GOVERNO MUNICIPAL DE CRUZ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DA CULTURA
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE
PLANO DE AÇÃO PARA MOBILIAÇÃO DAS TEMÁTICAS
SELO UNICEF EDIÇÃO 2009/2012
EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO
CULTURA IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO RACIAL
APRESENTAÇÃO
O Selo UNICEF nesta edição 2009/2012 convida os municípios a inovarem na implementação de suas políticas públicas voltadas a construção da cidadania e dos direitos das crianças e adolescentes. Contudo, se faz necessário um planejamento de ações para que estas possam ser validadas.
O plano de Ação que ora apresentamos também ratifica esse convite do Selo para as Escolas Públicas de Cruz, para que estas se mobilizem com as temáticas, Educação para a Convivência com o Semi-Árido e Cultura identidade: Comunicação para a igualdade étnico racial, temáticas estas relevantes para mais uma conquista do Selo UNICEF, para este Município.
Logo, o conjunto de ações planejadas e neste apresentadas estão em comum acordo com as atividades curriculares escolares mediante um cronograma a ser seguido.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Implementar nas escolas de Cruz as Leis 10.639/2003 e 11645/2008;
- Realizar debate acerca do Currículo Escolar Municipal incorporando ao mesmo novos conteúdos relativos a história e cultura do povo negro e indígena;
- Construir, identificar, publicar online, reproduzir e distribuir material didático e bibliográfico sobre as questões relativas as temáticas;
- Fortalecer, reconhecer e valorizar a identidade étnico racial nas escolas e município;
- valorizar, identificar, registrar e apresentar os feitos das regiões afro-brasileiras e indígenas de nosso município por meio da revisão do mapeamento cultural;
- Organizar ações culturais baseadas na temática Cultura e identidade a serem realizadas por meio da participação coletiva, valorizando a presença de crianças e adolescentes;
- Produzir peças de comunicação das mais diversas formas existentes no intuito de divulgar as ações do Selo UNICEF realizadas pela gestão e escolas no Município;
- Mobilizar alunos, famílias e comunidades sobre as atividades com os subtemas da Temática Educação para a Convivência com o Semi - árido: Água; Vegetação; Queimadas; Horta Escolar; Coleta de Lixo e COMVIDAS;
- Estudar que o conceito de Semi-árido vai além da noção de campo como rural, mas que se compreende um espaço onde existe cultura, direitos e a formação integral das pessoas;
- Desenvolver atividades de Pesquisa de Campo para melhor conhecer o espaço onde se vive;
- Inserir as COMVIDAS das escolas mobilizadas como Grupo de Apoio nos estudos sobre a temática;
- Integrar os temas propostos ao currículo escolar, garantindo sua permanência e continuidade mesmo após a finalização ao Selo.
- Envolver o GE – Grupo de Estudo e GT – Grupo de Trabalho nas atividades desenvolvidas na escola sobre a temática;
- Desmistificar o conceito de semi-árido na escola como espaço de pobreza, seca e de poucas oportunidades e sim como espaço social, com identidade, cultura; práticas compartilhadas e com riquezas naturais;
- Fazer estudos em sala de aula com o desdobramento das pesquisas realizadas com os subtemas trabalhados com a temática e seus resultados.
- Apresentar os resultados obtidos com as atividades desenvolvidas sobre a temática através de peça de comunicação e outras ferramentas.
CRONOGRAMA GERAL DAS TEMÁTICAS
- 17/06/2011 - Encontro de apresentação do material do selo com dirigentes escolares e sugestões para formação do GT da cultura e Educação Para a Convivência;
- Junho de 2011 – Formação dos GTs da Cultura e Educação Para a Convivência
- 15/07/2011 – Encontro com os GTs para elaboração do Plano de Ação;
- Agosto - Criação de portaria dos Grupos de Trabalhos das temáticas;
- 12 de agosto de2011 - Criação dos GEs Grupos de Estudos na Escola formados principalmente por adolescentes, para acompanhar o plano de Ação e Inserir as COMVIDAS nos trabalhos desenvolvidos com a temática;
- 16 de agosto 2011 - Envio da relação dos nomes do GE da Cultura / Educação Para a Convivência para os mobilizadores de cada temática;
- Agosto / Outubro - Divulgação do Selo UNICEF Edição 2009/2012 pelos mobilizadores do Município na Rádio Comunitária 6 de Abril;
- Durante o período do Plano - Visita as escolas por representantes do GT e Mobilizadores para acompanhamento das ações do plano;
- Indicação de vídeos, filmes, músicas, obras de arte, poesias de escritores locais para escolas por meio da articulação municipal;
- Estudo e revisão da grade curricular com novas sugestões de conteúdos e marco referencial para o estudo da cultura afro brasileira e indígena e Convivência do Meio Ambiente nas escolas dentro das reuniões do GT e apresentação dos novos conteúdos para grade curricular à equipe da Secretaria da Educação durante o mesmo encontro;
- Novembro - Construção do material para Mobilização Comunitária nas duas temáticas;
- Primeira quinzena de Dezembro - Socialização dos conhecimentos produzidos sobre as pesquisas de campo com as comunidades (mobilização comunitária) por meio de culminância para cultura e meio ambiente num só momento (Preparação para o 2º Fórum Comunitário);
- Construção de pautas, spots e músicas para os programas de rádio – quando e quem fará?
