terça-feira, 10 de junho de 2008

Relatos - Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-Árido? Escola de Canema

RELATOS DE ADOLESCENTES SOBRE O TEMA DO QUARTO ROTEIRO:

1.Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-árido?


Cruz é um lugar muito bom de se viver. Para começar temos vários tipos de plantas e os animais são diversificados. Nossa cidade é um lugar com muitas árvores interessantes como, por exemplo: a goiabeira, que nos beneficia com goiabas e com elas podemos fazer doces e sucos.

Nossa vegetação é muito boa. Pessoas possuem vários tipos de plantas e temos muitas em comum, uns possuem pé de Nim Indiano, mas outros preferem plantar árvores que realmente dêem algum benefício que sirva para nós seres humanos, plantam plantas nativas.

Vegetação do semi-árido. O que você entende sobre esse tema? A vegetação do semi-árido é tudo o que Cruz tem de plantas, animais e os cuidados que as pessoas devem ter através de muitas árvores existentes em suas casas e cada vez mais fazendo com que Cruz fique um lugar muito bem cuidado pelo nosso meio ambiente.

Aluna: Cilmara Amanda Nascimento
EEF Filomena Martins dos Santos – CANEMA


2. CADÊ A TERRA E A VEGETAÇÃ DO SEMI-ÁRIDO?

No município de Cruz predomina o Semi-Árido que é exatamente o que está sendo trabalhado no Selo Unicef – Edição de 2008.

No clima Semi-Árido há várias vegetações, dependendo também da quantidade exposta excessivamente ao sol. No município de Cruz o clima é ameno, por isso, há várias vegetações, tais como coqueiros, nim, carnaúbas, juazeiros, mangueiras, entre outras. Na pesquisa que realizamos podemos perceber a enorme quantidade de coqueiros e pés de benjamins encontrados em quase todas as casas.

Ao andar pelo município percebemos que o mesmo é bastante arborizado, devido a isto é merecedor do Selo Município Verde que já vem ganhando alguns anos consecutivos.

ALUNA: BRENA BEATRIZ NASCIMENTO - 9º ANO

PROFESSOR: AFONSO HENRIQUE MUNIZ NASCIMENTO
ESCOLA: EEF FILOMENA MARTINS DOS SANTOS


3. CADÊ A TERRA E A VEGETAÇÃ DO SEMI-ÁRIDO?

Meio Ambiente não é só a natureza, é também nossa casa, onde estamos vivendo brincando e crescendo. Ele é nosso planeta terra, plantas, mar, bichos, serras, árvores e tudo que está ao nosso ponto de vista.


É uma pouca vergonha, aliás, pouca não, muita vergonha digo assim, o que estão fazendo com nosso meio ambiente, as queimadas, destruição de árvores, desde cortes ilegais e até a venda de nossa Amazônia.

Em um mês a Amazônia perdeu área equivalente à do município do Rio. Foram desmatadas em abril, 1. 123 km2 de nossa floresta. Precisamos conscientizar a população em geral, é incrível, mas ainda hoje há pessoas que desconhecem o valor do nosso meio ambiente, por falta de informação, simplesmente ignoram muitas ações que trariam benefícios a todos. Através de murais, cartazes criativos e muitas outras formas podemos mobilizar crianças, jovens e terceira idade sobre essa importância.
Faça sua parte! Eu já comecei a fazer a minha.

ALUNA: BIANCA RÉGIA SILVA - 9º ANO
PROFESSOR: AFONSO
ESCOLA: EEF FILOMENA MARTINS DOS SANTOS

Nenhum comentário: