quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Projeto Capoeira da Escola – Cajueirinho I

Ações desenvolvidas no Mês de Outubro

Implantado a cinco meses na comunidade, o Projeto Capoeira da Escola está caminhando muito bem e, já tem definido aqueles alunos que realmente interessaram-se pelo Projeto. Nessa turma há estudantes da Escola João Evangelista Vasconcelos, ex-alunos, que atualmente estudam na Escola Estadual São Francisco da Cruz e jovens não estudantes da comunidade e de Canafístula, além de comunidades vizinhas.
Neste mês, o grupo teve uma belíssima participação no evento cultural promovido pelo Grêmio Estudantil Aliança Jovem da Escola de Cajueirinho I, no último dia 10. Foi uma participação brilhante , tanto pelo número que apresentaram, quando já mostraram uma certa destreza e habilidade nos movimentos que encantou o público, como pelo fato de terem se apresentado sem o seu professor, que por motivo de força maior não pode estar presente. Além de demonstrarem a dança, também fizeram questão de tocar o berimbau ao vivo. Foi uma apresentação muito bonita.
As aulas estão acontecendo no Ginásio Poliesportivo da Comunidade todas as quartas-feiras a partir das 8h da manhã. A freqüência dos alunos está muito boa. O grupo tem tudo pra vigorar e ganhar mais adeptos a partir do momento que se tornar mais popular.

Manoel Messias de Freitas
Diretor da EEF João Evangelista Vasconcelos

INTEGRAÇÃO DOS GRUPOS DE CAPOEIRA DO PROJETO CAPOEIRA DA ESCOLA DE CRUZ



Dia 26 de novembro de 2008, no Ginásio Coberto Antonio Altino em Cajueirinho, acontecerá a II Integração dos grupos de capoeira do Projeto Capoeira da Escola de Cruz – Cajueirinho, Preá, Tucuns, Canema e Ceru.
Em agosto aconteceu a Integração dos Grupos em Cruz, no Festival de Capoeira na Escola Paulo Freire durante três dias.
Nesta etapa final do ano de 2008, todos os alunos integrantes do Projeto terão a oportunidade de apresentar seu grupo aos demais, trocarem idéias com outros participantes integrando seus aprendizados e melhorando ainda mais duas performances e motivações para com o grupo.
Também serão convidados Autoridades, Secretários, Assistente Social, Escolas da Região além da própria comunidade de forma a incentivar e valorizar as atividades dos alunos. Para o dia está prevista a seguinte Pauta:
Palavra da Assistente Social do Município;
Apresentação de Grupo de Capoeira;
Palavra de aluno do Grupo de Capoeira Filhos de Cruz dos cinco grupos do Município;
Palavra da Coordenação Geral do Projeto Capoeira da Escola com exposição de normas e regras da Capoeira, requisição de relatórios dos alunos, Participação do Grupo em atividades da Comunidade; Capoeira Educativa, Freqüência Escolar, Organização da Freqüência; Estatísticas gerais;
Apresentação de Grupo de Capoeira;
Palavra de Pai de aluno;
Apresentação de Grupo de Capoeira
Roda de Samba de todos os Grupos de Capoeira convidados;
Encerramento;