Projeto cinema na Comunidade - Cronograma
06/03: Brinquedoteca: Abert. oficial do Projeto - 18:30h
20/03 - Abertura – Interior - Preá - 18:30 h
03/04 - Caiçara - 18:30 h
24/04 - Solidão - 18:30 h
08/05 - Brinquedoteca - 18:30 h
22/05 - L. Monteiros - 18:30 h
05/06 - Cajueirinho I - 18:30 h
26/06 - Paraguai - 18:30 h
03/07 - Praça Afonso Fontes- 18:30 h
17/07 - CCC - 18:30 h
07/08 - Brinquedoteca - 18:30 h
21/08 - Aroeira - 18:30 h
04/09 - Preá - 18:30 h
11/09 - Caiçara de Baixo - 18:30 h
09/10 - Brinquedoteca - 18:30 h
30/10 - Pit do Cajueirinho - 18:30 h
13/11 - Pitombeiras -18:30 h
27/11 - L. Salgada - 18:30 h
20/12 - Praça do evento - 18:30 h
Natal das Crianças
06/03: Brinquedoteca: Abert. oficial do Projeto - 18:30h
20/03 - Abertura – Interior - Preá - 18:30 h
03/04 - Caiçara - 18:30 h
24/04 - Solidão - 18:30 h
08/05 - Brinquedoteca - 18:30 h
22/05 - L. Monteiros - 18:30 h
05/06 - Cajueirinho I - 18:30 h
26/06 - Paraguai - 18:30 h
03/07 - Praça Afonso Fontes- 18:30 h
17/07 - CCC - 18:30 h
07/08 - Brinquedoteca - 18:30 h
21/08 - Aroeira - 18:30 h
04/09 - Preá - 18:30 h
11/09 - Caiçara de Baixo - 18:30 h
09/10 - Brinquedoteca - 18:30 h
30/10 - Pit do Cajueirinho - 18:30 h
13/11 - Pitombeiras -18:30 h
27/11 - L. Salgada - 18:30 h
20/12 - Praça do evento - 18:30 h
Natal das Crianças
PROJETO
INTRODUÇÃO
O cinema, em sua origem, tem como função entreter, transportar o espectador para aquela realidade apresentada na tela. Algumas vezes o que nos é apresentado parece irreal, mas esquecemos que a principal característica da sociedade tecnológica é a evolução constante da ciência; por isso alguns filmes nada mais são que um reflexo das discussões do “mundo real” que, de uma forma ou de outra, giram em torno do uso, indevido ou não, da técnica naquilo que é natural.
O cinema é dotado de uma linguagem própria e compreendê-lo vai além da simples apreciação de imagens e sons, assim como ler é mais do que decodificar palavras. É preciso educar para se viver na sociedade da informação, com seu amplo e evolutivo leque de produção cultural. E o cinema serve como mais uma ferramenta de aprendizado e desenvolvimento do senso crítico, ajudando os estudantes e a comunidade na tarefa de ampliar seu grau de informação.
Percebe-se que o cinema se configura num objeto de estudo rico para a análise das novas formas de vida que emergem na Sociedade da Informação. Principalmente se utilizarmos o cinema como esse objeto a ser observado, posto que o mesmo é subjugado, ao ser apenas considerado como uma mera forma de lazer para as massas. O cinema passa a ser agora uma forma de emancipação do homem.
BIA CAGLIANI(p. 38-52, 2005)
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Implantar por meio da Parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura e Ação Social, uma ação de inclusão cultural por meio do Cinema, visando atingir principalmente as familias atendidas pelo ASEF, assim como a comunidade em geral onde o serviço atua, criando outrossim um cronograma de exibições priorizando famílias excluídas desta oportunidade, existente apenas nas grandes cidades.
