segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alunos do Programa Música na Escola se apresentam na Festa do Padroeiro da cidade

Os alunos do Programa Música na escola, como já é de tradição estarão se apresentando na Festa do Padroeiro da Cidade de Cruz, 24/09 a 04/10. O dia no palco da festa será o primeiro das novenas que acontecem na FEsta, dia 25/09 e contará com a participação das seis escolas da Sede do Município.
Ano a ano as apresentações tem evoluído e agradado aos presentes com um belo show de música interpretado pelas crianças das escolas públicas municipais.

Estudo da História Local com apoio da metodologia do UNICEF






Nas escolas públicas municipais de Cruz, os alunos estão estudando a história local por meio de várias ferramentas de aprendizagem disponibilizadas pela coordenação do 6º ao 9º da Secretaria da Educação. 

Na 1ª Etapa os alunos tiveram acesso a, bandeiras, mapas, plantas, vídeos produzidos referentes, poesias escritas por escritores populares locais, adequação do conteúdo do livro História D’aqui ao livro didático de história que é trabalhado na sala de aula  e outras informações referente ao Município para o trabalho com as crianças e adolescentes na escola. Na 2ª etapa tais informações foram convertidas para o estudo e aplicação junto as avaliações bimestrais de cada turma e ano de estudo, tornando necessária a participação deste tema.

Agora nesta etapa do segundo semestre, os alunos estão realizando entrevistas por meio das fichas do Mapeamento cultural, distribuídas no material do SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO.  Neste trabalho, assim como em outras edições os alunos realizam entrevistas com representantes da comunidade e passam a entender melhor as realidades de cada lugar por meio de temáticas envolventes e contribuem ainda para sua melhor atuação em língua portuguesa, visto que são necessárias as produções de textos a partir dos questionários aplicados por ocasião dos trabalhos na comunidade. Foram sugeridas também a produção de fotografias referentes a cada atividade para que as mesmas fizessem parte de cada avaliação. A discussão envolve ainda as principais atividades culturais e artísticas de cada comunidade fazendo com que o aluno estude com mais prazer e interesse.

Por: Evaldo Vasconcelos

Secretaria Itnerante em Cruz