terça-feira, 23 de outubro de 2012

RELATÓRIO – PRÁTICA DE CONJUNTO



                                     




Imagens da Oficina de Sax ministrado por Carlos Marques de Jijoca de Jericoacoara


Aluna: Janaelia Vasconcelos
Instrumento: Saxofone/ PIMPS
Uma característica inerente às sociedades humanas, é buscar na maiorias das vezes, novos meios para enriquecer e/ou aprimorar algo que já vem sendo posto em prática.
É pensando nisso que recentemente, com à idéia da realização de uma prática musical que seja diferente e ao mesmo tempo atrativa, e, que envolva alunos do Projeto Música na Escola e alunos do PIMPS - Programa de Iniciação à Música Primeiro Sopro-, foi proposto uma prática em conjunto, para então juntar habilidades e fazer com que os alunos tenham conhecimentos de como é trabalhar em conjunto.
E, a partir da metade do mês de Agosto desse ano, com a participação de 26 alunos de 07 escolas diferentes do município, acontece na biblioteca municipal de Cruz, aos sábados pela manhã, a prática em conjunto.
Nesse momento é realizado o estudo e/ou ensaio de músicas, as mesmas sendo tocadas pelos próprios alunos com seus respectivos instrumentos.
E, para tornar esse momento ainda mais dinâmico, foi proposto pelo orientador, oficinas de música.
A primeira então realizada no dia 20 de Outubro, e como convidado para orientar esta oficina, Carlos Marques, professor monitor do NAEC (Núcleo de Arte Educação e Cultura), de Jijoca, que deu início apresentando dois instrumentos de sopro; saxofone e flauta transversal. A história, estrutura, e principais dificuldades dos instrumentos foram assuntos pontuados por ele, que terminou, acrescentando sua experiência como músico e deixando várias dicas.
Por fim, vale ressaltar, que todos apreciaram esse momento que foi de suma importância. O conhecimento e a motivação foram tamanhos, contribuindo para a formação de todos os alunos envolvidos.