terça-feira, 23 de setembro de 2008

Escrevendo o Futuro 2010 - Categoria - Poesias

TODAS AS POESIAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS REFERENTE AO ESCREVENDO O FUTURO 2010


OLIMPIADAS DE LINGUA PORTUGUESA



CATEGORIA: POEMA



EEF Valdemar Paulo Ribeiro

Aluno: Aldo Junior de Lima

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



PARAISO ONDE VIVO



O lugar onde vivo,

É bom de se viver,

Quem trabalha Deus ajuda,

Temos que nos compreende.



Não posso fala de todos,

Fara não me complicar,

Uns são trabalhadores,

E outros gostam de brincar.



Quem espera sempre alcança,

Isso e duro de acreditar,

Mas para sermos igual,

Temos que no esforça.



Não vou falar de todos,

Porque não posso falar,

Uns respeitam a todos,

Outros só sabem criticar.



Mas faço de tudo,

Para não me subestimar,

E assim vou tentando,

Melhor esse lugar.



Não nasci aqui

Mas vi pra morar,

Pretendo aqui ficar,

Não sei até quando sera.







EEF São Paulo

Aluno: Ronaldo Ferreira Sousa

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



A PAISAGEM DO MEU LUGAR



A paisagem do meu lugar

É realmente espetacular

Lá podemos encontrar

Riachos, lagoas e mar.



Os pássaros são belos

Belos como o sol

Sanhaços e sabias

Também o rouxinol.



Existem também

Dunas, mangues e coqueirais

Para isso ser melhor

Só nos faltam os cardeais.



As árvores verdinhas

E mais um detalhe

Que muito tem contribuído

Para um ar puro de verdade.



Tudo isso que mencionei

Aqui podemos encontrar

Caso não acredite

É só ver para confirmar.







EEF Santa Cecilia

Aluno: Maria Thais Rodrigues

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



O LUGAR ONDE VIVO



Meu lugar é Aroeira

Um lugar de muita luz

Fica num interiorzinho

Do município de Cruz.



Esta boa comunidade

Me dá uma tranquilidade

Que me acalenta a alma

E me aumenta a vaidade.



A começar no amanhecer

Lindos pássaros a cantar

Os jardins a florescer

E um lindo sol a brilhar.



Agricultores a passar

Prá uma lavoura cuidar

Com uma enxada na mão

Prá garantia do pão.



Os moradores de Aroeira

São prestativos de verdade

É um povo lutador

E que tem dignidade.



A escola dá orgulho

É lugar de educação

Profissionais competentes

Mostram sua dedicação.



O lugar onde vivo

É um lugar de muita sorte

Além da igreja e da escola

Tem uma quadra de esporte!



O mês de maio é de alegria

Nos juntamos noite e dia

E preparamos com amor

Os festejos de Maria.



Em junho tem muita animação

Tem fogueira tem balão

Além de uma linda quadrilha

Pois já virou tradição.



Em novembro e dezembro

É uma carreira medonha

Todos fazem multidão

Pra colheita da castanha!



E pra terminar a colheita

Ainda tem uma façanha

Todo mundo se ajeita

Pois é festa da castanha!





EEF Raimundo Luiz da Silveira

Aluno: Antônia Aurineide Silveira

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



COISAS DO MEU LUGAR



Moro em Lagoa dos Caboclo

Um pequeno povoado

Com algumas belezas

Que em Cruz fica situado.



Temos novenas no mês de maio

Para louvar a Maria,

Muitas pessoas participam

Com fé e alegria.



Uma pequena escola

Para as crianças educar

Lá também se tem o catecismo

Onde as crianças aprende a rezar.



Uma pequena lagoa

Que está sendo poluída,

Serve apenas para pescaria

É uma beleza que está sendo destruída.



Temos a casa de farinhada comunitária

Onde se transforma a mandioca,

Em goma e farinha

Também se faz a tapioca.



Como a religião e católica

Temos uma igreja em construção,

Um campinho onde se joga bola

Com bastante animação.



Temos água encanada do chafariz

Para a comunidade abastecer,

No mês de julho tem a quadrilha

Que vai até o amanhecer.



As pessoas aqui vivem

Dá plantação, do milho e do feijão,

As mulheres fazem varanda

E com isso vão ganhando o pão.



Cria-se aves, porcos e gados

Tem também rezadeira

E para construir nossas coisas

Temos também pedreiros.



Aqui ate algumas coisas

Que tem no meu lugar,

Talvez não tão significantes,

Mas é aqui que gosto de morar.





EEF Raimunda Elvira Brandão

Aluno: José Rafael Cardoso

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



LUGAR ONDE VIVO



Lagoa Salgada, minha terra

Lugar bom de viver!

Tem gente capacitada

Que vale apena ver

Tem muitos poetas e vaqueiros.



Vou fala das riquezas

Que nesse lugar tem

Uma linda raça de lazer

Serve pra você também

Pra se divertir aos domingos

Vai eu, você e mais alguém.



Falando da alimentação

O inverno vem chegando

A alegria estampada no rostos

Daqueles que estão plantando

Aguardamos a fartura

Que vem carrinhando.



Temos uma linda lagoa

Que de perto se inspiram

Tem peixes e água limpa

Todos se admiram

Fora os viveiros de peixes

Que os fazendeiros criam.



Agora vou agradecer

Pela a quadra esportiva

Que é um grande ambiente

Parte comemorativa

Pra adultos, jovens e crianças

Ter uma saúde grandiosa.



Vou terminando

Pedindo minhas desculpas

Pelas faltas nos meus versos

Pois a memoria e curta

Para fazer rima legal

Tem que ter bastante as técnicas.







EEF Pedro Marques da Cunha

Aluno: Antônio Lairton Costa do Nascimento

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



SOLIDÃO, DE ALEGRIA!



Ao amanhecer

O sol a raiara,

Com a foice

Na mão,

O povo a trabalhar,

De mãos calejadas,

Essa é a rotina

De solidão

Que cultiva no peito

Essa tradição.



E no roçado

Planta-se o feijão,

O milho, a melancia,

Mandioca e jerimum,

É tudo cultivado

E até o algodão,

É esse o objetivo

De todo agricultor

De não perder sequer

Um grão plantado.



E ai tem

A safra do caju

O povo se anima

Nos cajueiros,

Colhendo a castanha

E colocando no urú,

A renda aumenta,

Mas é bom lembrar

Que o que ganham é pouco

Um pouco que sempre dá.



Logo á farinhada

Termina a luta

Enquanto a galinha

Ferve no fogão

A janta cheira no papeiro

Ou no cadeirão,

Peneira a farinha,

Cozinha o arroz

Todas as Marias mexem o pirão



E nas noitinha

Também tem festa

Queremos ou quadrilha

Missa ou seresta,

Convido você, a vir passear

Conhecer as belezas

Desse meu lugar

Que admiro com muita paixão

E que sempre vai estar

Em meu coração







EEF Manoel Antônio da Silveira

Aluno: Mateus Pinto Araujo

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



VERDE E NATIVO



O serrote do meu lugar

Tem nível com o mar

Pois foi escolhido

Para a internet ficar



Eu gosto do meu luga

Porque é natural

Os pássaros quando cantam

Alegria a noite cultural.



O serrote têm mata escura

Pois de longe se ver cultura

De um lugar vizinho

Que se chama Cajueirinho



Este lugar é valioso

Pois é coberto de pedras

Elas brilham de longe

Quando o sol se escave



Esta mata fechada

Pois tem todo tipo de animal

De anfíbio, insetos e reptes

Atê cobras de coral



Entre lugar tem uma história

de uma princesa encantada

É uma história do paravo

Que era admirava.







EEF Luis Albano da Silveira

Aluno: Maria Leidiane da Silveira

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



O MEU LUGAR É ASSIM



O cantar do galo bem cedinho

Vivo com muita alegria

Costumo levantar de manhã

Pra ver o raios do dia



Eu acho bonito o canto

Dos pássaros bem cedinho

Pulo da rede e corro

Pra tomar meu cafezinho.



Gosto da minha vida

Adoro as plantas e os animais

Viver nessa tranquilidade

Do lado de meus pais.



Eu gosto da minha família

Da minha escola também

São elas que me encaminha

Pra ser uma pessoa do bem.



Aqui tem plantas e animais

De todos as qualidade

Cabe a nós preservar

Toda essa biodiversidade.



A chuva chegou

Deixando a terra molhada

Alegrando a natureza

E a nação animada.



Perto da minha casa tem um córrego

Onde aqui e acolá eu tomo banho

A água é corrente e limpa

Para mim isso é um sonho.



Gosto de andar de bicicleta

E jogar bola com meus amigos

Vou pra casa dos meus avós

Almoça com estes aos domingos.



Por falar do meu lugar

Muito me emocionou

Por isso não tenho mais palavras

Pra descrever o que faltou.





EEF Leopoldo Manoel de Medeiros

Aluno: Sinara Souza Araújo

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



VIAJANDO PELO MEU LUGAR



Todas as manhãs

Ao amanhecer do dia

O sol já vem saindo

Trazendo energia

Os pais vão logo comprar

Pão na padaria.



Que lugar maravilhoso

De grande população

Os turistas sempre vem

Visitar a região

Fazer até filmagens

Para passar no telão.



No lugar onde moro

Tem coisas que não conheço

Aos pouco vou descobrindo

Porque é meu desejo

Olhando e observando

As paisagens de longe vejo.



Quando o turista chega aqui

Trás muita satisfação

Gera emprego e renda

Para a população

E assim vai crescendo

A nossa região.



Aqui nesta região

Muita coisa se transformou

Hoje temos escola

Com bastante professores

Tem praça e até igreja

E posto com doutor



Os pescadores vão pró mar

Em busca de alimentação

Aqui na localidade

Quase não tem opção

Pois o pescado é o melhor

Alimento da região.



A praia do Preá

É divertida pra valer

Por isso oh! Turista

Venha logo conhecer

O clima é agradável

Aqui só falta você.







EEF Joaquim José Monteiro

Aluno: Jéssica Kelly Lopes Romão

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



COISAS BOAS DO MEU LUGAR



O meu lugar é divertido

E também é animado

Apesar de ter pouca gente

Ele é muito respeitado.



Este lugar é muito bonito

E nele existe uma lagoa

Se todos zelassem por ela

Terramos um local de lazer

Numa boa.



A praça é bonita,

A praça é frandosa,

A praça é um local de encontros

De gente maravilhosa.



Temos do lado da praça

Uma biblioteca maravilhosa

Para quem bons livros quiser ler

E para quem quiser aprender

Para uma bela leitura fazer.



No colégio aprendemos a ler,

A cantar e escrever

Sempre com muita atenção

Para no final do bimestre

Um bom resultado obter.



Um posto de saúde

Estão a construir no meu lugar

Para atender a quem ficar doente

E a saúde melhorar.



Meu lugar

É bastante festeiro

Pois quando ouve-se falar que tem festa

Só se ver chegar forrozeiro.



A vida aqui é bastante animada

E essa alegria toda

Vem da garotada

Que procura se divertir

Nas noites enluaradas

Quem ainda não veio aqui

Convite a vir visitar

para conhecer as belezas

Que há nesse lugar







EEF João Ladislau de Paulo Magalhães

Aluno: Anderson Willian Andrade

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



O LUGAR ONDE EU MORO



O lugar onde eu moro

É muito interessante

Tem pessoas e animais

Que são lindos e elegantes



Eu gosto da Caiçara

Porque tem animação

Tem missa e tem festa

Que esquenta o povão.



Caiçara é um distrito

Que hoje está contente

Fica no município de Cruz

Onde mora muita gente.



É uma localidade bem pequena

Onde o povo é trabalhador

Tem vaqueiro e pedreiro

Comerciante e agricultor.



Tem uma lagoa pequena

Que é uma diversão

De pesca e de banho

Que atende a população



No município de Cruz nasci

E hoje estou feliz

Na caiçara hoje eu moro

Um lugar que eu sempre quis.







EEF João Evangelista da Cruz

Aluno: Mailo Silva Moura

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



NA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA



Ao iniciar esse poema

Já me sinto preparado

Para falar do meu lugar

Que é bastante avançado.



Quero que todos conheçam

A dura lida do povo de cá

Que vive de mãos calosas

De tanto da terra cuidar.



Seus braços são um guindaste

Sua foça é de um trator,

Sua vida uma estrada

Seguindo co fé e dor.



No roçado mato não falta

Para ele capinar,

Passa o inverno cuidando

Para a colheita tirar.



A farinhada tem bastante

Aqui nesse belo lugar,

Em agosto, setembro e outubro

Mas em dezembro roça não há.



Na casa de farinha

As raspadeira vão limpar

Depois leva a mandioca ao motor

Para ele assim serrar.



A goma de tapioca

Como a neve, ela é branquinha

É um produto muito raro

Igual ouro e platina.



Essa é a vida do homem

Desse pequeno lugar

Que já é habitando

A cedo se levantar.





CEB Francisco das Chagas e Silveira

Aluno: Erica Maiara Silveira

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



TUDO QUE TEM NO CEDRO A GENTE MOSTRA



A farinhada onde moro

Tem tapioca com feijão

Peixe assado no fogão

E um pouquinho de paixão.



No meu lugar

Tem mato molhado

Gado no pasto

E goto no telhado.



Os carregas

Fazem parte do nosso lugar

Lá tem peixes coloridos

As vezes vou lá nadar.



Perto de minha casa

Tem trabalhadores de montão

Eles trabalham o dia inteiro

Até capina todo o chão.



Na farinhada

Tem café, tapioca e feijão

As crianças brincam de pega-pega

E as vezes batem um bolão.





EEF Filomeno Freitas Vasconcelos

Aluno: Rafael Ferreira de Vasconcelos

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



O MUNDO DENTRO DA ESCOLA



Minha pequena cidade

No interior do Ceará

Sinônimo de educação

Aqui é o meu lugar.



Na pequena cidade

Onde eu me localizo

Tem uma linda escola

Dela muito preciso.



Na quadra da escola

O esporte se abre

Para crianças com talento

No projeto esportividade.



Na escola tem tele centro

No auditório é realizado a disciplina

Atendendo a toda a comunidade

Aqui se educa e ensina.



A alfabetização das crianças

Na escola é prioridade

Crianças leituras na idade certa

Sendo referencia na cidade.



Tem professores de primeira

Ensinando e aprendendo com a gente

Nas aulas nos ajudam a pensar

Mostrando um universo diferente.



É fácil na minha escola chegar

Fica em frente ao clube da região

Localizada no bairro de Tucuns

A escola do meu coração.



Faz tempo que estudo aqui

Este é meu mundo escola

Na escola sou muito feliz

Ela é meu segundo lar.





EEF Filomena Martins dos Santos

Aluno: Guilherme Barbosa dos Santos

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



SIMBOLO DE FÉ



A igreja matriz

Acolhe muitas pessoas

Para rezar, cantar

E depois se confessar.



Ela é muito importante

Para nossa comunidade

Nossa família

E a nossa vida.



Jesus ta lá em cima

Para nos abençoar

Para a igreja alegrar

E nos certificar.



A praça da igreja

E muito sensacional

E bastante legal

Quase todo mundo anda lá.



O padroeiro da igreja

É São Francisco de Assis

São muitos os dividas

Dessa igreja matriz.







EEF Bernardino José Vasconcelos

Aluno: Mayara Sousa Cruz

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



MEU CANTINHO ESPECIAL



O lugar onde vivo é assim

As pessoas vivem á trabalhar

Seja no artesanato ou na agricultura

Vivem sempre a lutar.



O lugar onde vivo possui

Uma imensa vegetação

Que proporciona o ar puro

E nos ajuda na alimentação.



O lugar onde vivo é assim

É simples com seu povo feliz

Adultos, jovens e crianças

Sendo o futuro do pais.



No território onde vivo

É pequeno, mas especial

A sua bela paisagem

Forma um cartão postal.



O lugar onde vivo é assim

Cheio de muitas riquezas

Possui uma imensa floresta

Que nos enche de beleza.



O lugar onde vivo é assim

Tem coqueiros e cajueiros

Além de coco e cajus

Há bananas o ano inteiro.



Aqui neste cantinho

Onde vivo a morar

Sou feliz com minha família

Pois lugar, melhor não há.







EEF Macário José de Farias

Aluno: Gleiciane Klêiman Sousa

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



MINHA TERRA



Falo de minha terra

Bem carinhosamente

Por ela ate aço guerra

Se a ferirem moralmente.



Minha terra é Imbé

Lugar que dou valor

Visitada ela é

Por todos desse setor.



Relativo á natureza

Tem um rio bem pertinho

Esse lugar é uma beleza!

Você nunca está sozinho.



Tem colégio, tem igreja,

Tem comercio de primeira,

Tem tudo que se deseija

Neta vida passageira.



Tem casa para se morar

humilde e sofisticada.

Tem carro para se andar

E mato bem conservada.



Tem oficina de moto

E de bicicleta também

Músicas e um povo devoto

Que a Deus do céu dia amém!



Tem festa religiosa

13 de junho é o dia

De santo Antônio de Pádoa

Padroeiro da freguesia.







CEB Paulo Freire

Aluno: Thayna Lopes de Oliveira

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



AS RIQUEZAS AO MEU REDOR



Moro no meio do cajueiral

Tem muitas fruteiras bonitas, simples

Dentro de meu quintal

Siriguela, carambola, coqueiro, temos também cajueiro.



Minha casa tão gostosa

Prefiro não sair dela

Quando velho da escola

Vejo logo a janela.



Tem um fogão a lenha

Pra cozinha nosso feijão

Na hora do nosso almoço

Agradecemos a Deus fazendo a oração.



Minha casa tem jardim

Há também uma horta,

Borboletas brincam entre rosas

Verduras e cheiro-verde fazem parte dessa obra.



No quintal de minha casa

Brinco de balançador,

Ando de bicicleta

E me segue o beija-flor





CEB Maria Pereira Brandão

Aluno: Mayele Chirley de Souza

4º série / 5º ano do Ensino Fundamental



MINHA CIDADE, MEU LUGAR



Eu amo minha cidade

Que agora vou te mostrar

Se você não a conhece

Vamos ver o que tem lá



Perto da minha rua

Tem uma linda pracinha

Quando tem brincadeiras

Levo lá minha amiguinha.



Minha cidade é bonita

Nunca vou sair de lá

Ela é tão pequenininha

Como a casa da aninha.



Eu adoro minha amiga

Ela é muito legal

Nós só vivemos juntas

Isso é muito especial.





CEB Maria Pereira Brandão

Aluno: Gabriel Gesso Araujo

5º série / 6º ano do Ensino Fundamental



CRUZ, UM BOM LUGAR DE SE VIVER.



Vou falar sobre a cidade de Cruz

Ela é maravilhosa cheia de luz

Uma cidade bonita

Que é iluminada por Jesus.



A Cruz tem muitas belezas

É referência no Ceará

Tem nossa praia bonita

Que fica lá no Preá



Tem muitas outras coisas

Que não vai dar para falar

Por exemplo, nossa escola bonita

Que fica aqui no Ceará



Sobre os professores de Cruz

Agora vamos falar

São grandes educadores

Que temos que parabenizar.



Na cidade de Cruz

Tem tudo que precisar

Se você tiver dúvidas

Venha aqui pra comprovar.

Nenhum comentário: