terça-feira, 17 de junho de 2008

Produção Textual (Poesias) - Frei Jorge


POESIA SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO

I
Um clima brasileiro
Dos sertões nordestinos
Um exemplo de consciência
Que dá origem a tantos destinos.

II
Um deles é a cisterna
Para a água da chuva guardar
Para que a população
Mas tarde possa usar.

III
O Semi-Árido é quase seco
Mas tem água por lá
A evaporação ocorre
Para o volume da água controlar.


IV
Por isso não pense besteira
A seca não dar para atrapalhar
O desenvolvimento do Semi-Árido
Pois o povo é animado
Gosta muito de trabalhar
Só é um pouco castigado
Mas não se cansa de lutar.


ALUNA: MARIA SAMARA CUNHA
EEF MANOEL ANTÔNIO DA SILVEIRA
FREI JORGE, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CRUZ-CEARÁ

Produção Textual (Poesia) - Cajueirinho II


POESIA SOBRE O SEMI-ÁRIDO

I
Criamos essa poesia
Sobre uma região
Queria com alegria
Que prestassem atenção.

II
O tamanho é muito grande
Da região Semi-Árida
Sua extensão é comprida
É de 1142 metros quadrado.

III
Não há muitas condições
De trabalho nesse lugar
Também criação é difícil
Pois é difícil água por lá.

IV
A taxa de mortalidade
É grande nessa região
É pura realidade
Que lá crianças têm desnutrição.

V
A plantação ninguém pensa
Pela falta de água dali
Se disserem que lá as plantações são boas
É conversa pra boi dormir.

VI
Com uma descoberta que houve
As coisas vão melhorar
O mandacaru serve de alimento
Para as pessoas desse lugar.

VII
Se isso ocorrer
As coisas vão mudar
As pessoas vão poder
Até dinheiro ganhar.

VIII
Espero que isso ocorra
Para as pessoas dali melhorar
Não só em vida financeira
Mas também para as crianças desse lugar.


ALUNOS: DANIEL, EDIVANGER, DANIELA E MARINA
EEF MARIA FILOMENA SOUSA (CAJUEIRINHO II, ZONA RURAL)

Produção Textual - Cajueirinho II

Relatório sobre o Semi-Árido

A Unidade Escolar de Ensino Fundamental Maria Filomena Sousa estar pondo em prática o seu estudo em prol da comunidade para a Educação e Convivência com o Semi-Árido, para essa educação ser realmente uma descoberta de um paraíso de riquezas, foram feitas reuniões com o núcleo gestor, onde fomos orientados a como agir no momento das pesquisas foi formado grupos de crianças e adolescentes para a realização de pesquisas na comunidade.
Também participamos de uma reunião com os pais em que fomos apresentados e no momento aconteceu a divulgação da importância do Selo Unicef para o município através do coordenador geral da escola.

Os quatro roteiros foram divididos entre salas e trabalhados seguindo o desdobramento. Já realizamos três roteiros sendo que iniciaremos o quarto na próxima semana em virtude da Semana do Meio Ambiente.

Aluna: Francisca Samara Lopes
Idade: 15 Anos - Série: 8º Ano
EEF Maria Filomena Sousa (Cajueirinho II, Zona Rural)

Produção Textual - Tucuns



Texto sobre o clima do semi-árido

O Semi-árido é uma das regiões consideradas mais populosa e abriga mais de milhões de pessoas principalmente no norte de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e no sudeste do Maranhão.


Neste caso mora mais gente na área rural, nessa área chove mais de 200 milímetros de água, em média de condições para dar água de qualidade a uma família de 5 pessoas, durante todo o ano.


Por causa das características climáticas das regiões do Nordeste foi destacado os maiores índices de evaporação do Brasil. Por causa disso, se torna pouco o reservatório de água e os torna inúteis em época de seca.


Além das águas sujas que se acumulam nas baixadas é a causa das maiores doenças do sertão: Amebíase, Diarréia e Cólera.



Alunas: Elaine e Vitória - Série: 9º ano

EEF Filomeno Freitas Vasconcelos

Relatório Semana Meio Ambiente - CEB Maria Pereira Brandão


A sensibilização sobre as pesquisas e temas a serem trabalhados na Semana do Meio Ambiente começou dia 19/05/08, com uma conversa com todos os professores. Estes trabalharam em sala o tema: Aquecimento Global, criaram cartazes e orientaram os alunos a fazerem as pesquisas de campo sobre os tipos de árvores que existiam em sua rua, no quintal do vizinho da direita e da esquerda, as árvores do caminho da escola,quais os benefícios que essas árvores trazem e o que as famílias fazem com as folhas das árvores.


