quinta-feira, 12 de junho de 2014

Relatório Cultura Afro Brasileira e Indígena - Monteiros

RELATÓRIO
Cultura Afro Brasileira e Indígena
A Escola de Ensino Fundamental Joaquim José Monteiro trabalhou o tema Cultura Afra Brasileira Indígena nas turmas do 7° ao 9° ano, no meses de fevereiro e março. Foram trabalhados as personalidades negras que se destacaram na sociedade, em especial no Brasil.
Foi feito a apresentação das personalidades através de slides, mostrando fotos e dados sobre a vida de cada um, entre eles: Luislinda, Marina Silva, Joaquim Barbosa, Mandela, Barack Obama, Martinho da Vila, Zumbi, Dragão do Mar e outros.
Os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo ficou responsável para pesquisar sobre uma personalidade negra e apresentar para a turma.
A turma do 8° ano criou o bloco Negra Drama, onde os alunos se caracterizaram de algumas personalidades e desfilaram pelas ruas da comunidade de Lagoa dos Monteiros no dia do Carnaval da Escola. Outros alunos jogaram capoeira e concluíram a apresentação dançando o rap Negro Drama.
No dia 25 de março, Dia da Abolição da Escravatura no Ceará, foi apresentado um vídeo sobre o museu de Redenção, que mostra como os negros eram tratados na época da escravidão. Logo após o vídeo, foi realizado um debate e os alunos criaram desenhos sobre o temas.
Para complementar foi feito um estudo sobre o Dragão do Mar. Os alunos assistiram um vídeo sobre o tema e foi feito uma analise de imagens do Centro Dragão do Mar em Fortaleza.
No mês de abril foi realizado o estudo do tema Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros na turma do 7° ano, com explanação geral sobre o tema enfatizando a diversidade de origem da população brasileira e desigualdade de oportunidade da população negra do Brasil, apoiado nos dados dos gráficos e mapas do percurso 8. Os alunos foram divididos em grupos, confeccionaram cartazes sobre o tema ,apresentando o resultado para a turma.
No dia do índio, foi assistido alguns trechos do filme a missão, na medida que se assistia era feito paradas para se discutir o assunto. Após o filme foi feito debate sobre os indígenas no Brasil.A quantidade de índios que habitavam o território do Brasil em 1500 e o crescimento significativo da população indígena nas duas últimas décadas do século XX.
No mês de maio foi estudado na turma do 8° ano, a conquista da América pelos europeus, onde se realizou debate sobre o antagonismo dos interesses dos conquistadores e dos povos indígenas ,orientando os alunos a analisarem, que os colonizadores interpretavam a terra e seus recursos como fonte de lucro, os povos indígena os viam como fonte de sobrevivência e o lugar onde moravam.
Foi realizado a visita a Funai- o índio através do site www.funai.gov.br , onde se observava a origem da população nativa do continente americano e o impacto da chegada dos europeus a partir do final do século XV, os alunos fizeram um relatório sobre o estudo do mesmo

Nenhum comentário: