terça-feira, 10 de junho de 2014

Relatório afro-brasileiro e indígena - Belém


No dia 24 de março de 2014 foi abordado na aula de história o tema abolição da escravatura no ceará, o assunto foi trabalhado com os alunos através da exposição de imagens retratando o cotidiano dos escravos na labuta, com análise critica das imagens em cartazes, além de ser apresentado a história de vida de Francisco José do Nascimento (dragão do mar) e sua participação esplêndida no processo de libertação dos escravos do ceará. Numa roda de conversa foi questionado com os alunos o por que o estado do ceará é conhecido como a terra da luz? Houve várias respostas entre elas pelo fato de ter sido a primeira província a libertar seus escravos. Expliquei para os alunos a existência de uma universidade (Unilab) em Redenção uma cidade do estado do ceará que foi construída com o objetivo de fazer uma ligação entre os países que falam o português e foram vítimas da escravidão colonial, falando da existência também do museu negro liberto que fica nesta mesma cidade, esse museu fica numa casa de senhor de engenho da época da escravidão, a casa ou melhor o museu abriga ainda muito do passado vivenciados pelos negros escravos.
Foram estabelecidas algumas dicas e informações para que os educandos fossem capazes de produzir poesias, paródias, desenhos, jornais e teatro retratando esse processo de libertação para a apresentação de um sarau, as equipes foram dividas e os grupos fizeram seus trabalhos, na semana seguinte foram apresentadas as atividades e os grupos apresentaram muito bem, exceto algumas que não apresentaram por falta de interesse, porém a aula foi bastante proveitosa e com muito aprendizado.
Enfim foi possível perceber a importância da sociedade cearense para o processo de libertação dos escravos no Brasil, pois a partir do momento em que os escravos do ceará foram libertados o Brasil foi forçado a tomar uma posição, a qual foi a outorga da lei áurea em 1888.

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