quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Relatório da Quadrilha – Matutão do CERU


Relatório da Quadrilha – Matutão do CERU


O Centro de Educação Básica Paulo Freire, tradicionalmente, realiza a festa junina intitulada “Matutão do CERU”. Após planejamento com todos os funcionários para decidir tema, data, confecção de convites e lembranças, decoração, culinária e objetivo do dinheiro arrecadado, reúne amigos da escola, todos os organismos colegiados e os pais, para de forma participativa e interativa, colaborar na realização do evento.
A oitava edição do Matutão do CERU, homenageou o povo Afro-brasileiro, com o tema:A Cultura Afro-brasileira no VIII Matutão do CERU, os ensaios começaram no mês de abril, reunindo e convidando os alunos e amigos da escola para organização da apresentação, que aconteceram constantemente no turno vespertino das 15:00h às 17:00h, no Auditório municipal Cônego Manoel Valdery da Rocha e também na quadra esportiva desta escola.. Todos os ensaios ficaram sob a responsabilidade dos amigos da escola e gestores.
Mediante o tema escolhido, o grupo de capoeira “Filhos de Cruz”, foi convidado para abrilhantar o evento (visto que esta atividade caracteriza bem a cultura negra), ensaiando sua apresentação diariamente no recinto escolar das 17:00h às 18:00h, sob a coordenação de Rubenildo, conhecido por Ligeirinho.Os convites, as lembranças, as faixas, painéis decorativos e toda a culinária foram confeccionados na própria escola por todos que a compõe.
O Conselho Escolar teve seu destaque, tanto na organização do evento quanto na arrecadação de recursos através de um leilão oculto. Já os organismos colegiados se envolveram na organização e decoração do ambiente. Os pais dos alunos deram sua parcela de colaboração doando materiais para a preparação das iguarias e prestando serviço.
O VIII Matutão do CERU, valorizando a cultura afro-brasileira, foi realizado no dia 07 de julho de 2008 e contou com a participação de 90 pessoas no seu elenco. Teve início com o grupo de capoeira “Filhos de Cruz”, seguido do pronunciamento da diretora geral, Maria de Lourdes Vasconcelos e desfile das rainhas caipiras. Como abertura da quadrilha, foi apresentada uma sinopse sobre as lutas e conquistas do povo Afro, escrita pela professora Gleiciane Freitas. A decoração do ambiente foi bastante rústica envolvendo jogos, brincadeiras infantis, barraca com uma variedade de comidas típicas. A participação popular foi bastante expressiva com resultado satisfatório e todo recurso arrecadado foi em prol da aquisição de armários e birôs para as salas de aula, realizando assim, o objetivo deste evento.

Nenhum comentário: