terça-feira, 23 de setembro de 2008

Escrevendo o Futuro – 2008 - Poesias Selecionadas Nivel Escolar

Categoria I - Poesia - Selecionadas a Nivel Escolar

As belezas de Cruz
O município de Cruz
Preocupa-se com a educação
e com a saúde e lazer
Da sua população

As escolas do município
Tem educação e limpeza
Funcionários trabalhadores
Pra ficar uma beleza

a população daqui
Todo fica com alegria
de ver a saúde de seu povo
Melhorar a cada dia

Cruz, tem lazer para as crianças
Como, praças e biblioteca
Açudes, praias e parques
E até uma brinquedoteca.

A maioria da população
Tem água encanada
Que vem lá de uma CAGECE
Que é uma agua bem tratada

Todo mundo tem sua renda
Comércio, croché, pecuária e costura
Mais na sua maioria
Vivem da agricultura

A maioria das pessoas
Tem sua casa pra morar
Ninguém mora na rua
Mas aluguel, alguns tem que pagar

Coleta de lixo
Tem no centro da cidade
E graças a um projeto
Já abrangem várias localidades

O município de Cruz
Tenta evitar Doenças
Mas, também tenta evitar
Um pouco da violência

Aqui nesse lugar
Há muita Vegetação
Coqueiros, Cajueiro e Mangueira
Servindo de alimentação

Escola de Ensino Fundamental Bernardino José Vasconcelos
Aluno: Maria José Silveira Freitas
Professor: Maria Eliâne de Sousa
Serie:5° ano
Categoria I- Poesia


O lugar onde vivo

Neste dia especial
Venho aqui lhe contar,
o lugar onde vivo
É um bom tema pra se falar.

Eu vivo numa comunidade
Que tem paz e união
Porque lá eles não brigam
E vivem em comunhão

Lá existe muitas coisas
E também muito amigos
Por isso que eu gosto muito,
É o lugar onde vivo.

O lugar onde vivo
Á muito trabalhadores
Uns trabalham na agricultura,
E outros são professores.

Estudo numa escola
Que sempre gostei de estudar
Por que lá eu tenho amigos,
Que passam comigo brincando.

Alguns trabalham na varanda
Para o dinheiro ganhar
Ajudar a pagar as contas,
E principalmente se sustentar.

Outros pessoas por exemplo
A mandioca vão raspar
Uns ganham dinheiro
Outros só vão ajudar.

Alguns trabalham na colheita
Para a família ajudar
Eles colhem durante o dia,
E a noite vão descansar.

Aqui vou finalizando
E quero lhe alertar,
o lugar onde vivo,
Eu sempre gostei de mora.

Escola de Ensino Fundamental Valdemar Paulo Ribeiro
Aluno: Maria Mariane do Nascimento
Professor: Maria Erlandia Ribeiro
Serie: 5° ano



Categoria I- Poesia

As Maravilhas do Lugar

Moro em um lugar
Muito sensacional
Onde a gente brinca
Sendo bastante legal.

O lugar onde vivo
É tão maravilhoso
Tem clima muito bom
E é muito gostoso

Tem o prédio comunitário
Que está em construção
Para todas da comunidade
Viverem em ação

O som que ouvimos
É o som dos pássaros
Aqui todos brincam
Em um grande espaço

Também tem o chafariz
Que todos têm necessidades
Lá é público
Para toda a comunidade

Aqui tem uma escola
Que todos podem estudar
Tem até o 7° ano
Para todos se educar.

Escola de Ensino Fundamental Raimundo Luiz da Silveira
Aluno: Maria Juliana da Silveira
Professor: Maria Célia da Silveira
Serie: 6° ano



Categoria I- Poesia

As plantas do meu lugar


Me orgulho e vou falar
Das plantas do meu lugar
Dão frutas gostosas
Que todos devem provar.

Tem coqueiro, cajueiro,
Tem mangueira e muito mais
Quando é tempo das frutas
A gente come demais

Há época em que dá muitas frutas
Que chega até se estragar
Mesmo, vendendo e comendo,
Não dá pra tudo aproveitar

As frutas de mais saídas
São a manga e a castanha,
Cuidando bem o ano inteiro
Será uma boa apanha.

Além de comer o caju
Ainda podemos fazer
Doce, suco, cajuina
E licor para vender.

E a castanha que vendemos
Vira até exportação,
Vendemos por um precinho
E volta com um preção.

A manga também vendemos,
E dela podemos aproveitar,
Doce, geléia e suco
Contribuindo com a culinária do lugar.

