quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Roteiros da Pesquisa de Campo das Escolas de Paraguai, Canema e Solidão


Temática - Meio ambiente Selo UNICEF Edição 2009-2012
EEF JOÃO EVANGELISTA DA CRUZ
Juntos Educamos no e para o Conhecimento

EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA
LEVANTAMENTO DE DADOS NA COMUNIDADE

FAMÍLIA ENTREVISTADA____________________________Nº PESSOAS_____ LOCALIDADE_______________
ENTREVISTADORES____________________________________________________________DATA___/___/_____

TEMA: HORTA

1ª Sobre a existência de horta, a família costuma:
( ) Ter canteiros com verduras para consumo de casa.
( ) Comprar as verduras para uso.
( ) Não faz uso de verduras.

2ª Que tipo de hortaliça cultiva em casa?
( ) Cebolinha ( ) Coentro ( ) Alface
( ) Pimentão ( ) Couve ( ) Não cultiva
( ) Outros - Qual_________________________________________________________________

3ª Faz uso de algum tipo de salada nas refeições?
( ) Sempre ( ) As vezes ( ) Não faz uso

4ª Faz cultivo de plantas medicinais?
( ) Sim ( ) Não

5ª Citar nome de pelo menos 6 plantas medicinais existente em casa.
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_________________________________ _________________________________
_________________________________ _________________________________

TEMA: LIXO

1ª O que é feito do lixo produzido em casa?
( ) Queima ( ) Enterra ( ) Joga ao ar livre ( ) Entrega ao carro da coleta

2ª A família faz a separação do lixo? (separa lixo reciclável dos demais)
( ) Sim ( ) Apenas de alguns tipo de lixo ( ) Ainda não despertou para isso

3ª É costume a família fazer o reaproveitamento de embalagens como garrafa pet, latas de leite, etc?
( ) Sim ( ) As vezes ( ) Não

4ª Que tipo de reaproveitamento é feito desse tipo de lixo? Citar pelo menos 3 itens.
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( ) A família não reaproveita o lixo.

5ª Que fim é dado ao lixo perigoso, como pilhas, baterias, lâmpadas queimadas?
( ) Envia para um lugar apropriado ( ) Deixa em qualquer lugar
( ) Joga ao ar livre ( ) Enterra

6ª Existe a coleta seletiva na comunidade?
( ) Sim ( ) Parcialmente ( ) Não

7ª Caso passasse a existir a coleta de lixo na comunidade, a família se interessaria em separar o lixo e enviar aos pontos de coleta?
( ) Sim ( ) Não

8ª Você acha interessante fazer a separação do lixo e enviá-lo a um destino certo?
( ) Sim ( ) Não, dar muito trabalho ( ) Ainda não pensei sobre isso
NOTA: A pesquisa será realizada pelos alunos do 4º ao 9º ano com o apoio dos professores. Será escolhido algumas famílias para registrar o momento com fotos e filmagem no ato da entrevista.



QUESTIONÁRIO / PESQUISA DE CAMPO - SELO UNICEF/2011
TEMÁTICA DA ESCOLA: COLETA DE LIXO E VEGETAÇÃO

1-QUAL O TIPO DE VEGETAÇÃO PREDOMINANTE EM NOSSA COMUNIDADE?
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2- QUE ATITUDES DEVEM SER TOMADAS PARA PRESERVAÇÃO DA FAUNA E FLORA DO NOSSO MUNICÍPIO?
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3-CITE OS PROBLEMAS OCASIONADOS PELA DESTRUIÇÃO DA FAUNA E DA FLORA.
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4-QUAIS AS PLANTAS NATIVAS AINDA EXISTENTE EM NOSSA COMUNIDADE?
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5-QUAIS AS PLANTAS QUE ESTÃO EM EXTINÇÃO EM NOSSA COMUNIDADE?
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6-QUAIS AS PLANTAS MEDICINAIS MAIS USADAS EM NOSSA COMUNIDADE?
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7-NA NOSSA COMUNIDADE EXISTE ALGUMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL? QUAL A SITUAÇÃO DESSA ÁREA? ENFRENTAM PROBLEMAS? QUAIS?
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8-QUAL O MÉTODO MAIS USADO PELOS OS AGRICULTORES PARA CUIDAR DA TERRA?

9-VOCÊ CONSIDERA SUA ESCOLA ARBORIZADA? QUE OUTRAS PLANTAS PODERIAM SER PLANTADAS NO PÁTIO ?