- Março de 2012 - Produção da Apresentação em fotos, vídeos, painéis, depoimentos, produções textuais, peças de comunicação/mobilização, dados numéricos para o 2º Fórum comunitário;
- Reuniões Ordinárias do GT – Setembro / Novembro 2011; Fevereiro e Março de 2012.
- programas de rádio: Agosto – Escola Nova;
- setembro – Canema;
- Outubro; cajueirinho 1;
- Novembro – Paraguai;
- dezembro – Pitombeiras;
- _______________- Solidão;
- Realização do 2º Fórum Comunitário em Maio de 2012 - Apresentação do processo desenvolvido e dos resultados obtidos;
Reuniões com o GT – primeira quinzena de setembro / Novembro
CRONOGRAMA ESPECÍFICO POR TEMÁTICA
- TEMÁTICA EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO
- Realização da 1ª Etapa :
- Pesquisa de campo; Estudo sobre o tema – Agosto
- Desdobramento das pesquisas – Setembro/ Outubro/Novembro;
- Criação de Peças de Comunicação: Setembro/ Outubro/Novembro
- jornal escolar – canema
- Blog Escolar – Paraguai;
- ____________ - Solidão;
- Introduzir a Cartilha do Meio Ambiente como subsídio para trabalho da temática bem como na grade curricular, pelo menos uma vez no mês;
- Desdobramento da pesquisa em sala de aula com sugestões de acordo com a postila da temática – p. 19, 24, 25, 26 e 27;
- Estudo da Ficha de Avaliação da Escola sobre os roteiros trabalhados durante as reuniões do GT no primeiro semestre;
- Entrega da Ficha de Avaliação da Escola sobre os roteiros trabalhados (ANEXO C) – março de 2012;
- CULTURA E IDENTIDADE: : COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL
- Junho 2011 - Apresentação do questionário anexo A e B – Formulário de levantamento escolar das Leis 10.639 e 11.645;
- Primeira quinzena de julho - Cultura - Responder ao questionário Anexo A e B pelas escolas participantes do Grupo da Cultura – ;
- Estudo do Tema; Produção de Roteiros: Agosto.
- Realização de entrevistas (coleta da Autorização para uso dos depoimentos): Abril / Maio / Junho / Setembro/ Outubro/Novembro 2011;
- Reflexão e roda de conversa nas escolas sobre a imagem da população negra na mída televisiva;
- Criação de Peças de Comunicação; Agosto; Setembro; Outubro/ Novembro; 2011; Fevereiro e março 2012(Cada escola ficará responsável a cada mês pela produção de peças de comunicação)
- Escola Nova – blog Escolar;
- Cajueirinho 1 – Jornal Escolar;
- Pitombeiras – Blog Escolar;
- Montagem do álbum e entrega ao mobilizador: fevereiro/março 2012
- Produção de registro das atividades por meio de Apostilas do Mapeamento Cultural a ser incluída na grade curricular
- Apresentação de sugestões de livros didáticos pelo GT da Cultura ao Secretário de Educação de Cruz a ser adotado pelas escolas;
- Avaliação final dos anexos A e B – março de 2012;
AVALIAÇÃO
A avaliação de todo o processo de desenvolvimento das atividades acontecerá mediante a realização de acompanhamento dos articuladores e realização de Culminância nas escolas e do II Fórum Comunitário do Selo UNICEF, apresentando todos os resultados obtidos.