Depois das pesquisas realizadas, foi feito um apanhado de quantas árvores existiam em cada rua e seus respectivos tipos. O desdobramento das pesquisas foram realizados nas salas , onde os alunos chegaram à conclusão do que era feito com as folhas das árvores ,a maioria das famílias queimam as folhas e o restante jogam no lixo.


No dia 04/05/08, todos os alunos do período da tarde participou de uma passeata, carregando faixa e cartazes sobre o tema : Aquecimento Global, até a Praça Afonso Fontes, onde houve a culminância da Semana do Meio Ambiente. Estavam presentes Jonas Muniz, prefeito, José Bezerra de Sousa Júnior, secretário do Meio Ambiente, Raimundo Otávio da Mota, Secretário de Educação. Diretores e Coordenadores das escolas municipais da sede, representantes da SEMACE entre outros. Na ocasião, as escolas apresentaram números artísticos e foram distribuíram mudas de plantas.

Semana do Meio Ambiente 31 a 05/06/08 - Canema


A Escola de Ensino Fundamental Filomena Martins dos Santos aderiu a proposta da Secretaria do Meio Ambiente que seria realizar nas escolas o Roteiro ora estabelecida na cartinha do UNICEF- Edição 2008 sobre a coordenação da orientadora municipal Maria José de Farias através da temática “ Educação para convivência com o semi-árido” tendo como tema principal Cadê a Terra a Vegetação do Semi-Àrido.

A escola realizou dia 29/05/08 um planejamento geral com todos os professores da educação infantil ao 9° ano para planejar como seria a aplicação do roteiro acima citado e que estratégias utilizariam tendo em vista a diversidade de turmas e níveis os quais seriam trabalhados. Ficou decidido que trabalharíamos com roda de conversa, concurso de desenhos, produção de textos após a pesquisa de campo, confecção de murais e que cada professor planejaria conforme a realidade das turmas.

Ainda no planejamento a orientadora do UNICEF na escola senhora Valdirene Cruz do Nascimento apresentou aos docentes e gestores a programação da semana:Dia 31/05/08- abertura da Semana do Meio Ambiente com as pesquisas do quarto roteiro: Cadê a Terra e a Vegetação do semi-árido;fazendo o levantamento dos tipos de árvores que existem na rua onde moro e quantas árvores de da tipo existem? Pesquisar ainda sobre quais as árvores que existem no meu caminho de casa para a escola ; quantas árvores existem na minha casa, na casa da direita e na esquerda e quais benefícios que essas árvores trazem e para quem é o beneficio? No dia 03/06/08 aconteceu o desdobramento das duas pesquisas em sala de aula e aplicação da pesquisa sobre onde brincam as crianças de minha rua e o que as famílias fazem com as folhas das árvores, o desdobramento ocorreu dia 04/06/08 no inicio das aulas em cada turno.

Para fechar a semana ambiental aconteceu uma culminância – passeata das escolas até a Praça Afonso Fontes envolvendo todas as escolas municipais . Onde estavam presentes professores, alunos, gestores, pais, secretários municipais, o prefeito, a 1° dama do município e outras autoridades. O que nos fez feliz foi a oportunidade que tivemos em apresentar a comunidade cruzense o grupo de ambientalista mirim da escola através o “ Projeto Música na Escola”com a aluna Renata cantando a música Herdeiro do Futuro , após houve uma coreografia com a música Planeta Azul.E a fala da diretora Aurilene Vasconcelos Silveira palavras de incentivo foram mencionadas sobre o meio ambiente, agradecimentos foram feitos , observações realizadas tudo em prol da preservação ambiental. Em fim todas as escolas realizaram atividades voltadas para a temática bem como: aquecimento global, água, lixo, queimadas.
Foi maravilhoso ver a comunidade escolar reunida, não poderia esquecer a presença do José Bezerra secretário do Meio Ambiente o qual conduziu e recebeu muito bem as escolas e demais convidados e toda comunidade local, através de entrevistas e reportagens improvisadas por uma repórter e distribuição de mudas aos donos de bares presentes, diretores, representantes políticos e outra lideranças comunitárias. Acredito eu que o objetivo tenha sido alcançado posso falar da escola onde trabalho, do envolvimento dos alunos e professores e fim de todos nós. Ainda vale lembrar que dia 05/06/08 dia da ecologia realizamos distribuição de algumas mudas para comunidade de Canema as quais recebemos da secretaria do meio ambiente.

Enquanto mobilizadora tenho certeza que dei o melhor de mim para fazer acontecer na escola uma semana dinâmica e criativa tendo sempre como foco principal chamar atenção para s problemas ambientas que o planeta vem passando, pois sei que o trabalho em parceria faz a diferença e que nós somos os responsáveis enquanto educadores para mudar este quadro trágico do planeta TERRA!

Atenciosamente,

Valdirene Cruz do Nascimento
Orientadora da Escola
Cruz - 09/06/08