quinta-feira, 26 de junho de 2008

RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I SOBRE O QUARTO RETEIRO: CADÊ A TERRA E A VEGETAÇAO DO SEMI-ÁRIDO?

Alunos da Educação Infantil na Campanha de Plantio de Mudas na Escola

Campanha de plantio de mudas feito por alunos do 1º e 2º ano


Alunos da Educação Infantil e professora juntos na campanha do plantio de mudas


Apresentação das experiências com os tipos de solo realizado pelos alunos do 3º ao 5º ano


Alunos da Ed. Infantil e 1º ano em aula de campo pela preservaçãodas plantas

Alunos em contato com o solo

Relatório das Atividades sobre o quarto roteiro: Cadê a terra e a vegetação do Semi-Árido?

Na última semana de maio realizamos a pesquisa do quarto roteiro: Cadê a terra e a Vegetação do Semi-Árido? Cada aluno realizou essa pesquisa na sua própria casa.
No dia três de junho foi feita na escola a abertura da Semana do Meio Ambiente com as pesquisas realizadas, onde fizemos o levantamento dos tipos de árvores que existem em nossas casas, quantas árvores existem de cada tipo, quem plantou e há quanto tempo foram plantadas, ao benefícios que as árvores trazem para as pessoas do lugar onde moramos e para a natureza. Também procuramos saber se o mato era queimado quando há o preparo para o plantio.
No dia 04 de junho as turmas do Infantil III, IV e V, fizeram um passeio até a lagoa, observando o meio ambiente e a professora tirou as fotos. A turma do 1º ano fez um passeio pelo pátio da escola e encontrou cinco tipos de solo diferentes, a professora explicou para eles as características de cada um e guardou o melhor solo para ser utilizado no dia seguinte no plantio da árvore.
A turma do 2º ano também fez um passeio ao redor da escola analisando os diferentes tipos de solo existentes e procurando saber qual o melhor para o plantio. A turma do 3º ano também fez um passeio pela escola para ver os diferentes solos e as plantas.
A turma do 5º ano trouxe para a escola um punhado do melhor solo, outro do pior e um terceiro do solo médio e juntamente com o professor plantaram sementes nestes três tipos de solo para depois analisarem em qual deles a planta irá se desenvolver melhor. Também comentamos sobre as atitudes que prejudicam a natureza na nossa casa, na escola, no trabalho, na comunidade, na saúde e na gestão pública. A turma do 3º ano produziu textos e fez cartazes sobre o meio ambiente.
A turma do 5º ano também fez cartazes. No dia seguinte, 05 de junho fizemos a culminância da semana onde cada turma desde o Infantil III até o 5º ano fez o plantio de mudas de árvores na escola e formamos as equipes para cuidar de cada uma. As professoras explicaram sobre os cuidados que devemos ter com as plantas para elas poderem crescer, dar frutos e exercerem sua função na natureza.

Aluna: Luziane Ribeiro do Nascimento
Data: 10 de junho de 2008
Série: 3º ano
Idade: 8 anos
Escola: EEF Antonio Gregório do Nascimento – Belém, zona rural do município de Cruz

Nenhum comentário: