quinta-feira, 5 de junho de 2014

E.E.F. JOÃO EVANGELISTA VASCONCELOS – CAJUEIRINHO I

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES SOBRE A TEMÁTICA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA REALIZADAS NO 1° SEMESTRE DE 2014

A temática cultura afro-brasileira e indígena é uma constante no dia a dia da escola. As datas alusivas ao tema tem uma atenção especial pelos professores não deixando de discutir o tema em sala de aula. A prioridade é mudar uma visão pejorativa, principalmente do negro, que ainda se percebe nas relações sociais entre os alunos e mesmo na sociedade. Embora, ao longo dos anos têm-se conseguido diminuir consideravelmente tais atitudes, é percebível ainda, alguns focos de atitudes preconceituosas, muitas vezes, até sem intenção, mas por uma cultura já arraigada no povo e que aos poucos precisa ser desmistificada. Assim, é procurado formar uma ideia de igualdade entre todos ressaltando principalmente as ações de destaque desenvolvidas por pessoas que representa a classe dos negros e índios.
No dia 25 de março, dia da abolição da escravatura no Ceará. O tema foi discutido nas salas através de estudos de textos e exibição e discussão de vídeos. Foi realizado um estudo do texto Pioneirismo cearense na abolição da escravidão negra em todas as salas do fundamental II e exibido o0s vídeos Cidade de Redenção e A invenção do Ceará, disponíveis no youtube.
O livro didático de geografia do 7° ano trouxe o tema “Brasil: A diversidade cultural e os afro-brasileiros”. Foi feito discussões com vídeos, análise da história 'Menina bonita do laço de fita' e realizado um debate sobre a influência dos negros na cultura brasileira.
O dia 13 de maio, dia da abolição da escravatura no Brasil, o tema abolição de escravos voltou a ser debatido em todas as salas a partir da realização de um trabalho sobre as leis que antecederam a Lei Áurea, discussão sobre o vídeo 'Princesa Isabel', preenchimento de caça-palavras, dinâmica da caixinha com perguntas sobre o tema, atividade de pesquisa sobre os abolicionistas José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e Zumbi dos Palmares. O trabalho foi finalizado com a confecção de cartazes baseados na pesquisa.
Todos esses trabalhos tiveram uma boa aceitação dos alunos que se envolveram nas atividades e apresentação dos trabalhos propostos provocando consequente avaliação positiva dos resultados alcançados.

Nenhum comentário: