sexta-feira, 27 de março de 2009

Relatórios - Março 2009 CEB Maria Pereira Brandão - Projeto Musica na Escola



Lucas, há um ano de curso, acompanha o Coral Fermata em apresentações. Para o aluno de música estes momentos são fundamentais ao desenvolvimento da maturidade neste aspecto: Concentração, segurança, dentre outros, são questões presentes 'na hora h'.


Iniciou no curso de violão em Fevereiro de 2008. Como já trazia consigo várias informações sobre o instrumento, seu crescimento foi inevitável, embora não tenha findado o ano no curso. Mas sua vontade de tocar, seu jeito pesquisador o leva a descobertas fantásticas ao longo das experiências vivenciadas. Os acordes dissonantes começam a entrar na sua harmonização e muitas 'coisinhas' de músico também, como trabalhar os baixos. Isso justifica sua agenda cumprida com o grupo em apresentações.


Como todo aluno em fase de amadurecimento musical sentiu-se atraído por outros instrumentos, inclusive decidiu aprender tocar teclado, alargando seu entendimento da musica. Compreende afinação vocal, boa execução, tempo. Enfim, é um garoto fantástico.


Cruz, 17 de Março.






CORAL FERMATA, UM CORAL DE INICIATIVA
Neste último dia 18 de Março, alunos do coral tomaram uma iniciativa bastante pertinente às suas próprias observações acerca da disciplina (no auditório, uma vez por semana), quando perceberam que a maioria dos alunos não sabiam ou não conheciam o hino de nossa cidade. Decidiram visitar as salas de aula do turno da manhã e ensinar esta criação de Nicodemos Araújo. Levaram cópias e Lucas Costa – aluno de música – para tocar. O presidente do Grêmio Manuel Adahyl Muniz, Nilson Filho, colaborou com a visita, apresentando os artistas e distribuindo a letra. O professor Vilamar alegrou-se com os cantores e tirou duvidas. A professora Socorro Marques também cantou olhando as cópias. Assim, terminada a visita, todos entoaram o Hino do Município de Cruz na disciplina seguinte (hoje) com mais segurança.



Professora Cleo Andrade
Cruz, 25 de Março de 2009.
_____________________________________________________________



No dia 18 de março de 09 alguns integrantes do coral Fermata reuniram-se no C.E.B. Maria Pereira Brandão e observaram a grande necessidade em questão da disciplina (quando todos os alunos de um turno se reúnem para cantar o hino do município). Eles (alunos) tinham grandíssima dificuldade para cantar ou mesmo não sabiam a letra do hino de nossa cidade. Nós Coralistas então decidimos tomar uma iniciativa, convidamos Lucas um aluno do curso de música e pegamos algumas copias da letra do hino, e fomos de sala em sala no turno da manhã para apresentar-lhes e depois cantamos junto aos alunos das classes para podermos constatar se eles realmente tinham aprendido.Fomos acompanhados pelo Presidente do Grêmio estudantil, Nilson Filho que nós apresentou para os alunos e distribui a letra. Sem contar com o apoio dos professores que nós ajudaram muito, participando e nós cedendo um pouco do seu tempo na sala de aula para que realizássemos tal feito. E graças a participação colaboração e boa vontade saiu tudo melhor que o previsto e agora constatamos que os alunos cantam bem melhor na disciplina.
Nilson Filho
Aluno de música e presidente do grêmio

Nenhum comentário: