sexta-feira, 27 de março de 2009

Relatório - Projeto Música na Escola - Canema - Março 2009

EEF Filomena Martins dos Santos (Canema)
Projeto Música na Escola
Relatório
A princípio muitas dificuldades faram encontradas, como por exemplo novos alunos sem habilidades, uma grande quantidade de alunos “enferrujados”, um coral com novas vozes e etc...
Claro que tudo feito depois da seleção que os mesmos fizeram para serem contemplados com as vagas.
Tive trabalho na hora de partir para a aula prática, porém a teoria foi menos completa para aqueles alunos super motivados. Pois como a teoria musical requer muita atenção, acaba levando junto um pouco de motivação.
Tudo foi passado de método por método até chegar de fase em fase, para que o aluno conseguisse desenvolver na prática aquilo que já estaria vendo na parte teórica. Porém existe um probleminha. Nem todos os alunos são bons o bastante em relação ao ritmo ou acompanhamento do compasso. Isso torna mais difícil o ensinamento do professor de música, e é um caso existente em todas as escolas.
Na escola de canema a grande maioria dos novatos escolhidos para o curso de música, mostram um excelente ritmo. Acompanham a marcação do compasso, introduzem os acordes no tempo certo da música, e tem facilidade na absorção de conhecimento prático. Em outras palavras, nasceram para a música!
Provavelmente, se continuarmos assim, em junho, os alunos que estão hoje no nível I, pois não sendo mais os sem habilidades.
Voltarão a todo vapor no nível II, ou mesmo nível III. Dependendo da ocasião e do esforço de cada aluno, para que possamos mostra mais e mais resultados no projeto música na escola de canema.

Prof: Lidonildo Costa Pereira
Relatorio do Aluno
Este ano as aulas de música estão sendo bem proveitosas, pois o projeto de leitura esta influenciando várias pessoas a lerem.
No anos anterior o desempenho dos alunos era menor, pois não tinha a preocupação de sair, e hoje temos que ler 10 horas por mês para continuarmos no curso.
O projeto de música está abrindo portas para muita gente, pois além de influenciar a ler, ensina a tocar instrumentos musicais, e quem sabe um dia poderão serem grandes professores de música.
Aluno:
Alessandro Álison Vasconcelos
12 anos 8º ano B
Projeto Leitura Conectada
EEF Filomena Martins dos Santos
Relatório de Leitura
Este livro conta muitas histórias e lendas de povos antigos que necessitavam da natureza para sobreviver. A Mata Atlântica era considerada um grande reino cheio de biodiversidade.
As florestas para eles eram sagradas e de lá tiravam o seu sustento. Diziam os mais velhos que as pessoas e as plantas são como uma música, se sairmos do ritmos ela vai desandar.
Nas tribos indígenas o pajé era o encarregado de manter a tradição daquele povo, resgatando os costumes e a cultura. Quando alguém ficava doente o pajé chamava as árvores, pois eles acreditavam que as plantas e os seres vivos tem espirito e assim o curavam.
A história do livro das árvores nos deixa uma lição. Todos nós devemos nós conscientizarmos da importância dos seres vivos em nosso planeta. Por isso, devemos cuidar bem do meio ambiente.
Aluno:
Aílton Alan de Vasconcelos
9º ano

Nenhum comentário: