quinta-feira, 10 de julho de 2008

Jogral - EEF João Lasdilau de Paulo Magalhães - Caiçara.

EEF JOÃO LADISLAU DE PAULO MAGALHÃES
CAIÇARA – CRUZ – CEARÁ

SOMOS AFRO – DESCENDENTES

Introdução – Som de Capoeira
(todos) Por que os heróis nunca são negros?

(Aluno 1) O problema não é ter heróis brancos ou loiros. O problema é só ter heróis loiros e brancos.

(Aluno 2) Quando se fala em África, qual é a idéia que vem à sua cabeça? Miséria, pobreza, atraso, doença, tribo, guerras?

(Aluno 3) Se a essa pergunta a sua resposta for sim, cuidado! Isso pode ser preconceito.

(Aluno 1 e 2) Preconceito! Você sabe o que é preconceito?

(Aluno 4) Preconceito é você ver de um lado uma foto de duas famílias vestidas exatamente iguais, uma família branca e outra negra.

(Aluno 1) Do outro lado uma casa grande e bonita, contrastando com uma casinha simples e pequena.

(Aluno 4) Qual é a casa da família branca e a casa da família negra?

(Aluno 1) Preconceito é uma idéia pré – concebida sobre algo. É uma opinião que você tem sem ter certeza... E descriminação?

(Aluno 3) Eu não vou participar do grupo daquele negro ali.

(Aluno 4) Eu não vou convidar aquela gente pobre pra minha festa.

(Aluno 1) Eu não falo com ela. Ela tem uma religião diferente da minha.

(Aluno 2) Descriminação deixa de ser só uma idéia e passa a ser uma atitude.

(todos) Somos filhos da África.

(Aluno 1) Não admitimos que a África só seja citada nos livros didáticas na carona do tema “escravidão”.

(Aluno 2 ) Gastamos um tempão estudando a Revolução Francesa, a Idade Média, a Independência dos Estados Unidos... e menosprezamos nossas origens.

(Aluno 3) A história milenar da África é retratada apenas durante os três séculos de escravidão. E antes? Como viviam os africanos?

(Aluno 4) Eles possuíam sua cultura. Tinham uma sociedade bastante organizada, mas foram arrancados de seus lares feitos animais.

(todos) Quem foi o verdadeiro animal?

(Aluno 1) O escravo ou o escravizador?

(Aluno 3) O mundo tem uma dívida grande com os africanos. Eu, Você, Nós. Abaixo o preconceito e a discriminação racial, chega!

(todos) E o Brasil?

(Aluno 4) Brasil, meu Brasil Brasileiro... (cantando)

(Aluno 2) O Brasil possui cerca de 76 milhões de negros. Isso representa algo em torno de 40% da população.

(Aluno 1) O Brasil precisa aprender a respeitar e valorizar a cultura africana. Isso até já virou lei.

(Aluno 2,3 e 4) Lei? Que lei? (admiradas)

(Aluno 1) O congresso algum tempo atrás aprovou a lei de nº 10.639 que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana em todos os estabelecimentos de ensino.

(Aluno 3) Essa apresentação é conseqüência dessa lei.

(Aluno 4) Consciência e atitude. Preconceito zero.

(Aluno 1,2 e 3) Qual é a sua cor?

(Aluno 1) Branca? Negra? Amarela? Parda?

(Aluno 2) Não importa. O seu caráter não é determinada pela cor da sua pele.

(Aluno 3) É da mesma cor o sangue que corre em todas as veias.

(Aluno 4) Discriminar a raça negra é negar o nosso passado. É desconstruir o nosso futuro.

(todos) Vamos construir uma idéia diferente.

Final – Música “Vou dar a volta no mundo” – Daniela Mercury

PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA DA E.E. F. JOÃO LADISLAU DE PAULO MAGALHÃES

PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA

JUSTIFICATIVA

Desde o mais remoto dos tempos o convívio humano é marcado por conflitos, desigualdades e tudo o mais que possa está ligado às diferenças existentes entre eles.
O preconceito é um dos problemas vivenciados com mais freqüência. Este é passado de geração a geração, levando consigo a hostilidade e o sentimento de exclusão, levando a humanidade se dividir em grupos, onde muitos se conceituam como “superiores” ou “melhores”.
Trabalhar a cultura afro-brasileira e indígena permitirá a nós enquanto Escola está promovendo um resgate aos seus costumes e tradições, procurando está sensibilizando a população local da influência e da importância que a cultura africana e indígena tiveram ao longo dos tempos em diversos setores de nossa sociedade. Vemos também neste projeto a oportunidade do resgate as contribuições dadas por esses povos a nossa língua, culinária, costumes...
Enquanto instituição educacional, as ações aqui descritas nos permitirão também está permitindo que a promoção da cidadania se faça presente em nosso cotidiano e consequentemente no currículo escolar. Fato esse que nos norteará rumo à conscientização sobre a igualdade entre os povos. E nos fará refletir ainda sobre a questão das diferenças. Mostrando que elas existem e são necessárias para que nossa população tenha essa diversidade cultural tão rica e admirada no âmbito internacional.
Abolir o preconceito, certamente não se conseguirá, mas esclarecer, amenizar e levar o aluno e a comunidade civil a uma analise sobre suas ações, constituirão o norte seguido por nós rumo à sensibilização e conscientização para uma população mais igualitária onde prevaleça acima de tudo o respeito.


OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO

LINGUAGENS E CÓDIGOS:

Língua Portuguesa;
Artes;

CIÊNCIAS NATURAIS:

Matemática;
Ciências;

CIÊNCIAS HUMANAS:

História;
Geografia;
Obs: interdisciplinaridade com educação religiosa e educação física.


OBJETIVO GERAL

Promover ações de resgate a cultura e a história dos povos africanos e indígenas, buscando fazer uma contextualização entre realidade nacional e realidade local.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Promover através da conscientização uma convivência harmônica entre as diferenças existentes na escola;
Combater o preconceito relacionado à raça negra e indígena;
Divulgar a influência que a cultura afro e indígena exerce sobre nossa cultura;
Promover uma maior integração dos descendentes destes povos no convívio social;
Conhecer as descendências de raças que constituem a população local;
Permitir que os alunos tenham um maior contato com a história de suas raízes;
Sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade civil quanto à descriminação racial;
Promover a cidadania e a questão da igualdade entre os povos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Muitas poderão ser as formas de abrangência do tema em sala de aula. Dentre tantas elas podemos citar desde pesquisas, exploração dos conteúdos, ate manifestações de arte e cultura desses povos. A seguir estão uma série de sugestões para se trabalhar a cultura afro e indígena dentro do contexto escolar:

Realizar pesquisas direcionadas ao povoamento da região, dando um enfoque também as influências observadas em nossa cultura decorrentes dele;
Montar um dicionário da cultura negra e indígena baseados nas palavras vivenciadas em nossa região;
Representar através de teatro as diferentes culturas e raças existentes e também os preconceitos por elas vividos;
Fazer uma pesquisa de amostragem, sobre a quantidade de pessoas que se declaram negra no lugar onde moram, fazendo em seguida um gráfico o qual pode ser trabalhado nas aulas de matemática;
Fazer uma pesquisa sobre as formas de preconceitos vivenciadas pelas pessoas que se declaram descendentes de africanos ou indígenas;
Montar um painel com figuras que ilustrem a arte, a cultura afro-brasileira e indígena, procurando dar destaque aquelas que são mais presentes em nosso meio;
Trabalhar letras de músicas (sugestão - Pe. Zezinho);
Trabalhar filmes que retratem o cotidiano destes povos, seja na atualidade, seja no passado (sugestão – cultura indígena – Tainá 02), DVD’s Tv Escola – discos: 22, 47, 48, 49, 50 (vol. II);
Estudar a vida de pessoas ilustres que descendem desses povos, assim como Zumbi dos Palmares, João Candido, entre outros;
Palestra sobre Diversidade Cultural;
Trabalhar historinhas infantis que retratem a cultura destes povos.


RECURSOS HUMANOS:
Professor, núcleo gestor, alunos, pais, comunidade civil e funcionários em geral, órgãos públicos - IBAMA;

MATERIAIS:
Aparelho de DVD, cd’s, aparelho de som, Internet, computador, cartolinas, tinta guache, caderno, caneta, livros, pincéis, figuras, filmes, entre outros;

AVALIAÇAO:

O processo avaliativo se dará gradativamente, buscando analisar o comportamento dos discentes frente as questões colocadas em sala e também relacionadas ao convívio escolar.

CRONOGRAMA DE AÇÕES

DATAS
AÇÕES

05/08

Explanação em sala do tema cultura afro-brasileira e indígena

Palestra – Diversidade cultural

Pesquisas quantitativas e de amostragem

Decorrer do ano letivo

Atividades envolvendo arte, cultura, culinária , língua ...

08/08

Minidicionário da língua indígena e africana

Painel de figuras representando a cultura e arte afro brasileira e indigena
No decorrer do ano letivo

Apresentação de filmes

No decorrer do ano letivo

Trabalho com letras de música