quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Estudo da Musicalidade Afro-Brasileira e Indigena - Canema

Laira da Silva Ferreira, 6º ano B, 12 anos, aluna da EEF Filomena Martins dos Santos.

Na aula de Música, o professor nos mostrou um CD com ritmos africanos, em que os instrumentos: tambor, pandeiro e até berimbau se encontravam. No CD havia um homem que falava sobre os nomes e como eram confeccionados os instrumentos.

Dentre os instrumentos falados tinha o caxixi, que era de origem africana, significando palma da mão no idioma tibuno, ele era feito de uma cestinha de vime com pedrinhas em seu interior; o caxixi acompanha o berimbau na roda de capoeira, e seus principais estilos de música são: o samba, o pop, coco e o baião.

Vimos que chiquitsé ou Kaêmbre, era uma caixa de vime achatado com pedrinhas em seu interior, com gêneros de coco e samba. Só o alfaia era um tambor de madeira com couro dos dois lados, e muito mais.
Acho interessante o modo em que estes instrumentos são tocados e também como são confeccionados. Apesar de serem origem africana, se tornaram brasileiros, pois os ritmos tocados aqui necessitam deles para desenvolver a musicalidade.

Relatorio da Escola de Tucuns



Relatório

O tráfico de negro na África começou por volta de 1550, o Brasil recebeu cerca de 37% de todos os escravos africanos que foram trazidos para as Américas.
Os africanos mandados para o Brasil pertenciam principalmente a dois grandes grupo: Os Oestes-africanos e os Bantos.
A capoeira é uma arte marcial criada por escravos negros do Brasil durante o período colonial. Os escravos diziam aos senhores que era apenas uma dança e , então o treino era permitido. A capoeira era praticada com instrumentos de percussão, musica cantada, dança e algumas acrobacias.
A musica criada pelos afro-brasileiros produziam grandes variedades de estimulo.
O samba, maracatu, ijexar, coco, jongo, carimbo, lambada e o maxixe. Conhecemos alguns instrumentos que são eles:
Afoxé
Agogô
Atabaque
Berimbal
Tambô
Xequerê

Grupo de alunos da Escole de Ensino Fundamental Filomeno Freitas Vasconcelos
Alunos:
Andresa 8° ano
Daniele 8° ano
Letícia 7° ano
Mauricio 6° ano

Instrumentos Indigena do Brasil - Escola de Lagoa Salgada




Relatório
Instrumentos Indígenas do Brasil

Faço aula de musica e sei o quanto é maravilhoso cantar e está aprendendo a tocar violão. Como sabemos todos os povos tem sua cultura, e os indígenas do Brasil fazem parte de uma raça que vive pela alegria.
A maior parte de seu tempo é empregada na caminhada, caça, cânticos e danças.
Possuidores de uma musica própria, com o ritmo peculiar, tudo para os índios se encontra com a musica, dança e poesia: O nascimento e a morte, guerra e festas, caça e amor, religião e vida.
Nesse relatório, vou relatar os instrumentos indígenas do Brasil, Instrumentos estes que foram extraídos da froresta e tem a finalidade de reproduzir os sons mágicos da mata. O índio compõe, toca , canta e dança em harmonia com a natureza. Eles são produzidos por uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres, e casco de animais.
O nome desses instrumentos pode variar de acordo com a tribo estudada.
Os nomes adotados são encontrados na bibliografia já existente.
Existe os instrumento indígena:
Torakaná ( trocano, trocana) é um instrumento de sinal conhecido em diversas tribos e grupos primitivos, serve para a comunicação entre pontos distantes. Catacá um instrumento de atrito que consiste de dois pedaços de tábua, ou taboca, um dentado e outro não. O som é produzido pelo atrito de um pedaço com o outro, a variação é decorrente da velocidade e da fprça com que se atritam os dois pedaços. Bastões de ritmo ( taquara, tacapú, karutona, waranga, etc)
Um canudo de bambu ou madeira oca dimensões variados, podendo ser aberto nas extremidades ou fechado com cera, marca o ritma ao ser batido no chão acentuando um dos tempos de dança. Entre outros como o Chocalho ( mussurunas, maracás, auáiu, guararas, urucá, butori entre outros. Dentre eles, merece desta que especial o maracá.onstrumento que sinaliza o poder espiritual. Tem também os membrofones: katukinaru (katukina), os aerofones: zumbidores (aidje), trobetas anfuá, inúbia, janubia, membi-tarorá, ireru) e buzinas de conchas.
Eu acho muito importante nós conhecemos os instrumentos dos índios, pois assim a gente pode comparar com os nossos. Não só dos índios, mais nossos também.


Grupo de alunos da Escole de Ensino Fundamental Raimunda Elvira Brandão
Alunos:
Eriva de Sousa

Relatorio da Escola de Tucuns



Relatório

O trafego de negros na África começou em 1550 a escravidão diminuiu no decorre do século XIX com a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenário, mais somente em 1888 diminuiu a traves da Lei Auria assinado pela Princesa Isabel.
A musica criada pelos afro-brasileiros é uma mistura de influência em toda África cubsaariana com elementos da musica Portuguesa.
No inicio foi desprezada e foi mantida na marginalidade. Depois no século XX se tornou mais popular. Conhecemos aqui no Brasil, samba, maracatu, ijexá, coco, Jango, carimbo, lambada e o maxixe.

Grupo de alunos da Escola de Ensino Fundamental Filomeno Freitas Vasconcelos
Alunos:
Kelly 8° ano
Carlos 8° ano
Raiane 7°ano
Heider 7° ano