PROJETO CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
JUSTIFICATIVA
Desde o mais remoto dos tempos o convívio humano é marcado por conflitos, desigualdades e tudo o mais que possa está ligado às diferenças existentes entre eles.
O preconceito é um dos problemas vivenciados com mais freqüência. Este é passado de geração a geração, levando consigo a hostilidade e o sentimento de exclusão, levando a humanidade se dividir em grupos, onde muitos se conceituam como “superiores” ou “melhores”.
Trabalhar a cultura afro-brasileira e indígena permitirá a nós enquanto Escola está promovendo um resgate aos seus costumes e tradições, procurando está sensibilizando a população local da influência e da importância que a cultura africana e indígena tiveram ao longo dos tempos em diversos setores de nossa sociedade. Vemos também neste projeto a oportunidade do resgate as contribuições dadas por esses povos a nossa língua, culinária, costumes...
Enquanto instituição educacional, as ações aqui descritas nos permitirão também está permitindo que a promoção da cidadania se faça presente em nosso cotidiano e consequentemente no currículo escolar. Fato esse que nos norteará rumo à conscientização sobre a igualdade entre os povos. E nos fará refletir ainda sobre a questão das diferenças. Mostrando que elas existem e são necessárias para que nossa população tenha essa diversidade cultural tão rica e admirada no âmbito internacional.
Abolir o preconceito, certamente não se conseguirá, mas esclarecer, amenizar e levar o aluno e a comunidade civil a uma analise sobre suas ações, constituirão o norte seguido por nós rumo à sensibilização e conscientização para uma população mais igualitária onde prevaleça acima de tudo o respeito.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
LINGUAGENS E CÓDIGOS:
Língua Portuguesa;
Artes;
CIÊNCIAS NATURAIS:
Matemática;
Ciências;
CIÊNCIAS HUMANAS:
História;
Geografia;
Obs: interdisciplinaridade com educação religiosa e educação física.
OBJETIVO GERAL
Promover ações de resgate a cultura e a história dos povos africanos e indígenas, buscando fazer uma contextualização entre realidade nacional e realidade local.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Promover através da conscientização uma convivência harmônica entre as diferenças existentes na escola;
Combater o preconceito relacionado à raça negra e indígena;
Divulgar a influência que a cultura afro e indígena exerce sobre nossa cultura;
Promover uma maior integração dos descendentes destes povos no convívio social;
Conhecer as descendências de raças que constituem a população local;
Permitir que os alunos tenham um maior contato com a história de suas raízes;
Sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade civil quanto à descriminação racial;
Promover a cidadania e a questão da igualdade entre os povos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Muitas poderão ser as formas de abrangência do tema em sala de aula. Dentre tantas elas podemos citar desde pesquisas, exploração dos conteúdos, ate manifestações de arte e cultura desses povos. A seguir estão uma série de sugestões para se trabalhar a cultura afro e indígena dentro do contexto escolar:
Realizar pesquisas direcionadas ao povoamento da região, dando um enfoque também as influências observadas em nossa cultura decorrentes dele;
Montar um dicionário da cultura negra e indígena baseados nas palavras vivenciadas em nossa região;
Representar através de teatro as diferentes culturas e raças existentes e também os preconceitos por elas vividos;
Fazer uma pesquisa de amostragem, sobre a quantidade de pessoas que se declaram negra no lugar onde moram, fazendo em seguida um gráfico o qual pode ser trabalhado nas aulas de matemática;
Fazer uma pesquisa sobre as formas de preconceitos vivenciadas pelas pessoas que se declaram descendentes de africanos ou indígenas;
Montar um painel com figuras que ilustrem a arte, a cultura afro-brasileira e indígena, procurando dar destaque aquelas que são mais presentes em nosso meio;
Trabalhar letras de músicas (sugestão - Pe. Zezinho);
Trabalhar filmes que retratem o cotidiano destes povos, seja na atualidade, seja no passado (sugestão – cultura indígena – Tainá 02), DVD’s Tv Escola – discos: 22, 47, 48, 49, 50 (vol. II);
Estudar a vida de pessoas ilustres que descendem desses povos, assim como Zumbi dos Palmares, João Candido, entre outros;
Palestra sobre Diversidade Cultural;
Trabalhar historinhas infantis que retratem a cultura destes povos.
RECURSOS HUMANOS:
Professor, núcleo gestor, alunos, pais, comunidade civil e funcionários em geral, órgãos públicos - IBAMA;
MATERIAIS:
Aparelho de DVD, cd’s, aparelho de som, Internet, computador, cartolinas, tinta guache, caderno, caneta, livros, pincéis, figuras, filmes, entre outros;
AVALIAÇAO:
O processo avaliativo se dará gradativamente, buscando analisar o comportamento dos discentes frente as questões colocadas em sala e também relacionadas ao convívio escolar.
CRONOGRAMA DE AÇÕES
DATAS
AÇÕES
05/08
Explanação em sala do tema cultura afro-brasileira e indígena
Palestra – Diversidade cultural
Pesquisas quantitativas e de amostragem
Decorrer do ano letivo
Atividades envolvendo arte, cultura, culinária , língua ...
08/08
Minidicionário da língua indígena e africana
Painel de figuras representando a cultura e arte afro brasileira e indigena
No decorrer do ano letivo
Apresentação de filmes
No decorrer do ano letivo
Trabalho com letras de música
JUSTIFICATIVA
Desde o mais remoto dos tempos o convívio humano é marcado por conflitos, desigualdades e tudo o mais que possa está ligado às diferenças existentes entre eles.
O preconceito é um dos problemas vivenciados com mais freqüência. Este é passado de geração a geração, levando consigo a hostilidade e o sentimento de exclusão, levando a humanidade se dividir em grupos, onde muitos se conceituam como “superiores” ou “melhores”.
Trabalhar a cultura afro-brasileira e indígena permitirá a nós enquanto Escola está promovendo um resgate aos seus costumes e tradições, procurando está sensibilizando a população local da influência e da importância que a cultura africana e indígena tiveram ao longo dos tempos em diversos setores de nossa sociedade. Vemos também neste projeto a oportunidade do resgate as contribuições dadas por esses povos a nossa língua, culinária, costumes...
Enquanto instituição educacional, as ações aqui descritas nos permitirão também está permitindo que a promoção da cidadania se faça presente em nosso cotidiano e consequentemente no currículo escolar. Fato esse que nos norteará rumo à conscientização sobre a igualdade entre os povos. E nos fará refletir ainda sobre a questão das diferenças. Mostrando que elas existem e são necessárias para que nossa população tenha essa diversidade cultural tão rica e admirada no âmbito internacional.
Abolir o preconceito, certamente não se conseguirá, mas esclarecer, amenizar e levar o aluno e a comunidade civil a uma analise sobre suas ações, constituirão o norte seguido por nós rumo à sensibilização e conscientização para uma população mais igualitária onde prevaleça acima de tudo o respeito.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
LINGUAGENS E CÓDIGOS:
Língua Portuguesa;
Artes;
CIÊNCIAS NATURAIS:
Matemática;
Ciências;
CIÊNCIAS HUMANAS:
História;
Geografia;
Obs: interdisciplinaridade com educação religiosa e educação física.
OBJETIVO GERAL
Promover ações de resgate a cultura e a história dos povos africanos e indígenas, buscando fazer uma contextualização entre realidade nacional e realidade local.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Promover através da conscientização uma convivência harmônica entre as diferenças existentes na escola;
Combater o preconceito relacionado à raça negra e indígena;
Divulgar a influência que a cultura afro e indígena exerce sobre nossa cultura;
Promover uma maior integração dos descendentes destes povos no convívio social;
Conhecer as descendências de raças que constituem a população local;
Permitir que os alunos tenham um maior contato com a história de suas raízes;
Sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade civil quanto à descriminação racial;
Promover a cidadania e a questão da igualdade entre os povos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Muitas poderão ser as formas de abrangência do tema em sala de aula. Dentre tantas elas podemos citar desde pesquisas, exploração dos conteúdos, ate manifestações de arte e cultura desses povos. A seguir estão uma série de sugestões para se trabalhar a cultura afro e indígena dentro do contexto escolar:
Realizar pesquisas direcionadas ao povoamento da região, dando um enfoque também as influências observadas em nossa cultura decorrentes dele;
Montar um dicionário da cultura negra e indígena baseados nas palavras vivenciadas em nossa região;
Representar através de teatro as diferentes culturas e raças existentes e também os preconceitos por elas vividos;
Fazer uma pesquisa de amostragem, sobre a quantidade de pessoas que se declaram negra no lugar onde moram, fazendo em seguida um gráfico o qual pode ser trabalhado nas aulas de matemática;
Fazer uma pesquisa sobre as formas de preconceitos vivenciadas pelas pessoas que se declaram descendentes de africanos ou indígenas;
Montar um painel com figuras que ilustrem a arte, a cultura afro-brasileira e indígena, procurando dar destaque aquelas que são mais presentes em nosso meio;
Trabalhar letras de músicas (sugestão - Pe. Zezinho);
Trabalhar filmes que retratem o cotidiano destes povos, seja na atualidade, seja no passado (sugestão – cultura indígena – Tainá 02), DVD’s Tv Escola – discos: 22, 47, 48, 49, 50 (vol. II);
Estudar a vida de pessoas ilustres que descendem desses povos, assim como Zumbi dos Palmares, João Candido, entre outros;
Palestra sobre Diversidade Cultural;
Trabalhar historinhas infantis que retratem a cultura destes povos.
RECURSOS HUMANOS:
Professor, núcleo gestor, alunos, pais, comunidade civil e funcionários em geral, órgãos públicos - IBAMA;
MATERIAIS:
Aparelho de DVD, cd’s, aparelho de som, Internet, computador, cartolinas, tinta guache, caderno, caneta, livros, pincéis, figuras, filmes, entre outros;
AVALIAÇAO:
O processo avaliativo se dará gradativamente, buscando analisar o comportamento dos discentes frente as questões colocadas em sala e também relacionadas ao convívio escolar.
CRONOGRAMA DE AÇÕES
DATAS
AÇÕES
05/08
Explanação em sala do tema cultura afro-brasileira e indígena
Palestra – Diversidade cultural
Pesquisas quantitativas e de amostragem
Decorrer do ano letivo
Atividades envolvendo arte, cultura, culinária , língua ...
08/08
Minidicionário da língua indígena e africana
Painel de figuras representando a cultura e arte afro brasileira e indigena
No decorrer do ano letivo
Apresentação de filmes
No decorrer do ano letivo
Trabalho com letras de música
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