sexta-feira, 20 de junho de 2008

Relatório Semi-Árido - Lagoa Salgada


RELATORIO/ SEMI-ARIDO



No dia 08 de maio, na escola de Lagoa Salgada , Município de Cruz, foi realizado o estudo do terceiro roteiro referente a Educação para a Convivência no Semi-Árido (selo UNICEF 2008) ,com os alunos de 1º,2º e 3º ano,no turno da manhã.
Começou com a coordenadora Vívia Monteiros explicando para as crianças, o que era o semi-árido, onde o sol é muito quente, às chuvas são poucas , mas que no semi-árido tinha muitas chuvas, só que em períodos irregulares, que as pessoas já estavam aprendendo a conviver melhor, que aparavam as águas das chuvas para o banho, para a comida e outras utilidades.Sempre que comentava das caracteristicas do semi-árido fazia comparação com a realidade dos alunos e sua comunidade. Falou ainda da mortalidade infantil, da desnutrição, a falta de água e o estado da água, das doenças, que afetam bastante as crianças. Depois cada professor retornou a sala de aula com seus alunos e continuaram a trabalhar o terceiro roteiro e no mesmo continha uma pesquisa sobre como estão as escolas do semi-árido.As crianças juntamente com o seu professor visitaram várias partes da escola, observando se a escola tinha cadeiras, merenda escolar, horta, local de lazer, água potável e encanada e outros aspectos.E foi feito o fechamento com várias atividades na classe,como desenhos, frase e produções textuais.
Enfim, foram tiradas fotos, teve o acompanhamento do coordenador e eu como adolescente representante dessa temática que também acompanhei toda essa pesquisa. Que concerteza foi muito proveitosa para todos que realizaram esse trabalho, que minha escola e desses alunos que fizeram a pesquisa, é uma escola boa, por ter água limpa, lugares para todos os alunos estudarem, como prova, foram feitas avaliações pela Secretaria Municipal de Cruz e em outras avaliações do estado do ceará, estamos em 2º lugar em alfabetização,no estado do ceará. Tem boas merendeiras que fazem lanches gostosos.O único ponto negativo é o lazer, pois o espaço é o próprio pátio da escola, mas já tem promessas verdadeiras sobre um local juntinho a escola para esse lazer.

Aluno representante do selo UNICEF: Maria Carolina de Sousa
Professores: Gleciane Maria da Silveira e Freitas/Sílvio Santos
Série/ano: 9º
Escola: EEF Raimunda Elvira Brandão
Localidade: Lagoa Salgada

Nenhum comentário: