quarta-feira, 28 de junho de 2006

Lagoa Velha - Mapeamento Cultural 2006

Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“EVENTO RELIGIOSO”



A festa que acontece na capela de São Raimundo, na Lagoa de Baixo, vem a cada ano despertando a religiosidade daquelas pessoas que vêm assistir e participar deste evento religioso.
Desde 2003 que no mês de agosto a comunidade fica em festa, pois as comemorações ao Santo Padroeiro, São Raimundo, vêm atraindo as pessoas e a cada ano esse número aumenta. Essa festa é organizada pelo líder da comunidade, que junto com as famílias locais buscam prendas fazem barracas e vendem doces e salgados com objetivos de arrecadar recursos para a despesas da capela.
Lembramos que não é só em agosto que a igreja de São Raimundo promove eventos. Há também leilões, serestas, bingos no espaço próximo à capela e a visita constante do Pe. Valdery que sempre vem celebrar a palavra para os fiéis que a freqüentam.


Autor – Eloísio Lochaird Albuquerque
Data - 03/07/2006
Idade - 12 anos



Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“CAMINHADA RELIGIOSA”



Buscando o crescimento na fé, Lagoa Velha, todo ano durante a semana quaresmal, as pessoas reúnem-se em um local combinado antecipadamente e rezam as novenas da Campanha da Fraternidade. O encerramento se dá na Sexta-Feira Santa, na madrugada, com uma caminhada religiosa, passando nas casas.
Esse evento já acontece há 10 anos e tem como líderes as professoras Maria Naisa de Freitas e Maria de Fátima Brandão. Esse evento é visto como um ato de penitência e é um momento de oração e encontro das famílias no Dia Santo, que deve ser lembrado a Paixão de Cristo.
Durante os percursos as pessoas conduzem lâmpadas, terços, folhetos de cantos e o livro da CF para realizar o trabalho religioso. Que essa oração continue nas gerações futuras!


Autor – Maria de Fátima Brandão
Data - 20/05/2006
Idade - 40 anos



Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“A VOZ E O IMPROVISO”



A cantoria é uma manifestação cultural que não tem data nem mês fixo. Ela acontece quando alguém está interessado em ouvir repentes ao som da viola.
O cantador, quando convidado, vem mostrar seu talento através de seus improvisos. Estes são baseados nos seus sentimentos, ambições, acontecimentos políticos e sociais. Seu instrumento indispensável é a viola, que é dedilhada junto ao peito e seu ritmo sonoro acompanha os versos rimados e feitos com inteligência na hora H.
A voz forte do cantador e seu ritmo az os ouvintes da cantoria darem sua contribuição em dinheiro e em troca eles pedem para ouvir canções, motes e repentes.
Há famílias que gostam de comemorar datas, como aniversários ou casamento, tocando uma cantoria e convidando os amigos.


Autor – Maria Keiliane Nascimento
Data - 31/05/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“O GRITO DA CULTURA”



Nossas tradições são inúmeras, mas não podíamos deixar de citar o leilão. Essa manifestação é muito antiga, mas vez por outra nossa comunidade lembra de realizá-lo. O objetivo de sua realização é a arrecadação de recursos financeiros para custear as despesas de algumas construções como igrejas, prédios ou salões comunitários de interesse coletivo.
A comunidade em si doa prendas e estas serão leiloadas em uma determinada data. No dia do evento o gritador mostra o produto, dá o preço inicial e as pessoas interessadas dão seu preço também. Quem der o melhor preço ficará com o produto em oferta. O gritador confirma o preço com um sinal e uma pancadinha na mesa.
No leilão tem de tudo, mas os doces em suas cestas enfeitadas são os destaques do evento.
Lembrando que o animador deve ser dinâmico e engraçado para chamar a atenção do povo.



Autor – Maria Francilene Cunha
Data - 31/05/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“RECONHECENDO O VALOR CULTURAL”



Anualmente a Escola Bernardino José de Vasconcelos vem organizando eventos folclóricos com o objetivo de resgatar a cultura e ampliar o conhecimento sobre os costumes do povo. A quadrilha é uma destas manifestações, que vem acontecendo há 14 anos nessa comunidade, sendo organizada pelos que fazem a escola.
As pessoas que vêm e assistem essa manifestação expressam a alegria e a descontração, como também saboreiam as comidas típicas que estão à venda em uma barraca enfeitada e organizada pelos próprios alunos.
A noite se torna festiva! E a animação fica por conta dos participantes. Esses dançam ao som da música e ficam atentos para as ordens ou comando de um animador que orienta os pares e os passos da dança.
Cada cavalheiro com sua dama, ao quais com trajes bem chamativos que destacam o estilo tradicional.



Autor – Luana Aparecida Vasconcelos
Data - 30/05/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“TRABALHO MANUAL: MÃOS DE FADA”



Trabalhar com as mãos além de nos render um pouco de dinheiro, também nos distrai, pois quando estamos bordando esquecemos até dos problemas que tanto nos perturbam e a cada final de trabalho nos damos conta das maravilhas que somos capazes de criar com nossas mãos e nossa imaginação, sem falar na sensação que sentimos.
Hoje, o bordado manual está sendo substituído pelo bordado das máquinas. Mas nós temos e devemos ensinar às futuras gerações a não deixar que o trabalho artesanal morra junto com as pessoas que hoje sabem e não encontram meios de repassarem para as gerações futuras.



Autor – Eliane Pessoa Vasconcelos
Data - 06/07/2006
Idade - 14 anos



Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“PALHA: MATÉRIA TRANSFORMADORA”



Planta encontrada na região, especialmente na Ilha, de nome carnaubeira, dela é retirada a palha, a qual é transformada em vários tipos de trabalho: o uru, a bolsa, o chapéu, a saca, a esteira, a vassoura e vários outros trabalhos dependendo da criatividade de quem a faz.
O trabalho realizado com a palha além de ser interessante, chama a atenção do turista que vem ou passa pelo Município e encanta-se com sua riqueza cultural e artesanal.


Autor – Jéssica Mayara Oliveira
Data - 06/07/2006
Idade - 15 anos



Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“SEDE DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE LAGOA VELHA”



No dia 26 de maio de 2006 eu, Roságia, 26 anos, entrevistei um dos membros da Associação de Moradores, José Edílson de Sousa.
O mesmo contou-me que já havia uma Associação fundada e os mesmos tendo necessidade de um local para seus encontros, fizeram movimentos e conseguiram construir sua sede.
Tudo começou no anos de 2000 e aos poucos conseguiram ter hoje um prédio composto de duas salas, um banheiro e um salão aberto.
O referido prédio é de grande utilidade para a comunidade, servindo para reuniões dos sócios, catecismos, consultas do PSF e eventos culturais.



Autor – Maria Roságia de Sousa
Data - 20/06/2006
Idade - 26 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“IGREJA SÃO RAIMUNDO – LAGOA DE BAIXO”



No dia 17 de maio de 2006, eu, samara Bruna, 13 anos, entrevistei como membro da comunidade de Lagoa de Baixo, Maria Luíza Silveira, com a finalidade de obter dados sobre a construção do prédio de uma Igreja, que ali está situada.
Fui à casa da entrevistada e a mesma contou-me que tempos atrás tinha sido enterrado uma pessoa com o nome de Raimundo Nonato, por isso, as pessoas da comunidade resolveram construir uma igreja no local.
Hoje esse prédio é o local de encontro das pessoas da comunidade.



Autor – Samara Bruna Cruz
Data - 17/05/2006
Idade - 13 anos



Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“EEF BERNARDINO JOSÉ DE VASCONCELOS”



No dia 26 de maio de 2006 eu, Deijane Kessia, 14 anos, entrevistei como membro da escola Bernardino José de Vasconcelos, Maria de Fátima Brandão, com a finalidade de obter dados sobre o processo de construção do prédio da escola citada.
A mesma deu-me informações de que foi uma iniciativa do Sr. Valci Costa, representante da comunidade na época, pois a comunidade tinha necessidade de educação para as crianças.
O prefeito atendeu o pedido e no ano de 1986 foi entregue. Atualmente é composta de três salas de aula, uma diretoria, uma cantina, três depósitos, cinco banheiros e um pátio bem extenso. Atende crianças e adolescentes da nossa comunidade e comunidades vizinhas.



Autor – Maria Roságia de Sousa
Data - 20/06/2006
Idade - 26 anos



Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“CÓRREGO DO LEITE”



Na comunidade nasce um córrego que passa pela comunidade de Córrego do Leite e sua foz em Falcão. Esse córrego surgiu do sangramento das águas da Lagoa Velha.
O referido córrego é temporário, ou seja, só tem água quando há enchente na lagoa e esta sangra. Ele é utilizado para o plantio de cana, capim e batata. Mesmo sendo pouco utilizado, as pessoas consideram importante para a vida das pessoas da comunidade.



Autor – Maria Roságia de Sousa
Data - 17/05/2006
Idade - 26 anos



Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“A LAGOA VELHA”



Lagoa Velha era um lago abandonado no meio da mata. Um homem chamado Manoel Paixão, que estava à procura de seus animais o encontrou. A lagoa ficou sendo muito utilizada para os animais beberem.
Hoje é muito utilizada na alimentação das pessoas da comunidade com a pescaria e também com o plantio que as pessoas fazem às suas margens. É também utilizada para as crianças se divertirem.



Autor – Deijane Kessia Silveira
Data - 18/07/2006
Idade - 14 anos



Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“A LAGOA DE BAIXO”



A Lagoa de Baixo surgiu depois da Lagoa Velha. Era um lugar onde havia mata fechada e lhe foi dado esse nome porque era ‘pra baixo’ da Lagoa Velha.
Depois que ela foi descoberta foi desenvolvida a agricultura. Os agricultores plantavam feijão, milho, mandioca, batata, etc. Até hoje existem plantações de alguns agricultores que por ali habitam.



Autor – Samara Bruna Cruz
Data - 11/07/2006
Idade - 13 anos



Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“UMA CRENÇA POPULAR”



Muitas mães acreditam que se colocar uma figa ou uma fita no braço da criança, livra-a de mau olhado. Por isso muitas mães costumam usar no braço da criança para não pegar quebranto.



Autor – Francisco Valdene Cruz
Data - 24/05/2006
Idade - 09 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“EXPERIÊNCIA NÃO-CIENTÍFICA”



A superstição é uma crença do povo que acredita que ao realizar determinadas coisas.
No caso da experiência das pedras de sal, é pra saber se vai ter um inverno bom ou ruim. Muitos fazem a experiência e acreditam que é verdade.



Autor – Rodrigo Nascimento Vasconcelos
Data - 26/05/2006
Idade - 09 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“O RESGATE DA CULTURA”



A superstição é uma crença que vem passando de geração em geração e muitas pessoas falam que isso é verdade. Exemplo: passar por baixo do arame entra feitiço na pessoa, então, para isso não acontecer, a pessoa tem que se benzer.



Autor – Naiane Brandão Muniz
Data - 28/05/2006
Idade - 08 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“LENDA: UM MITO REGIONAL”



A lenda é um mito e muitas pessoas acreditam que estas histórias são verdadeiras, muitos por não terem conhecimento do assunto.
No entanto, é uma forma de colorir nossa cultura e embelezar nossas crenças regionais. A lenda do sundaro é um mito regional. A gente sempre ouve assovios na época do inverno e em noites escuras e chuvosas. Diz a lenda que é Caim carregando se irmão Abel, que quando está cansado, suspira fundo, soltando assovios agudos arrepiando as pessoas que ouvem-nos. E que isso é fruto de nossa imaginação.



