Relatório
Diz um adágio popular: “o verdadeiro artista trabalha com o que tem”. E, sob o olhar de Santa Cecília, padroeira dos músicos, ocorreu a II Oficina de Música do Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão. Diferente da primeira edição que teve seu ponto alto na Sala Show junto a Roda de Violão, esta, enriqueceu-se pela apresentação da Banda Municipal Pe. Valdery, cuja apresentação foi ladeada de palmas e olhos fitos.
Às dezoito horas e trinta minutos iniciamos à brasileira. Na falta de alguns recursos materiais, improvisamos imediatamente, pois o tempo já se adiantava. Depois da abertura com fala da organização, e, embalados pelo coral FERMATA, apresentou-se a banda municipal. Foram quatro ritmos mostrados e por sinal, bem conhecidos por suas peculiaridades de pulsação: O Frevo, o Tango, o Mambo, e o Samba. Sobre esses abro um parêntese para dizer que serão temas de pesquisa nas próximas aulas bem como os instrumentos que foram apresentados individualmente por cada integrante dessa banda, que já caminha há quase vinte anos.
Às dezenove horas cada grupo (teclado, violão, coral) seguiu para seu destino. Nas salas havia um varal com cifras diversas e o aluno poderia escolher, pegar para uso em sala ou levá-las consigo.
Observei que nos ambientes ficaram os mais concentrados, interessados, que buscam sempre mais. Percebi também como nosso alunado é carente de oportunidade e aulas atraentes.
Uma peculiaridade do segundo encontro: Foi aberto a comunidade. Inclusive, registrei alguns pais acompanhando seus rebentos. Outros vieram justificar.
Participaram da aula, os alunos de música, a comunidade (pais, irmãos...), alguns professores e o Coordenador de Cultura do Município – Evaldo Vasconcelos. Ao final os alunos do turno saíram de suas salas para conferir de perto a algazarra no pátio.
Passado o tempo de ensaio livre, voltamos ao auditório para a execução de uma música que Carlos Emanuel ensaiara. Algumas meninas do coral pediram para cantar e assim fizeram.
Fechamos a noite com certa agitação, por isso mesmo tive a sensação de dever cumprido.
FALHA NOSSA: Cadê o Data Show? E o sorteio...
PODERIA TER SIDO MELHOR: Se tivesse sido num final de semana.
FALA GAROTADA! “Ai tia... eu nunca vim numa oficina de música na minha vida!! Isso é tão bom! Quando vai ser a outra tia.... (Débora Maila, 4º Ano A, Manhã – na bateria).
AGRADECIMENTO À RCC de Cruz (pela bateria, baixo e guitarra), COORDENAÇÃO DE CULTURA DO MUNICIPIO E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PELO APOIO... GASTOS COM XEROX, TRANSPORTE, TEMPO, AUXILIO EM GERAL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário