No dia 24 de março de 2014 foi
abordado na aula de história o tema abolição da escravatura no
ceará, o assunto foi trabalhado com os alunos através
da exposição de imagens retratando o cotidiano dos escravos na
labuta, com análise critica das imagens em cartazes, além de ser
apresentado a história de vida de Francisco José do Nascimento
(dragão do mar) e sua participação esplêndida
no processo de libertação dos escravos do ceará. Numa roda de
conversa foi questionado com os alunos o por que o estado do ceará é
conhecido como a terra da luz? Houve várias
respostas entre elas pelo fato de ter sido a primeira província a
libertar seus escravos. Expliquei para os alunos a existência de uma
universidade (Unilab)
em Redenção uma cidade do estado do ceará que foi construída com
o objetivo de fazer uma ligação entre os países que falam o
português e foram vítimas
da escravidão
colonial, falando da existência
também do museu negro liberto que fica nesta mesma cidade, esse
museu fica numa casa de senhor de engenho da época da escravidão, a
casa ou melhor o museu abriga ainda muito do passado vivenciados
pelos negros escravos.
Foram estabelecidas algumas dicas e
informações para que os educandos fossem capazes de produzir
poesias, paródias, desenhos, jornais e teatro retratando esse
processo de libertação para a apresentação de um sarau, as
equipes foram dividas e os grupos fizeram seus trabalhos, na semana
seguinte foram apresentadas as atividades e os grupos apresentaram
muito bem, exceto algumas que não apresentaram por falta de
interesse, porém a aula foi bastante proveitosa e com muito
aprendizado.
Enfim foi possível perceber a
importância da sociedade cearense para o processo de libertação
dos escravos no Brasil, pois a partir do momento em que os escravos
do ceará foram libertados o Brasil foi forçado a tomar uma posição,
a qual foi a outorga da lei áurea em 1888.
Nenhum comentário:
Postar um comentário