a escola participou de uma missa no dia 13 de maio em memória aos escravos. Durante a celebração foi lido textos da obra Resgatando Memórias do autor Manoel Messias de Freitas. As demais obras contempladas nas atividades foram; Coletânea de um Aprendiz aos 80; Eterno admirador da poesia; Zeca Muniz de Agricultor a Poesia, autores que são motivos de engrandecimento deste povo.

José de Sousa Albuquerque
José de Farias Menezes
Manoel Messias de Farias