terça-feira, 3 de maio de 2016

Postagens no Site de Cruz referentes a temática afro-brasileira e indígena



Postagens no Site Municipal de Cruz, de 2013 a 2015, referentes a temática Afro-brasileira e indígena nas Escolas Públicas Municipais de Cruz.
Dia da Consciência Negra na Sede de Cruz – Dia 20/11/2015

Dia da Consciência Negra em Solidão – 19/11/2015

O dia da Consciência Negra em Cruz – Convite e pauta.

07 de Setembro de 2015: Programação

Secretaria da Educação de Cruz fortalece a inclusão da Lei 11.645/08 – Janeiro de 2015. http://www.cruz.ce.gov.br/afro-indigena/

20 de Novembro de 2014 – Dia da Consciência Negra

Desfile do Dia da Pátria em Cruz – Setembro de 2014 http://www.cruz.ce.gov.br/diadapatria/

Comemorações ao Dia da Pátria em Cruz – Programação – Setembro de 2014 http://www.cruz.ce.gov.br/comemoracoes-ao-dia-da-patria-em-cruz/


Encerramento do Programa Música na Escola, 2013 http://www.cruz.ce.gov.br/musicaencerramento/

Cartazes confeccionados por ocasião da Semana da Consciência Negra nas Escolas Municipais de Cruz – Novembro de 2013

http://www.cruz.ce.gov.br/cartazes/


Comemorações do Dia da Consciência Negra 2013 http://www.cruz.ce.gov.br/cons-negra/

Comemoração ao Dia da Consciência Negra em Cruz 2013 – Convite http://www.cruz.ce.gov.br/c-negra/

 

Encerramento do Semestre Letivo do Programa Música na Escola – Novembro de 2013. http://www.cruz.ce.gov.br/encerramusicanaescola/

BANNER UNICEF 2016 - referenete a implementação das Leis 10.639 E 11.645 nas escolas



BANNER UNICEF 2016

AÇÃO ESTRATÉGIA: MUNICÍPIO IMPLEMENTANDO AS LEIS 10.639 E 11.645 NAS ESCOLAS
DIREITO: APRENDER
OBJETIVO: TODAS AS CRIANÇAS ACESSANDO, PERMANECENDO E CONCLUINDO A EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE NA IDADE CERTA, COM SUCESSO NA APRENDIZAGEM.

AÇÕES PLANEJADAS:
Realização de planejamento bimestral com professores da Área de Ciências Humanas seguindo as orientações propostas pelo MEC para abordagem da temática na educação básica; produção de plano de ensino de Educação Religiosa com ênfase na temática afro-brasileira e indígena; produção de relatório semestral pelos coordenadores pedagógicos a partir das atividades desenvolvidas nas escolas; introdução de pelo menos um item voltado a temática na avaliação bimestral de História; aplicação de questionário sobre como a escola aborda o racismo; Culminância anual das atividades desenvolvidas no dia da Consciência Negra com integração de todas as escolas dos anos finais do EF;



CONQUISTAS:

  • Aquisição da coleção Cortinas do Saber para os alunos dos anos iniciais e finais do EF para utilização de forma transversal na disciplina de ER.
  • Valorização da temática na escola a partir do planejamento bimestral com organização de registros e uma maior e adaptação da grade curricular nas disciplinas de História, Geografia e Educação Religiosa.
  • Análise do Livro didático – PNLD 2014 – fazendo referência para uma maior valorização da temática nos conteúdos de História e Geografia
  • Continuidade com o apoio aos Grupos de Batuques que executam sons de origem afro-brasileira nas escolas;

DESAFIOS:
  • Manter as escolas articuladas e motivadas para o desenvolvimento das ações planejadas;
  • Inexistência de recursos específicos destinados para o trabalho da temática
  • Reconhecimento a cultura afro brasileira e indígena pelos profissionais da educação e sociedade civil.