quinta-feira, 26 de junho de 2008

FOTOS DOS MOMENTOS DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DAS ESCOLAS DA SEDE DO MUNICÍPIO

Mobilizadora Municipal da Temática: Semi-Árido, Mazé; Representante da Semace, Karina Sales e Secretário do meio Ambiente, José Bezerra
Quarto Roteiro da temática"Educação para a Convivência com o Semi-Árido




Prefeito Municipal, Jonas Muniz cumprimentando as escolas e participantes; secretário de Educação, Raí e Presidente da Câmara, Geraldo Cunha, juntos sensibilizados com esta causa tão nobre "Meio Ambiente"


Apresentação dos alunos



Alunos do CEB Maria Pereira Brandão, Centro, apresentando cartazes em campanha pelo Meio Ambiente




Apresentações das escolas na Praça Afonso Fontes, Centro da Cidade de Cruz




Secretário do Meio Ambiente, José Bezerra e alunos das escolas



Faixas das escolas manifestando seus temas na passeata ecológica



Apresentação do Grupo de Ambientalistas Mirins da Escola Filomena Martins dos Santos - sobre o tema: Água



Alunos do CEB Paulo Freire - Ceru, apresentando música sobre a temática: Lixo



Alunos da Escola do Canema participando do momento


Alunos do CEB Paulo Freire


As escolas da sede do Município de Cruz, reuniram-se em uma passeta ecológica, neste dia 05 de Junho abordando os temas: Água, Aquecimento Global, Queimadas e Lixo. Realizaram as pesquisas com os alunos na Semana do Meio Ambiente com as perguntas do quarto roteiro sobre o tema: Cadê a terra e a vegetação do Semi-Árido? E em culminância reuniram-se em Praça Pública para manifestarem seus temas estudados.
Maria José de Farias (Mobilizadora do Selo no Município com a temática: Educação para a Convivência com o Semi-árido







RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Apresentação da Onça Pintada representando a extinção dos animais
Faixas expostas pelos alunos sobre as queimadas

Alunos em Praça Pública manifestando os problemas com as queimadas através de faixas e cartazes


Apresentação teatral sobre a extinção dos animais



Alunos apresentando os dez mandamentos da natureza


A escola de Ensino Fundamental Filomeno Freitas Vasconcelos na localidade de Tucuns trabalhou o tema Semi-Árido do Selo Unicef com as pesquisas do primeiro roteiro em campo, fazendo o desdobramento em sala de aula com a explanação sobre o cuidado necessário durante a gestação, os hábitos de higiene, água, saneamento, lixo, debatendo com os alunos sobre a saúde da mulher, da criança, do adolescente, e das pessoas da comunidade, falando também das dificuldades que as famílias têm para cuidar da saúde e dando sugestões, a fim de aproveitar as informações coletadas pela as turmas e dando condições da sua escola do melhor modo possível.

O segundo roteiro foi trabalhado como atividade de casa, fazendo a entrevista com seus pais e trazendo os resultados para ser discutido, junto com seus desdobramento, adquirindo conhecimento sobre água, não tomando banho nas águas sujas, suas causas, o cuidado que devemos ter, em fim muitas preocupações, a respeito do semi-árido, principalmente em relação à saúde.
O terceiro roteiro foi trabalhado dentro da escola, pesquisado com merendeiras, secretário, vigia e gestores, e debatido o trabalho através de uma roda de conversa sobre o que eles acham mais interessante e ouvindo algumas sugestões sobre o melhor meio de dizer o que aprenderam .Através de desenhos e cartazes.

Por último, o quarto roteiro com as pesquisas em campo, seguindo a programação enviada pela secretaria e foi uma semana bem aproveitosa, com cartazes e faixas com seus temas pedidos e suas apresentações para ser apresentado na praça Afonso Fontes, onde as quatro escolas da sede se encontraram para comemorar a semana do meio Ambiente. Na ocasião a escola apresentou uma aluna representando a onça escrevendo uma carta aos habitantes do planeta terra, a qual tratava-se de um pedido de socorro aos homens para conservarem o habitat dos animais que já estão em extinção, por causa do consumo desenfreado do ser humano e o uso irracional dos bens da natureza, lembrando ao homem que ele está se autodestruindo ao destruir o meio ambiente.

A Semana foi encerrada com a distribuição de mudas de plantas para a comunidade, para que todos sejam envolvidos neste processo de conscientização em defesa do meio ambiente.

“Devemos como humanos que somos pensarmos nas conseqüências que já estão acontecendo e começarmos já, defendendo a natureza com ações não com palavras; semeando, plantando, regando, despoluindo e assim estaremos fazendo a nossa parte”.

Realização:
GT (Grupo de Trabalho) e Mobilizadores do Selo Unicef da EEF Filomeno Freitas Vasconcelos – Tucuns, Sede do Município de Cruz, Ceará

RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I SOBRE O QUARTO RETEIRO: CADÊ A TERRA E A VEGETAÇAO DO SEMI-ÁRIDO?

Alunos da Educação Infantil na Campanha de Plantio de Mudas na Escola

Campanha de plantio de mudas feito por alunos do 1º e 2º ano


Alunos da Educação Infantil e professora juntos na campanha do plantio de mudas


Apresentação das experiências com os tipos de solo realizado pelos alunos do 3º ao 5º ano


Alunos da Ed. Infantil e 1º ano em aula de campo pela preservaçãodas plantas

Alunos em contato com o solo

Relatório das Atividades sobre o quarto roteiro: Cadê a terra e a vegetação do Semi-Árido?

Na última semana de maio realizamos a pesquisa do quarto roteiro: Cadê a terra e a Vegetação do Semi-Árido? Cada aluno realizou essa pesquisa na sua própria casa.
No dia três de junho foi feita na escola a abertura da Semana do Meio Ambiente com as pesquisas realizadas, onde fizemos o levantamento dos tipos de árvores que existem em nossas casas, quantas árvores existem de cada tipo, quem plantou e há quanto tempo foram plantadas, ao benefícios que as árvores trazem para as pessoas do lugar onde moramos e para a natureza. Também procuramos saber se o mato era queimado quando há o preparo para o plantio.
No dia 04 de junho as turmas do Infantil III, IV e V, fizeram um passeio até a lagoa, observando o meio ambiente e a professora tirou as fotos. A turma do 1º ano fez um passeio pelo pátio da escola e encontrou cinco tipos de solo diferentes, a professora explicou para eles as características de cada um e guardou o melhor solo para ser utilizado no dia seguinte no plantio da árvore.
A turma do 2º ano também fez um passeio ao redor da escola analisando os diferentes tipos de solo existentes e procurando saber qual o melhor para o plantio. A turma do 3º ano também fez um passeio pela escola para ver os diferentes solos e as plantas.
A turma do 5º ano trouxe para a escola um punhado do melhor solo, outro do pior e um terceiro do solo médio e juntamente com o professor plantaram sementes nestes três tipos de solo para depois analisarem em qual deles a planta irá se desenvolver melhor. Também comentamos sobre as atitudes que prejudicam a natureza na nossa casa, na escola, no trabalho, na comunidade, na saúde e na gestão pública. A turma do 3º ano produziu textos e fez cartazes sobre o meio ambiente.
A turma do 5º ano também fez cartazes. No dia seguinte, 05 de junho fizemos a culminância da semana onde cada turma desde o Infantil III até o 5º ano fez o plantio de mudas de árvores na escola e formamos as equipes para cuidar de cada uma. As professoras explicaram sobre os cuidados que devemos ter com as plantas para elas poderem crescer, dar frutos e exercerem sua função na natureza.

Aluna: Luziane Ribeiro do Nascimento
Data: 10 de junho de 2008
Série: 3º ano
Idade: 8 anos
Escola: EEF Antonio Gregório do Nascimento – Belém, zona rural do município de Cruz