quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Instrumentos Indigena do Brasil - Escola de Lagoa Salgada




Relatório
Instrumentos Indígenas do Brasil

Faço aula de musica e sei o quanto é maravilhoso cantar e está aprendendo a tocar violão. Como sabemos todos os povos tem sua cultura, e os indígenas do Brasil fazem parte de uma raça que vive pela alegria.
A maior parte de seu tempo é empregada na caminhada, caça, cânticos e danças.
Possuidores de uma musica própria, com o ritmo peculiar, tudo para os índios se encontra com a musica, dança e poesia: O nascimento e a morte, guerra e festas, caça e amor, religião e vida.
Nesse relatório, vou relatar os instrumentos indígenas do Brasil, Instrumentos estes que foram extraídos da froresta e tem a finalidade de reproduzir os sons mágicos da mata. O índio compõe, toca , canta e dança em harmonia com a natureza. Eles são produzidos por uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres, e casco de animais.
O nome desses instrumentos pode variar de acordo com a tribo estudada.
Os nomes adotados são encontrados na bibliografia já existente.
Existe os instrumento indígena:
Torakaná ( trocano, trocana) é um instrumento de sinal conhecido em diversas tribos e grupos primitivos, serve para a comunicação entre pontos distantes. Catacá um instrumento de atrito que consiste de dois pedaços de tábua, ou taboca, um dentado e outro não. O som é produzido pelo atrito de um pedaço com o outro, a variação é decorrente da velocidade e da fprça com que se atritam os dois pedaços. Bastões de ritmo ( taquara, tacapú, karutona, waranga, etc)
Um canudo de bambu ou madeira oca dimensões variados, podendo ser aberto nas extremidades ou fechado com cera, marca o ritma ao ser batido no chão acentuando um dos tempos de dança. Entre outros como o Chocalho ( mussurunas, maracás, auáiu, guararas, urucá, butori entre outros. Dentre eles, merece desta que especial o maracá.onstrumento que sinaliza o poder espiritual. Tem também os membrofones: katukinaru (katukina), os aerofones: zumbidores (aidje), trobetas anfuá, inúbia, janubia, membi-tarorá, ireru) e buzinas de conchas.
Eu acho muito importante nós conhecemos os instrumentos dos índios, pois assim a gente pode comparar com os nossos. Não só dos índios, mais nossos também.


Grupo de alunos da Escole de Ensino Fundamental Raimunda Elvira Brandão
Alunos:
Eriva de Sousa

Nenhum comentário: