Relatório
das atividades realizadas durante o primeiro semestre letivo sobre a
tematica Cultura Afro Brasileira e Indígena
EEF Filomeno
Freitas Vasconcelos - Tucuns
Tendo em vista a importância e a Lei que regulamenta o estudo sobre
a temática sobre a Cultura Afro – Brasileira e Indígena nas
escolas do ensino fundamental, destacamos neste as atividades
realizadas sobre a referida temática durante este primeiro semestre
letivo em nossa escola.
Nas turmas do ensino fundamental I, especificamente nas aulas de
História nas turmas do 5 Ano, as atividades realizadas foram sobre o
estudo de algumas palavras originadas do alfabeto ABC da Cultura
Negra, os alunos estudaram o significado de algumas palavras e suas
origens, confeccionaram um dicionário de bolso com estas palavras e
seus significados. Durante o estudo do capítulo 4: Tempo de
Escravidão (Os africanos e seus descendentes), nas páginas 64 a 73,
os estudos foram direcionados sobre o inicio da formação da
sociedade brasileira, destacando os povos indígenas e africanos e o
suas contribuições para a formação do Brasil. Os alunos puderam
conhecer a história desses povos e principalmnte como eram suas
vidas no campo e na cidade no tempo da escravidão, reconhecendo que
os primeiros escravos no Brasil foram os indios devido a exploração
e colonização dos europeus e que eles também ensinaram muito aos
portugueses.
Nas turmas do Fundamental II, as atividades destacadas foram a
realização de um teatro sobre a data comemorativa, abolição dos
escravos no Ceará, os alunos dramatizaram uma aula onde alunos e
professores debatiam sobre a Abolição da Escravatura no Ceará. O
teatro foi apresentado no momento da discíplina a tarde e como forma
de lembrar a data comemorativa, dia 25 de Março de 1884.
As atividades deram sequência durante o primeiro semestre com aulas
na sala de vídeo, onde o professor com os alunos participaram de
algumas seções de videos sobre as datas comemorativas, 25 de março,
dia da abolição da escravidão no Ceará e 13 de Maio, dia da
abolição da escravatura no Brasil. Durante as seções de videos,
foram apresentados os vídeos: A História da Escravidão no Ceará,
e o vídeo da Sessão solene da Câmara dos Deputados que lembrava a
abolição da escravatura no Ceará. O deputado Estadual, Dedé
Figueiredo, do PDT – CE, em seu discurso, homenageou a figura do
Dragão do Mar, líder dos jangadeiros e que muito contribuiu na
história pelo fim da escravidão no Ceará. O Deputado Estadual do
PT de São Paulo, Vicentinho, na sessão solene também prestou sua
homenagem ao Abdias Nascimento como um dos maiores defensores da
cultura e da igualdade para as populações afro descendentes do
Brasil.
No encerramento da unidade II – O povoamento da América, no tema
4 – O Povoamento do Brasil, nas páginas 62 a 73, do livro didático
de História, 6 Ano, Projeto Araribá, os alunos estudaram sobre as
plantas cultivadas pelos povos primitivos habitavam o Brassil, a
mandioca, a mais importante das plantas cultivadas e com destaque aos
povos agricultores, os indígenas. Nas páginas 72 e 73, os alunos
estudaram o texto: Uma Lenda do Milho e conheceram o nome de algumas
tribos indígenas que cultuavam alguns deuses. Ainda no estudo do
Tema 4, os alunos também conheceram a história do cultivo do milho
na América para o mundo e encerraram os estudos com a realização
de uma exposição sobre o milho e seus derivados.
Assim, deram – se por encerrada as atividades neste primeiro
semestre letivo sobre a cultura Afro brasileira e indígena.
Em anexo alguns registros das atividades realizadas.
TEATRO SOBRE
A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO CEARÁ
ESTUDO EM
SALA DE AULA – TEMPO DE ESCRAVIDÃO
ALUNOS DAS
TURMAS – 5 ANO A e B
Nenhum comentário:
Postar um comentário