quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PLANO DE AÇÃO PARA MOBILIAÇÃO DAS TEMÁTICAS


GOVERNO MUNICIPAL DE CRUZ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DA CULTURA
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE


 
PLANO DE AÇÃO PARA MOBILIAÇÃO DAS TEMÁTICAS
SELO UNICEF EDIÇÃO 2009/2012
EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO
CULTURA IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO RACIAL


 
APRESENTAÇÃO

O Selo UNICEF nesta edição 2009/2012 convida os municípios a inovarem na implementação de suas políticas públicas voltadas a construção da cidadania e dos direitos das crianças e adolescentes. Contudo, se faz necessário um planejamento de ações para que estas possam ser validadas.
O plano de Ação que ora apresentamos também ratifica esse convite do Selo para as Escolas Públicas de Cruz, para que estas se mobilizem com as temáticas, Educação para a Convivência com o Semi-Árido e Cultura identidade: Comunicação para a igualdade étnico racial, temáticas estas relevantes para mais uma conquista do Selo UNICEF, para este Município.
Logo, o conjunto de ações planejadas e neste apresentadas estão em comum acordo com as atividades curriculares escolares mediante um cronograma a ser seguido.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Implementar nas escolas de Cruz as Leis 10.639/2003 e 11645/2008;
  • Realizar debate acerca do Currículo Escolar Municipal incorporando ao mesmo novos conteúdos relativos a história e cultura do povo negro e indígena;
  • Construir, identificar, publicar online, reproduzir e distribuir material didático e bibliográfico sobre as questões relativas as temáticas;
  • Fortalecer, reconhecer e valorizar a identidade étnico racial nas escolas e município;
  • valorizar, identificar, registrar e apresentar os feitos das regiões afro-brasileiras e indígenas de nosso município por meio da revisão do mapeamento cultural;
  • Organizar ações culturais baseadas na temática Cultura e identidade a serem realizadas por meio da participação coletiva, valorizando a presença de crianças e adolescentes;
  • Produzir peças de comunicação das mais diversas formas existentes no intuito de divulgar as ações do Selo UNICEF realizadas pela gestão e escolas no Município;
  • Mobilizar alunos, famílias e comunidades sobre as atividades com os subtemas da Temática Educação para a Convivência com o Semi - árido: Água; Vegetação; Queimadas; Horta Escolar; Coleta de Lixo e COMVIDAS;
  • Estudar que o conceito de Semi-árido vai além da noção de campo como rural, mas que se compreende um espaço onde existe cultura, direitos e a formação integral das pessoas;
  • Desenvolver atividades de Pesquisa de Campo para melhor conhecer o espaço onde se vive;
  • Inserir as COMVIDAS das escolas mobilizadas como Grupo de Apoio nos estudos sobre a temática;
  • Integrar os temas propostos ao currículo escolar, garantindo sua permanência e continuidade mesmo após a finalização ao Selo.
  • Envolver o GE – Grupo de Estudo e GT – Grupo de Trabalho nas atividades desenvolvidas na escola sobre a temática;
  • Desmistificar o conceito de semi-árido na escola como espaço de pobreza, seca e de poucas oportunidades e sim como espaço social, com identidade, cultura; práticas compartilhadas e com riquezas naturais;
  • Fazer estudos em sala de aula com o desdobramento das pesquisas realizadas com os subtemas trabalhados com a temática e seus resultados.
  • Apresentar os resultados obtidos com as atividades desenvolvidas sobre a temática através de peça de comunicação e outras ferramentas.


CRONOGRAMA GERAL DAS TEMÁTICAS

  • 17/06/2011 - Encontro de apresentação do material do selo com dirigentes escolares e sugestões para formação do GT da cultura e Educação Para a Convivência;
  • Junho de 2011 – Formação dos GTs da Cultura e Educação Para a Convivência
  • 15/07/2011 – Encontro com os GTs para elaboração do Plano de Ação;
  • Agosto - Criação de portaria dos Grupos de Trabalhos das temáticas;
  • 12 de agosto de2011 - Criação dos GEs Grupos de Estudos na Escola formados principalmente por adolescentes, para acompanhar o plano de Ação e Inserir as COMVIDAS nos trabalhos desenvolvidos com a temática;
  • 16 de agosto 2011 - Envio da relação dos nomes do GE da Cultura / Educação Para a Convivência para os mobilizadores de cada temática;
  • Agosto / Outubro - Divulgação do Selo UNICEF Edição 2009/2012 pelos mobilizadores do Município na Rádio Comunitária 6 de Abril;
  • Durante o período do Plano - Visita as escolas por representantes do GT e Mobilizadores para acompanhamento das ações do plano;
  • Indicação de vídeos, filmes, músicas, obras de arte, poesias de escritores locais para escolas por meio da articulação municipal;
  • Estudo e revisão da grade curricular com novas sugestões de conteúdos e marco referencial para o estudo da cultura afro brasileira e indígena e Convivência do Meio Ambiente nas escolas dentro das reuniões do GT e apresentação dos novos conteúdos para grade curricular à equipe da Secretaria da Educação durante o mesmo encontro;
  • Novembro - Construção do material para Mobilização Comunitária nas duas temáticas;
  • Primeira quinzena de Dezembro - Socialização dos conhecimentos produzidos sobre as pesquisas de campo com as comunidades (mobilização comunitária) por meio de culminância para cultura e meio ambiente num só momento (Preparação para o 2º Fórum Comunitário);
  • Construção de pautas, spots e músicas para os programas de rádio – quando e quem fará?
  • Março de 2012 - Produção da Apresentação em fotos, vídeos, painéis, depoimentos, produções textuais, peças de comunicação/mobilização, dados numéricos para o 2º Fórum comunitário;
  • Reuniões Ordinárias do GT – Setembro / Novembro 2011; Fevereiro e Março de 2012.
  • programas de rádio: Agosto – Escola Nova;
  • setembro – Canema;
  • Outubro; cajueirinho 1;
  • Novembro – Paraguai;
  • dezembro – Pitombeiras;
  • _______________- Solidão;
  • Realização do 2º Fórum Comunitário em Maio de 2012 - Apresentação do processo desenvolvido e dos resultados obtidos;
Reuniões com o GT – primeira quinzena de setembro / Novembro
CRONOGRAMA ESPECÍFICO POR TEMÁTICA

- TEMÁTICA EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO
  • Realização da 1ª Etapa :
  • Pesquisa de campo; Estudo sobre o tema – Agosto
  • Desdobramento das pesquisas – Setembro/ Outubro/Novembro;
  • Criação de Peças de Comunicação: Setembro/ Outubro/Novembro
  • jornal escolar – canema
  • Blog Escolar – Paraguai;
  • ____________ - Solidão;
  • Introduzir a Cartilha do Meio Ambiente como subsídio para trabalho da temática bem como na grade curricular, pelo menos uma vez no mês;
  • Desdobramento da pesquisa em sala de aula com sugestões de acordo com a postila da temática – p. 19, 24, 25, 26 e 27;
  • Estudo da Ficha de Avaliação da Escola sobre os roteiros trabalhados durante as reuniões do GT no primeiro semestre;
  • Entrega da Ficha de Avaliação da Escola sobre os roteiros trabalhados (ANEXO C) – março de 2012;

- CULTURA E IDENTIDADE: : COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL
  • Junho 2011 - Apresentação do questionário anexo A e B – Formulário de levantamento escolar das Leis 10.639 e 11.645;
  • Primeira quinzena de julho - Cultura - Responder ao questionário Anexo A e B pelas escolas participantes do Grupo da Cultura – ;
  • Estudo do Tema; Produção de Roteiros: Agosto.
  • Realização de entrevistas (coleta da Autorização para uso dos depoimentos): Abril / Maio / Junho / Setembro/ Outubro/Novembro 2011;
  • Reflexão e roda de conversa nas escolas sobre a imagem da população negra na mída televisiva;
  • Criação de Peças de Comunicação; Agosto; Setembro; Outubro/ Novembro; 2011; Fevereiro e março 2012(Cada escola ficará responsável a cada mês pela produção de peças de comunicação)
  • Escola Nova – blog Escolar;
  • Cajueirinho 1 – Jornal Escolar;
  • Pitombeiras – Blog Escolar;
  • Montagem do álbum e entrega ao mobilizador: fevereiro/março 2012
  • Produção de registro das atividades por meio de Apostilas do Mapeamento Cultural a ser incluída na grade curricular
  • Apresentação de sugestões de livros didáticos pelo GT da Cultura ao Secretário de Educação de Cruz a ser adotado pelas escolas;
  • Avaliação final dos anexos A e B – março de 2012;


AVALIAÇÃO

A avaliação de todo o processo de desenvolvimento das atividades acontecerá mediante a realização de acompanhamento dos articuladores e realização de Culminância nas escolas e do II Fórum Comunitário do Selo UNICEF, apresentando todos os resultados obtidos.

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