Objetiva ainda oportunizar acesso à cultura através das sessões de cinema e de reflexão e conhecimento através de debates que são realizados após cada sessão, bem como o estudo pessoal de novas formas de vida existente no mundo moderno conforme afirma Bia Cagliane (Formada em Ciências Sociais pela UFPB e e membro do GETS – Grupo de Estudos em Tecnologia e Sociedade):
“Em geral, o cinema tem como função entreter. É uma forma de lazer que tem como papel original tirar o espectador do real transportando-o para um outro mundo, uma outra época. Sempre encaramos roteiros que não são os das nossas vidas: senhoras do século XIX, cowboys americanos, cavaleiros, donas-de-casa de um subúrbio qualquer, policiais de um futuro que não veremos,entre outras mil fantasias que não são, nem nunca serão – sejamos realistas – a nossa realidade”. (Pág. 38-52, 2005)
OBJETIVO DO PROJETO
Oportunizar as famílias e comunidades envolvidas no ASEF, inclusão cultural por meio do Cinema, em cronograma a ser divulgado por todo município;
Realizar ações sócio-educativas de debates entre famílias envolvidas, alunos das escolas, e programas do PETI e Pró Jovem, Brinquedoteca, participantes do projeto, no intuito de promover a interpretação crítica dos filmes exibidos ;
Divulgar as ações desenvolvidas por meio de cartazes, site de Cruz, Radio local, e blog do Selo UNICEF, como forma de esclarecimentos a população e mobilização dos envolvidos
ESTRATÉGIA DE AÇÃO
Reuniões entre setores envolvidos – Coordenação de Cultura, Coordenação do ASEF, Coordenação da Brinquedoteca, Coordenação da biblioteca (responsáveis pela execução do Projeto) para discussão e elaboração do Plano de Trabalho adaptando-o as condições e estruturas existentes e relacionado-o as atividades desenvolvidas com Crianças e adolescentes nas escolas, PETI e Pró-Jovem;
A divulgação inicial do Projeto será realizada através de som volante e de forma permanente através do site de Cruz, Rádio 6 de abril – Programa Espaço Municipal, e cartazes a serem enviados aos locais onde acontecerão os eventos de acordo com cronograma de execução;
Na Brinquedoteca haverá mobilização e divulgação do cronograma a ser executado no projeto, bem como também explanações inciais sobre a temáticas dos filmes exibidos e discussão com o publico envolvido;
Nas comunidades atendidas pelo ASEF – Ações sócio-educativas de apoio as familias – haverá discussão posterior a exibição dos filmes em encontros promovidos pelos núcleos como forma de organizar o relatório da Coordenação Geral e monitoramento das ações;
Nas escolas deverão acontecer atividades anteriores a apresentação do Cinema nas respectivas comunidades como: divulgação, preparação, mobilização e organização do espaço em parceria com o ASEF, bem como atividades escolares de interpretação e debate sobre os temas apresentados no projeto, para envio posterior a coordenação de cultura a ser postado no Blog do Selo UNICEF, bem como atividades desenvolvidas por outras unidades
Nas aulas de arte das escolas, deverá acontecer atividades de pesquisas e estudo sobre a importância do cinema para a inclusão cultural;
Semanalmente, acontecerá a exibição de filmes entre os participantes do PETI e Pró-Jovem sendo desenvolvidas atividades que promovam a interpretação crítica da realidade do contexto do filme exibido;
Reuniões entre setores envolvidos – Coordenação de Cultura, Coordenação do ASEF, Coordenação da Brinquedoteca, Coordenação da biblioteca (responsáveis pela execução do Projeto) para discussão e elaboração do Plano de Trabalho adaptando-o as condições e estruturas existentes e relacionado-o as atividades desenvolvidas com Crianças e adolescentes nas escolas, PETI e Pró-Jovem;
A divulgação inicial do Projeto será realizada através de som volante e de forma permanente através do site de Cruz, Rádio 6 de abril – Programa Espaço Municipal, e cartazes a serem enviados aos locais onde acontecerão os eventos de acordo com cronograma de execução;
Na Brinquedoteca haverá mobilização e divulgação do cronograma a ser executado no projeto, bem como também explanações inciais sobre a temáticas dos filmes exibidos e discussão com o publico envolvido;
Nas comunidades atendidas pelo ASEF – Ações sócio-educativas de apoio as familias – haverá discussão posterior a exibição dos filmes em encontros promovidos pelos núcleos como forma de organizar o relatório da Coordenação Geral e monitoramento das ações;
Nas escolas deverão acontecer atividades anteriores a apresentação do Cinema nas respectivas comunidades como: divulgação, preparação, mobilização e organização do espaço em parceria com o ASEF, bem como atividades escolares de interpretação e debate sobre os temas apresentados no projeto, para envio posterior a coordenação de cultura a ser postado no Blog do Selo UNICEF, bem como atividades desenvolvidas por outras unidades
Nas aulas de arte das escolas, deverá acontecer atividades de pesquisas e estudo sobre a importância do cinema para a inclusão cultural;
Semanalmente, acontecerá a exibição de filmes entre os participantes do PETI e Pró-Jovem sendo desenvolvidas atividades que promovam a interpretação crítica da realidade do contexto do filme exibido;