Nas escolas públicas municipais de Cruz, os alunos estão
estudando a história local por meio de várias ferramentas de aprendizagem
disponibilizadas pela coordenação do 6º ao 9º da Secretaria da Educação.
Na 1ª Etapa os alunos tiveram acesso a, bandeiras, mapas,
plantas, vídeos produzidos referentes, poesias escritas por escritores
populares locais, adequação do conteúdo do livro História D’aqui ao livro
didático de história que é trabalhado na sala de aula e outras informações referente ao Município
para o trabalho com as crianças e adolescentes na escola. Na 2ª etapa tais
informações foram convertidas para o estudo e aplicação junto as avaliações
bimestrais de cada turma e ano de estudo, tornando necessária a participação
deste tema.
Agora nesta etapa do segundo semestre, os alunos estão
realizando entrevistas por meio das fichas do Mapeamento cultural, distribuídas
no material do SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO.
Neste trabalho, assim como em outras edições os alunos realizam
entrevistas com representantes da comunidade e passam a entender melhor as
realidades de cada lugar por meio de temáticas envolventes e contribuem ainda
para sua melhor atuação em língua portuguesa, visto que são necessárias as
produções de textos a partir dos questionários aplicados por ocasião dos
trabalhos na comunidade. Foram sugeridas também a produção de fotografias referentes
a cada atividade para que as mesmas fizessem parte de cada avaliação. A discussão
envolve ainda as principais atividades culturais e artísticas de cada
comunidade fazendo com que o aluno estude com mais prazer e interesse.
Por: Evaldo Vasconcelos