sexta-feira, 24 de junho de 2011

Relatório - Maio - Escolas do Proj Música na Escola - Aningas

Relatório – Projeto Música na Escola
(C.E.B. Paulo Freire)
Maio de 2011
Prof.: Leandro Sousa
Aluno(a): Isabelle da Silva Pires Turma: 9° A

Cruz – 13 de junho de 2011

Este projeto, vindo da Secretaria de Educação, é uma iniciativa bem legal, e para nos auxiliar tem o professor Leandro Sousa Araújo, que por sua vez, mostra um amor bem interessante por a música e tenta nos passar.
Eu, Isabelle, particularmente adoro o jeito que ele nos repassa seus ensinamentos, com suas teorias e práticas bem divertidas nos mostra que estudar música vai bem mais além do nosso interesse de aprender a manusear um instrumento, sua parcela de autoridade junta-se com o seu modo de ensinar e futuramente sairá grandes instrumentistas. Cada aula é composta por três alunos no violão e três no teclado, com duração de 55 minutos cada curso, duas aulas por semana, totalizando 110 minutos de aula, ao ver de algumas pessoas pode ser pouco mas o que nos rende de bom é bem significante. Uma coisa que todos acham interessante é o modo de incentivo por a parte do professor, alunos dizem: “Há, não vou conseguir fazer, isso é muito difícil!” e ele responde: “Tente, tente e tente de novo, se não conseguir na 4ª vez, tente na 5ª que você conseguirá!”
Desse jeito conseguirá grandes frutos desta bela plantação que a Secretaria de Educação juntamente com o governo municipal implantaram em Cruz.

Núcleo Movimento de Cruz - Testemunho

Andei lendo e observando os comentarios dos amigos contando suas histórias de seus núcleos, também resolvi, da a nossa contribuição aqui do nosso trabalho realizado em Cruz/Ce. Tivemos a sorte de termos uma formação com os professores do IEE, durante 8 meses em ESPORTE EDUCACIONAL, pelo Inspiração Internacional com 4 pessoas aqui de Cruz, isso nos ajudou muito a entender esta maneira de trabalhar e ensinar esporte para meninos e meninas. Porém quase 3 meses que a caravana passou por aqui (28/03 a 31/ 03). Demos nossa largada, montamos nosso Núcleo - Cruz em Movimento, que fica situado no Bairro de Tucuns, conseguimos parcerias muito boas, juntamente com as Secretaria Municipais de Educação e Cultura e comunidade.Com a Sec de Cultura,o coordenador de cultura o professor Evaldo, que não tem medidos esforços para disponibilizar alguns técnicos da Sec de Cultura, para desenvolver atividades de música, de percussão como o Batuque, meninos e meninas estão aprendendo a tirar som de material como baldes tambores, latinhas e outros materiais, a Secretaria de Educação, nos cedeu juntamente com a Escola Filomeno Freitas Vasconcelos, a quadra da escola e algumas horas da sua monitora de esporte prof Clêde que esta coordenando o Núcleo, também vem da Secretaria de Educação, o apoio pedagógico, professor Edson Muniz, da o suporte pedagógico para as aulas de esporte assim como material usado: bolas, bambolês e outros, Evaldo dá suporte para as aulas de artes. Temos alguns voluntários que estão ajudando no núcleos, ministrando aulas de musicas, são os "Amigos do Núcleo". Hoje fechamos uma parceria com o Lions Clube da Cidade, pois este tem sua sede de frente a escola, onde ja funcionava as aulas de esporte e de música, mas como o espaço da escola não era suficiente, tivemos uma reunião com o presidente do Lions de Cruz, o professor Edson Muniz e professora Clêde, onde firmaram esta parceria, agora no prédio da sede do Lions funcionará as aulas de Batuque, e  de musica em geral. Além do Núcleo - Cruz em Movimento, temos espalhado pelo município, nas escolas os projetos Esportividade e Música na Escola o primeiro apoiado pelos parceiros: Ceará Cresce Brincando, APDMCE, ISN e UNICEF, e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, o Esportividade funciona em mais quatro núcleos, e o Projeto Música na Escola é desenvolvido pela Secretaria da Educação; junto os dois projetos tem mais de 600 crianças e adolescentes, praticando esporte como direito, e usando a a arte como ferramenta educacional.
     Assim como a Caravana leva esporte e arte educacional, para o interior do Brasil, nós aqui em Cruz/Ce queremos levar esporte e arte para todas as nossas comunidades do interior de nosso município e criamos o Projeto CRUZ EM MOVIMENTO: Esporte e Arte nos quatro cantos do município. temos, até uma data marcada para iniciar este projeto, será dia 30 de junho, na comunidade de Aroeira. Além de alunos da escola local, vão vir para esta escola alunos de mais duas escolas das comunidades de Monteiros e Frei Jorge, cerca de 400 alunos terão um dia de muitas brincadeiras, jogos, músicas e danças. Com o Cruz em Movimento, pretendemos fazer mais 02 encontros nos meses de setembro e novembro em outras localidades do município, ainda não definidas. Todos estes movimentos esportivos e culturais, são planejados elaborados e divulgados temos dois veículos de comunicação de fácil acesso: os BLOGS ( www.gtesportecidadania.blogspot.com      Blog do Esporte Educacional de Cruz e  cruzselounicef.blogspot.com  Blog da Cultura ) Não sei se estamos no caminho certo, mas temos a certeza que por acreditar que podemos mudar a história de muitas crianças cruzense, estamos defendendo uma forma "diferente" de fazer esporte e arte, como ferramenta educacional, não com o próposito de formar atletas, nem artistas famosos, mas sim de formar cidadãos que possam ter o Esporte e a Educação como direito.

Um abraço
Edson Muniz
Cruz/Ce