Autor – Francisca Rosângela Silveira
Data - 30/05/2006
Idade - 20 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“GALAMAR”



Ser criança é navegar no mundo da imaginação. Na localidade de Lagoa Velha, município de Cruz, Raimundo, juntamente com seus amigos – Francisco e João – construíram sua própria brincadeira.
Morando em uma casa de taipo, no quintal havia uma frondosa mangueira a qual Raimundo e seus amigos pega um pau de espessura grossa, fura um buraco bem no meio e coloca outro em forma de “t”. depois pega um pedaço de corda, amarra nas duas pontas do pau, faz um acento com outro pedaço de meio metro. Por fim, senta um da cada lado e começa a girar. Brincam felizes!



Autor – Teresinha Maria de Jesus
Data - 06/07/2006
Idade - 30 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“MENSAGEM TELEFÔNICA”



É uma felicidade ser criança e estar em contato com o mundo da imaginação. Tudo acontece na localidade de Lagoa Velha, município de Cruz.
Maria Alice, uma menina de 07 anos, criou sua própria brincadeira. Morando na comunidade citada, juntamente com suas amigas – Juliana, Rosilane e todos da catequese -. Maria Alice diz uma mensagem e fala no ouvido das colegas. A que receber a mensagem por último fala em voz alta o que ouviu.
Por fim, Maria Alice explica a mensagem criada. Ela se considera feliz ao redor de todos que a cercam.



Autor – Maria Alice de Jesus Sousa
Data - 10/08/2006
Idade - 07 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“SR. BERNARDINO”



Lagoa Velha, município de Cruz, localiza-se a casa do Sr. Bernardino José Vasconcelos, onde morava com sua família.
Trabalhador, preocupado com o bem-estar de sua família, trabalhava muito para que não faltasse o pão de cada dia.
No ano de 1923, com 36 anos de idade, faleceu, conta-se, vítima de uma comida que lhe fez mal.



Autor – Carolina Santos de Oliveira
Data - 06/07/2006
Idade - 09 anos



Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“POLÍTICO POPULAR”



Hoje, dia 26 de abril de 2006, eu, Carolina Santos de Oliveira, 09 anos, fui á Av. Tenente Albano, 1181, casa de José Valdemir Oliveira, vereador, 37 anos, natural de Lagoa Velha, residente no Município de Cruz. Demir é um homem culto e dedicado ao trabalho que desenvolve como líder político.
Comunicativo, dedica-se inteiramente à população que lhe foi confiada, trazendo-lhes conhecimento e esclarecimento sobre a política.
Nestes 18 meses como vereador, Demir vem desenvolvendo muito bem seu trabalho, buscando novos conhecimentos.
Que o vereador Demir continue desempenhando em nossa comunidade seu papel como líder político e cidadão preocupado com o futuro da humanidade, pois assim continuará sendo respeitado por todos.



Autor – Carolina Santos de Oliveira
Data - 26/04/2006
Idade - 09 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“UM CIDADÃO PREOCUPADO COM A COMUNIDADE QUE VIVE”



Hoje, dia 26 de abril de 2006, eu Maria Islândia Silveira, 09 anos, fui à residência de José Maria de Vasconcelos, Lagoa velha. Zezinho, como é conhecido, é presidente da ACM de Lagoa Velha e também agente Comunitário de Saúde é uma pessoa bastante preocupada com o bem-estar do lugar, tanto com a saúde quanto em seus aspectos socioeconômicos.
Solidário, dispõe-se inteiramente a ajudar a comunidade e vem prestando ótimos serviços para a melhoria do lugar.
Neste período de tempo como presidente da ACM de lagoa Velha e agente Comunitário de Saúde, vem desenvolvendo bem seu papel, mostrando assim sua preocupação com o bem de nossas crianças e adolescentes.
Que José Maria continue desempenhando seu trabalho, procurando sempre trazer benefícios para a comunidade.



Autor – Maria Islândia Silveira
Data - 26/04/2006
Idade - 09 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“CRIATURA”



Por ser uma expressão que algumas pessoas costumam dizer com alguma coisa ou até mesmo indivíduos, em alguns encontros.
Segundo o entrevistado, não sabe como começou. Mas ele falou que é usado em algumas expressões, como por exemplo quando alguém está conversando com outra pessoa e não sabe o que chamar o nome de alguma coisa ou indivíduo, aí fala criatura, vem cá, criatura? Traga um copo d’água para essa senhora que acabou de chegar. Também falou que é uma expressão usada por algumas pessoas da comunidade, que os mais velhos costumam dizer em seu vocabulário.



Autor – Maria do Carmo Araújo
Data - 12/07/2006
Idade - 28 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“TÔ ACORDADO”



É uma expressão que os idosos falam com pessoas desconhecidas.
O entrevistado não sabe como começou, só sabe que é usado em algumas situações, como por exemplo: quando chega alguém em sua própria casa querendo lhe enganar. Aí eles falam: “Te acorda, menino!Tem alguém querendo te enganar. E por ser uma expressão usada pelos idosos da comunidade de Lagoa Velha é bem utilizada no seu dia-a-dia no vocabulário que faz parte do seu cotidiano.



Autor – Maria do Carmo Araújo
Data - 12/07/2006
Idade - 28 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“NÃO CARECE”



Para a entrevistada, esta é uma expressão que as pessoas usam como ato de precisar e necessitar.
Ela não sabe como começou. Mas é usado em algumas situações como alguém que está conversando com outra pessoa e uma fala que tem alguém precisando de ajuda: “Ei, amiga do que você está precisando?”
Por ser uma expressão usada pelas pessoas idosas da comunidade em seu dia-a-dia, é utilizada pelas pessoas mais jovens, até mesmo os adolescentes.



Autor – Maria do Carmo Araújo
Data - 12/07/2006
Idade - 28 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“TE ALERTA”



É uma expressão que as pessoas falam com forma de sobreaviso.
O entrevistado não sabe como começou, mas lembra que é usado em várias situações, como por exemplo: duas pessoas estão conversando um assunto que lhe pertence ou até mesmo alguém que faz parte de sua família. E falam: “Te alerta, amiga! Espera o que vem pela frente”.
Por ser uma expressão usada pelas pessoas da comunidade, estas incorporam-na em seu vocabulário.




Autor – Maria do Carmo Araújo
Data - 12/07/2006
Idade - 28 anos


Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS



“UMA SÓ FAMÍLIA”



Lagoa de Baixo recebeu este nome por ficar ‘do lado de baixo’ da lagoa Velha, comunidade essa que foi encontrada primeiro e só depois é que encontraram a referida Lagoa se Baixo. Tudo indica que as duas foram encontradas pela mesma família.
Ela tem aproximadamente 170 habitantes e todos vivem da agricultura. A comunidade faz divisa como Lagoa Velha, Cedro, Córrego do Leite e Oiticica. Ela pouco se desenvolveu, mas há uma estrada carroçal que liga a mesma às comunidades vizinhas. Uma igreja local onde as famílias se reúnem e o asfalto que corta toda a comunidade. Ela é habitada quase totalmente por uma só família: a Família Silveira.
Lagoa de Baixo tem um número pequeno de crianças, mas tem um número considerável de adolescentes e adultos. Tem um filho ilustre: um advogado que não exerce a profissão aqui, mas tem um plano de voltar à terra onde nasceu. A vida humilde da comunidade não os impede de serem felizes.



Autor – Eloísio Lochaide Albuquerque
Data - 30/05/2006
Idade - 12 anos



Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS



“O PROGRESSO À VISTA”



Lagoa Velha fica a 18 metros de altitude com uma área de 15 km² e uma população de 200 habitantes formados por nativos e migrantes de outros municípios.
Recebeu esse nome devido ter sido encontrada em estado de abandono, por um senhor que caçava animais nessas mediações. Este então descobridor veio construir moradia e mais tarde também seus filhos. E assim teve início a população.
Com a notícia dessa lagoa encontrada vieram pra cá mais três famílias que deixaram, que deixaram descendentes. Que hoje ainda se encontram como representantes de seus antepassados.As famílias Brandão, Vasconcelos, Sousa e Oliveira.
É uma comunidade de fácil acesso à sede do Município e é bem servida com transportes, meios de comunicação, educação, saúde, devido ser próximo à sede.



Autor – Kelle Daiane Rocha
Data - 28/05/2006
Idade - 13 anos



Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS



“ESPERANÇA DE PROGRESSO”



A comunidade de Córrego do Leite é pequena e pouco desenvolveu-se. Sua economia vem da agricultura e o trabalho desenvolvido na mesma ainda é rudimentar.
Córrego do Leite recebeu este nome em homenagem a um fazendeiro que criava muito gado leiteiro às margens de um córrego. Daí o nome Córrego do Leite. Faz a divisa Cruz/ Aranaú e tem como vizinhas as comunidades de Lagoa Velha, Lagoa de Baixo, Tope e Córrego de São Francisco.
São poucas as famílias que nela residem mas todas suas crianças estão estudando, isso quer dizer que o futuro será próspero.



Autor – Jaiane Aline Silveira Araújo
Data - 25/05/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“ENTIDADE EDUCATIVA”



A Associação de Pais e Mestres (APM) de Lagoa Velha, fundada em 21 de abril de 1999 na EEF Bernardino José de Vasconcelos é uma entidade com fins sociais e educativos que busca promover a aproximação e a cooperação da comunidade escolar nas atividades provenientes à educação e a integração: Poder Público, comunidade, escola e família.
Para apoiar a infância e colaborar na assistência e formação do educando por meio da integração pais, alunos e escola. a cada ano a APM é contemplada com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) destinado à compra de material didático, de consumo e de limpeza.
A sociedade reuni-se com seus representantes tendo à frente Angelita Maria de Araújo (presidenta) nas reuniões de pais, nos eventos educativos e culturais. A entidade trabalha diretamente com crianças e adolescentes, procura conscientizar dos direitos e deveres, propondo temas diretamente voltados para o universo dos mesmos.
A Associação representa uma conquista da comunidade escolar em trazer os pais para a escola e participarem do andamento e funcionamento da mesma.



Autor – Maria Naísa de Freitas
Data - 25/05/2006
Idade - 29 anos




Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“A SERVIÇO DA COMUNIDADE”



Tendo em vista a pesquisa realizada em 26 de junho de 2006 por Rafael Nádson de Sousa, 10 anos, sexo masculino, etnia branca, podemos constatar que a Associação Comunitária dos Moradores de Lagoa Velha, fundada em 20 de maio de 1994, por Francisco Sales Sousa e Armando Vasconcelos, com a finalidade de unir a comunidade numa entidade legalizada para garantir melhor qualidade de vida às pessoas.
O avanço da sociedade e a atuação até os dias de hoje deu-se graças aos trabalhos voluntários dos sócios com a ajuda de patrocínio da comunidade local, dos comerciantes e poderes públicos.
Já conseguiram construir uma sede que funciona como local de encontro para as reuniões mensais como apoio à catequese funcionando com os encontros do catecismo e é usado também pelo grupo do PSF (Programa Saúde da Família) atendendo a comunidade com as consultas.
A entidade busca melhorar as condições de vida na comunidade com este propósito encaminhou projetos para o governo solicitando energia elétrica e água para a comunidade. Os dois projetos forma liberados em 18 de março de 2006 e beneficiarão 82 famílias da comunidade local e vizinha.
A sociedade freqüentemente promove eventos culturais como leilões, serestas com a participação da população com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para a manutenção da Associação , uma vez que precisamos renovar sua documentação a cada ano.



Autor – Maria Naísa de Freitas
Data - 25/05/2006
Idade - 29 anos

Nenhum comentário: