quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Organização da Frequencia do Projeto Capoeira da Escola

Em reunião entre Diretores das escolas, participantes, coordenação de Cultura e Professor de Capoeira ficou acertado fazer uma freqüência dos alunos que fazem parte das escolas e freqüentam o Grupo de Capoeira do Projeto.
Após vários encontros de ensaios já realizados, os alunos foram convidados a preencher ficha de freqüência com nome, idade, série e escola que estuda para realização de freqüência por parte do próprio professor de Capoeira.
A partir do mês de outubro foi iniciada a freqüência que mostra claramente os educandos que realmente farão parte do grupo de acordo com seu interesse. Muitos foram os que se inscreveram para fazer parte do grupo mais atualmente um grupo em torno de 20 a 30 alunos permanece nas comunidades perfazendo um total de aproximadamente 100 estudantes do Ensino Fundamental.

Projeto Música na Escola - Estudo de Músicas


O Projeto Música na Escola realizou com os alunos este mês de outubro, um estudo sobre a letra de músicas de cantores consagrados nacionalmente, de forma a incentivar os educandos na interpretação das músicas ouvidas diariamente por eles. O objetivo principal das atividades foi de buscar formas de fazer com que os alunos aprendam além de valorizar a música nacional, saber discernir entre músicas de qualidade e músicas quaisquer, tocadas no cotidiano de suas casas e comunidade.
Espera-se que com esse trabalho os alunos participantes do projeto possam também passar a incentivar outros colegas na valorização da musica nacional e de qualidade.
Outro ponto a ser lembrado é que os professores de arte também serão motivados a fazer o mesmo em sala de aula.

Outro ponto que merece destaque é o ínicio do estudo do mapeamento das cantigas de rodas e/ou músicas que envolvam brincadeiras da comunidade ou bairro do qual o professor do Projeto Musica faz parte. Na ideia inicial os professores explicarão aos alunos sobre como fazer para realizar a pesquisa que tem como questionário base a ficha 5 do Mapeamento Cultural do Selo UNICEF. Posteriormente os alunos produzirão os textos que servirão de base para a pesquisa. Nesse texto deverá conter a letra, a música e todos os componentes que formem a brincadeira ou cantiga de roda. O obejtivo principal desta atividade é produzir material para pesquisa e utilização das músicas em sala de aula.

Abaixo alguns dos trabalhos resultantes dos alunos das escolas participantes do Projeto Música na Escola na atividade de estudo das letras das músicas:

EEF Filomena Martins dos Santos
Professor: Lindonildo


Aluno: Brena Beatriz Nascimento
Idade: 14 anos
Turma: 9° não
Modalidade: coral

Na música diz o seguinte:

Um pai agricultor que já tinha o filho, pegou outro com quase 1 mês, e ao longo de toda a vida, sofreu muito para criar todos os sete.
Ao conseguir formarão seis, apenas o adotivo ficou sem diciplina, os outros seis se formaram e foram embora, o filho adotivo ficou onde estava a trabalhar na roça.
O pai foi internado em um asilo e apenas o filho adotivo dele cuidava, foi que o velho foi levado para casa de seu filho, junto com nora e o neto que ia nascer.
Ao final o velho pai pede proteção á todos os filhos, mas pede principalmente ao filho adotivo, que foi o único que o acolheu.

Aluno: Elane Cristina Araújo
Idade: 13 anos
Turma: 1° ano A
Modalidade: coral

Filho Adotivo

Havia um velho homem que tinha 6 filhos e outro filho adotivo, ele sofria muito trabalhando no cabo da enchada, muitas vezes o pai deles passava fome para não deixar os filhos sem comer, muitas vezes ele chorava muito pensando no futuro de seus filhos. Além deles trabalharem bastante para sobreviver eles tinham que estudar. Enquanto os 6 filhos estudavam o pai e o filho adotivo ficavam trabalhando.
Passou o tempo e os filhos creceram, quando os seis chegaram em casa com um diploma, e se formaram doutor, ai seu pai foi ficando mais velho, não mexia mais as mãos e ele foi para o asilo.
Com muitos anos o velhinho estava no asilo e escutou uma voz do seu lado, ai era seu filho adotivo que veio buscar ele para morar com ele sua esposa e seu neto que ia nascer. Ai ele agradeceu a Deus e viveu muito feliz.

Aluno: Laira da Silva Terreira
Idade: 13 anos
Turma: 6° ano
Modalidade: coral

Filho Adotivo

Tudo começou quando um agricultor que tinha sete filhos 6 eram de seu sangue, 1 era adotivo. Ele trabalhava de sol-a-sol para conseguir a dignidade de seus filhos eles conseguiram estudar e conseguiram seu diplomas e só um filho não conseguiu nada ele foi ficando velho e seus 6 filhos o colocou em um asilo e só um filho ia visitar. Um certo dia ele ouviu uma voz dizendo que tinha vindo para buscá-lo, tinha comprado uma casa e sua esposa e seu neto que estava para chegar estariam lhe esperando.

EEF Raimunda Elvira Brandão
Professor: Marcelo


Aluno: Francisca Janielle Rodrigues
Idade:
Turma: 7° ano
Modalidade:

Relatório sobre a musica
“Eu preciso saber viver.”

A musica relata as dificuldades encontradas no nosso dia-a-dia, as que devemos escolher para chegar ao nosso destino e mostra que todos problemas encontrados em nossas vidas faz parte do nosso destino.
Por isso que é preciso saber viver que é preciso escolher o melhor pra nossas vidas. A vida tem destino, pois ela é a fonte que nos traz prazer, não ilusão. Ela sabe as dificuldades do dia-a-dia.
Nosso precioso tesouro “vida” nos da varias chances de viver e com essas chances devemos fazer o possível para que possamos dizer mais tarde.
Minha vida foi um livro no passado.
Bom, agora finalmente com um pensamento bastante interessante. “É preciso saber viver com todas nossas forças”, se todos pensamentos dessa forma um mundo não era desse jeito e sim um lindo paraíso.

Aluno: Vanessa Jéssica Vasconcelos
Turma: 7° ano
EEF Raimunda Elvira Brandão

Relatório sobre a musica
“Eu preciso saber viver.”


Essa música fala, do amor que nós temos que ter a todos, tratar as pessoas sempre com carinho a compreenção. Que sirva de exemplo para nós mesmo, também nós ensina que a vida não é so de coisas boas devemos ter cuidados para não magoa as pessoas mostrar a nós mesmo que somos capazes de conseguir nosso objetivos. Na vida existe o caminho bom e o caminho rui, devemos segir sempre o caminho do bem o caminho de luz para que temos a recompensa que é o perdão de Deus. Seja feliz com sigo mesmo antes de querer a felicidade de alguém.

Aluno: Andressa Erika Vasconcelos
Turma: 5° ano
EEF Raimunda Elvira Brandão

Relatório sobre a musica
“Eu preciso saber viver.”

Essa musica fala que a vida não é só de coisas boas, temos que lutar com força e coragem para conseguir nossos objetivos temos que fazer coisas, boas que sirva para mas tarde a nós mesmo, existem dois caminhos diferentes, e para nós só um deles é bom, por isso temos que ter cuidado sempre ao atravessar para que mas tarde não se arrependermos. Temos que fazer o bem sem olhar a quem.


EEF Filomeno Freitas Vasconcelos
Professor: Baltar


Grupo: Tatiane, Vanessa, Paloma, Janiele e Isabel

Relatório sobre a musica
Estudando a musica Herdeiros do Futuro

A musica fala sobre o meio ambiente da fauna e da flora. Fala dos animais, e diz que o futuro esta em nossas mãos, e por isso somas herdeiras do futuro.
A vida e nossa amiga ajuda a gente, sempre sta dando pensamentos de sabedoria. Ela nós da tudo mas o problema e que nós não sabemos utilizar o que ela dá.
O ambiente e um bem precioso são e uma dádiva de Deus. E essa musica nós faz refletir se no futuro o ambiente ainda vai existir e precisamos preservá-lo para ele continuar existindo, pro nosso grupo a musica retrata isso!

Equipe: Jéssica, Carol, Edivanisse, Rafael, Gleiciane.

Relatório sobre a musica
Estudando a musica Herdeiro do Futuro

Ela procura a inisiativa a cuida da natureza do meio ambiente, por que se nos não cuida, no futuro não haverá flores, peixes no mar, os arco-ires não terão cores.
Que a gente tem que cuida da natureza se não no futuro a terra pode se transformar num planeta vazio.
Através dessa musica que a vida é amiga da gente e a vida da de tudo pra nossa vida, para proteja os animais reservar o meio ambiente e cuidar da natureza.
Nossa musica através da palavra incentivo muitas coisas.


Grupo: Amanda, Daiara, Douglas, Aparecida, Beatriz

Relatório sobre a musica
Estudando a musica Herdeiro do Futuro

Todos sabemos que a natureza é essencial na vida de qualquer ser vivo na força da terra.
O homem pré histórico sempre “usou”a terra de modo a não degrada-la, os índios segue o mesmo padrão, mas o homem atual usou os meios da natureza somente para ganhar dinheiro, destrindo sua própria casa: a natureza.
Um dia o homem vai perceber que não pode comer dinheiro, e se arrependera amargamente pelo erros cometidos, preservaria a natureza ela é sua casa.
Para nós alunos das aulas de musica essa foi uma das musicas que mais retratou o valo de que o meio ambiente pede socorro! Ajude-o preserve o meio ambiente

Grupo: Erlany, Janderson, Gislaine, Henrique, Raimundo

Relatório sobre a musica
Estudando a musica Herdeiro do Futuro

Se o mundo não se preocupar com o meio ambiente, a vida do planeta poderão não agüentar.
Cada dia uma nova vida nasce para nos ajudar a cuidar do mundo, de vidas, do nosso Brasil.
Nos somos os herdeiros do futuro temos que lutar pra proteger o meio ambiente.
“Se quisermos que um dia a nossa vida melhore”
Além de nos, tem as outras vidas que também estão em risco como peixes, aves, e outros animais etc. Que estão ligados ao meio ambiente.
Quando dizem que somos os herdeiros do futuro é porque temos uma missão a cumpri, que é cuidar do nosso pais, do mundo, para que não haja desmatamento, destruição, pessoas sem estudos, sem aprendizagem.
Mas que tenhamos um mundo mais feliz, mais belo, com mais chances de vida.
“Teremos que lutar para que o nosso pais tenha paz e para sermos feliz.”


Grupo:Sávio, Tamires, Deiciane, Luana e Tainara
Relatório sobre a musica
Estudando a musica Herdeiro do Futuro

Atualmente, o meio ambiente está sendo muito maltratados por nós seres humanos. O homem está destruindo o meio ambiente cada vez mais, desmatando floresta, provocando queimadas, poluindo rios e mares, e além de tudo poluindo o ar que nós respiramos, não está valorizando o que o mundo tem de melhor, como o meio ambiente.
A musica “Herdeiro do Futuro”, retratava vários aspectos ambientais, esta nos aconselhado a cuidar do meio ambiente não preservarmos hoje no futuro sofreremos graves conseqüência, e já será tarde para agir.
Por isso, devemos pensar antes de agir, toda e qualquer ajuda é sempre bem vinda, existem vários tipos de ajuda, como por exemplo: jogar lixo no lixo, refloresta, etc.
Todos devem ajudar na preservação da natureza.