sábado, 9 de abril de 2011

Núcleo Movimento de Cruz - Caravana do Esporte e da Música

O Núcleo Movimento de Cruz está iniciando sua organização visando fazer acontecer nosso núcleo de Cruz, no Ceará. Neste sábado, estivemos reunidos com os integrantes que se propuseram a participar do núcleo de Cruz e já estamos propondo os primeiros passos para organizar esse novo equipamente de arte e
esporte em Cruz. 
Traçamos algumas metas e apontamos novos possíveis voluntários. Estamos tentando ver um coordenador geral e um de divulgação.
Na parte da Arte da qual faço parte, temos a prentensão de organizar movimentos na área de música, por meio da formação de um grupo de Batuque com incremento de tambores, latas e um de flauta doce, tendo o apoio dos músicos da Banda de Música da Cidade. Outra idéia defendida pelo grupo foi um momento para estarmos também trabalhando a dança. Todos nos princípios da Caravana do Esporte e da Música, pelo menos vamos tentar.
Estiveram presentes: Evaldo Vasconcelos, Edson Muniz, Ferreira, Clairton, Renata, Jorge Silveira, Michele e Cecília.

Outros tópicos da Reunião:
Prof. Clairton se prontifica a desenvolver um trabalho com xadrez educacional; Professor Edson observará o espaço sugerido Lions Club e Escola de Tucuns e a possibilidade da Coordenadora do Polo - Clede. Professor Evaldo propõe criaçao do grupo de Batuque com apoio do material. Próximo encontro dia 15/04/2011 as 18h.Evaldo Vasconcelos


Mensagem da Professora da Caravana sobre o nosso núcleo de Cruz:

Prezado Evaldo.



Fico feliz em ver que os trabalhos estão bem encaminhados para o funcionamento do Núcleo Movimento em Cruz.


Como sou professora da Caravana da Música e atuei nas tendas com as crianças, tenho uma sugestão para os organizadores da parte de Arte: Que tal pesquisar a história da cidade e resgatar cantigas e danças antigas do lugar?


Provavelmente, com um conhecimento maior do seu passado, a cidade será muito mais forte na sua identidade e poderá crescer muito mais culturalmente, não é? Com certeza existem pessoas mais velhas que devem ter histórias, danças e músicas que podem não ser lembradas pela maioria da população, mas que podem ser reaprendidas e repassadas para a nova geração.


Devem existir pessoas, como o grupo de repentistas que vimos na nossa chegada à cidade, que pode ensinar para os mais novos como se cantar Cordel, como se criar Repentes. Já pensaram em um concurso de cordel ou de Repente com os alunos do Núcleo ou até mesmo nas escolas? Depois de alguns anos, isso pode crescer muito!


O Núcleo Movimento em parceria com as escolas, pode provocar uma revolução cultural na cidade.


Eu acredito.


Atenciosamente,


Heloisa Leone (Professora de Música da Caravana).


Profesor Joao Batista Freire:

Amigos de Cruz:


Carregar essa cruz é tarefa leve, quando tantas pessoas de boa vontade se juntam. Creio que se juntam para fazer algo por uma cidade sempre melhor. Aliás, esse pode ser o mote da reunião do fórum virtual em maio: O que podemos fazer para melhorar nossa cidade?

Acho que o objetivo de todos aqueles que doam uma parte de seu tempo e energia, de sua força de trabalho, é fazer o bem para as outras pessoas. E esse fazer bem para os outros faz bem para a gente.

Procurem se informar sobre as experiências em outros núcleos. Usem nossa rede "nucleomovimentocaravana" para se comunicar com Núcleos-Movimento em boa parte do Brasil.

Parabéns pelas iniciativas e pelo entusiasmo.

Do amigo sempre à disposição. Prof. João


João Batista Freire

http://blog.cev.org.br/joaofreire

http://twitter.com/jbfreire