Alem de serem gostosas
São fontes de renda
Para os Produtores que se dedicam,
No final são boas vendas.

Para finalizar
Quero lhe aconselhar
A conhecer as plantas
E frutas do meu lugar.

Escola de Ensino Fundamental João Evangelista da Cruz
Aluno: Marcos Augusto Freitas Medeiros
Professor: Maria da Silva Albuquerque
Serie: 6° ano


Categoria I- Poesia

O lugar onde vivo

O lugar onde vivo
É um lugar de tranqüilidade
Gosto da minha escola
Pois tenho Aprendizagem

Nos caminhos dessa vida
Precisamos de passar
No poema, porém
Precisamos se comunicar.

O lugar onde vivo
Tem que ser respeitado
Porque o espaço
Não pode ser abandonado.

O lugar onde vivo
É um castelo de fadas
A vida é um sonho
E tenho muita felicidade

Escola de Ensino Fundamental Artidouro Mendes Sousa
Aluno: Maria Erlândia Araújo Nascimento
Professor: Monica de Assis de Sousa
Serie: 6° ano


Categoria I- Poesia

Meu Cantinho

Querido amigo leitor
Preste muita atenção
Pois vou falar do meu cantinho
De todo meu coração

As águas do meu lugar
São puras e cristalinas
O brilho delas encantam
Como o canto das meninas

As noites por aqui
São muitas estreladas
E ouvimos o canto do galo
Nas belas Madrugadas.

No nosso lugar
Tem uma fruta procurada
E a bonita castanha
Que é muito apreciada

O nosso solo
Está em degradação
Por causa dos agricultores
Que não tem informação

Apesar de tudo
As pessoas têm solidariedades
Ajudando uns aos outros
Nas suas dificuldades

O meu lugar é pequeno
Porém é especial
É um lindo recanto
Que fica na zona rural.

Aqui os agricultores
Fazem muita plantação
Plantam muitas coisas
Principalmente Milho e feijão

O meu lugar
Não e assustador
Tem pouca violência
E é o refugio do morador

Apesar de tudo digo e afirmo
Com toda a certeza
Adoro meu lugar
Por que é uma eterna fortaleza

O meu lugar
Tem muita vegetação
Com flores e plantas
Mas já há devastação

As aves cantam no alvorecer
Anunciando um novo dia
Todo as pessoas vão
Trabalhar com enorme alegria

O meu lugar é lindo
Aqui eu quero morar
Perto de minha família
Desfrutando do meu lugar.

Escola de Ensino fundamental Luis Albano da Silveira
Aluno: Maria Natalia Silveira
Professor: Maria Rita Silveira
Serie: 6° ano




Categoria I- Poesia

Minha cidade

Minha cidade é legal
Tem muitas coisas especiais
Tem as escolas bonitas
E conhecemos pessoas legais

Os homens tão destruindo a natureza
Onde os animais vão morar?
Antes era uma beleza
Os animais tinham seu lugar.

A Lagoa dos Monteiros é bela
Trás muitas felicidades
Eu gosto muito dela
Traz alegria para a comunidades.

O lugar onde eu vivo
Tem muitos trabalhadores
Em Lagoa dos Monteiros
Quase todos são agricultores

A castanha nós vendemos
O caju aproveitamos
O dinheiro compra comida
Com a comida nos alimentamos

A igreja dos Monteiros
Tem muitas celebrações
Às vezes tem missas
E ate missões.

Na comunidade tem igreja para rezar
A natureza temos que cuidar
Temos uma escola bonita
E uma quadra para esporte praticar

Na nossa escola tem muitos professores
Pra ensinar
Temos que aprender a ler e escrever
E temos que estudar
Para se forma e um dia trabalhar

Enfim, na nossa comunidade
Temos muitas belezas
Quadra de esporte, praça, igreja
E uma bonita natureza
Que nos impressiona
Com seu ar de pureza

Escola de Ensino Fundamental Joaquim José Monteiros
Aluno: Carlos André da Silva Filho
Professor: Francisco das Chagas Vasconcelos
Serie: 5° ano

Categoria I- Poesia

Assim é meu lugar

Aqui na minha poesia
Acredite no que vou falar
Na cidade de Cruz
Temos o melhor lugar.

No lugar onde vivo
Tem um canto especial
O açude do Del
Onde o banho e legal.

Nada posso reclamar
Desse lugar maravilhoso
Só o banho do açude
É muito gostoso.

Neste lindo lugar
Pessoas vão pescar
Também se divertem
Pescando camarão e cará.

As festas juninas
Para a gente todos apreciar
Aqui na minha escola
Ganho o primeiro lugar.

Dos anos que vivi
Até hoje a reconheço
Que o Poço Doce II
É o lugar que mereço.

Escola de Ensino Fundamental Francisco das Chagas e Silveira
Aluno: Amanda Aucimara Dutra
Professor: Maria Josineuda Vasconcelos
Serie: 5° ano



Categoria I- Poesia

Minha cidade, minha rua...

No lugar onde vivo há paz e alegria
As crianças brincam muito
E estudam todos os dias

A festa de São Francisco é em setembro
E o Natal é em dezembro
São períodos de religiosidade
Que mobilizam nossa cidade

O lugar onde vivo
É um lugar animado
Além da linda natureza
É um lugar arejado.

O lugar onde vivo
Tem a escola do canema
Que tem muitos estudantes
Inteligentes e sorridentes.

O lugar onde vivo
Tem praias, lagoas, açudes e rios
Onde todos se divertem
Sejam avós, filhos e tios.

O lugar onde eu vivo
Tudo se trata com atenção
Seja esporte, moradia
Saúde e educação

Por fim vou falar
Do melhor do lugar
É a querida Igreja Matriz
Onde rezo e saio feliz.

Escola de Ensino Fundamental Filomena Martins dos Santos
Aluno: Maria Taynara do Nascimento
Professor: José Atalvane da Silva
Serie: 5° ano



Categoria I- Poesia
O lugar onde vivo
(Recanto Feliz)

O lugar onde vivo
É muito maravilhoso
Vivo com minha família
Um lar muito harmonioso
Sou uma criança feliz
Por ter pais tão carinhosos.

O lugar onde eu moro
É pequeno, mas é belo
Eu o adoro muito
Por ter amigos tão sinceros
Uma coisa eu lhe digo
Sair daqui eu não quero

Frei Jorge é um lugar
Que esta se destacando
Entre outras comunidades
Aonde o progresso vem chegando
O povo é trabalhador
E prospera a cada ano

Meu amigo eu lhe digo
Moro na zona rural
Mas um lugar como esse
Você não acha outro igual
Eu não troco minha terra
Nem por palácio real

Essa é a minha terra
Um lugar especial
Com pequeno probleminhas
Com a saúde local
Mas com a ajuda de todos
Teremos vitória triunfal.

Não temos telefone publico
Igreja nem hospital
Mas temos quadra de esporte
Para um lugar genial
Jovens envolvidos no esporte
Tem saúde especial

E para finaliza
Também quero lhe dizer
No meu lugar também tem
Muita alegria e lazer
Por isso agradeço a Cristo
Por aqui permanecer.

Escola de Ensino Fundamental Manoel Antonio da Silveira
Aluno: Aparecida Larissa de Sousa
Professor: José Marcos Nascimento
Serie: 6° ano


Categoria I- Poesia

Uma beleza de lugar!

Moro em um lugar lindo
Impulsionado pelo turismo

Bem perto temos Jericoacoara,
Uma das mais belas praias,
Do mundo, com suas dunas.
E formações rochosas.

A lagoa azul de águas
Cristalinas, é um encanto.
A praia do Preá, além do lazer
Nos fornece o alimento.

Brinco seguro em nossas praças,
Bem longe da confusão
Das cidades grandes.

Conheço todo mundo
Um povo humilde e trabalhador.

A tecnologia, quem diria, chegou.
Ate Internet já tem aqui.

Nessa época os cajueiros estão
Carregadinho de flor, uma beleza.
Sinal que a safra de
Castanha será boa, um dinheirinho.
A mais para as pessoas

Estudo, penso em meu futuro.
Moro em Cruz e adoro
O meu lugar.

Escola de Ensino Fundamental João Ladislau de Paulo Magalhães
Aluno: Caio Fernando Silveira
Professor: Maria Jeane Silveira Nascimento
Serie: 6° ano



Categoria I- Poesia
“ O lugar onde vivo”
“Lagoa Salgada”

A origem do meu lugar
É que o mar vinha e entrava
Em um rio desta terra
Que pra lagoa passava
Ficando a água salgada
Esta é a historia contada.

Eu moro em Lagoa Salgada
E desta terra vou falar
Nasci e me criei nela
Agora pretendo valorizar
E nas últimas hipóteses
É que vou me mudar

Aqui tem rio e lagoa
Para todas nadar
Tem gente que aproveita
Para os peixes pegar
Outros plantam vazantes
Para todos se alimentar.

Aqui a temperatura e boa
Não e como cidade grande
De quente muda para frio
Não assusta o visitante
Gosto de nosso clima
Pois não é escaldante.

Essa é a escola
Da nossa pequena população
E o nome dela
É Raimundo Elvira Brandão
Quem estuda nela
Aprende o que é educação

Tem uma praça bonita
E cheia de diversão
Todos os pais de família
É pra lá que vão
Ainda não achei defeito
Nessa pequena população

Tem uma igreja simples
Mas trás muita união
Nos finais de semana
Tem encontro e celebração
São Pedro é padroeiro
Que nos trás proteção

Gosto de fazer poema
Isso é minha alegria
Quando falo de minha terra
Só penso em harmonia
Os agricultores plantando
Para ter o pão de cada dia

Acho linda minha terra
Aqui tem campo para jogar
É como cidade grande
Tem a quadra escolar
Tem gente que vai treinar
E outros só para admirar.

Aqui vou finalizando
Esta minha poesia
Deixo muitas estrofes
Que fiz com melodia
Acho muito legal
Essa nossa cidadania.

Escola de Ensino Fundamental Raimunda Elvira Brandão
Aluno: Adriana Érica Silveira
Professor: Ciro José da Silveira e Freitas
Serie: 6° ano



Olimpíadas de Língua Portuguesa
Escrevendo o Futuro
Categoria I- Poesia
Meu bairro, meu viver



O lugar onde moro
É um lugar sem igual
Nossa mais bela maravilha
É o palácio municipal.

E por falar em maravilha
Tenho outras para citar
Minha cidade é Cruz
E meu estado é o ceará.

Minha cidade é tão boa
Que nem preciso me estender
Basta lembrar do lema
Um bom lugar de se viver.

A cidade é muito linda
O meu bairro abençoado
Aqui não temos barulho
Pois o bairro é sossegado.

Do povo de onde vivo
Nada tenho a reclamar
É gente forte e simples
Que gosta de trabalhar.

Aqui tem sanfoneiro
Animador do lugar
O povo fica a lhe ouvir
Em noites de luar.

Para brincar ciranda
As crianças fazem roda
Umas brincam de elástico
Outras se divertem pulando corda.

Do hotel e do calçadão
Não posso deixar de falar
São pontos importantes
Para o desenvolvimento do lugar.

Ainda tem a Vila Olímpica
Para esportes praticar
E também a brinquedoteca
Para a criançada brincar.

Aqui me sinto feliz
E não posso me queixar
Possuo casa e família
E uma escola para estudar.

Enfim vou terminando
Como uma feliz cidadã
Só de falar da minha terra
Já me sinto campeã.

Escola EEF. Filomeno Freitas Vasconcelos
Aluno: Tayná Sousa Cunha
Série: 5º. Ano
Professor: Adriana Maria Cialdine Nascimento


Olimpíadas de Língua Portuguesa
Escrevendo o Futuro
Catagoria I – Poesia
Beleza do Preá


As paisagens daqui
São boas de se olhar
Sendo bem atencioso
Todos vão admirar
E é por isso que eu falo:
__ Venha pro nosso lugar
Que neste mundo não há,
Melhor lugar de se morar.
Venha logo matricular
O seu filho na escola
Para aprender a ler
E a boa memória
E com lápis e papel
Ele começa a escrever
E então daqui a uns dias
O ABC já vai saber.
E as ruas são importantes
Por que nós, morando nela
E tem gente que nem se importa
Se cai porta ou janela
Mas eu me importo, sim.
Se elas caem ou não
Pois aquele que for colocá-las
Irá calejar as mãos.
Pois os pedreiros, coitados!
Todo dia a trabalhar
Construindo casas e muros.
Só para os outros se apoiar
E ele só na pobreza
Sem nenhum farelo,
Pra no dente mastigar.
E os turistas que vêm
Visitar nosso lugar
Sempre traz uma máquina
Para fotografia tirar
E apreciar a beleza
Deste nosso lindo mar.
E o pescador, meus amigos
Todo dia vai pro mar
Em busca de alguns peixes
Pra almoçar e jantar
E também vender alguns
Pra um dinheirinho arranjar.
As crianças no meio da rua
Gostam muito de brincar
De bolo, bila e pega-pega,
Mas também vão estudar
E nos finais de semana
Vão a praia banhar.
E assim o meu Preá
Um lugar bom de se viver
Tem mar, ruas tranqüilas, e dunas
Venha logo conhecer
As belezas desta terra
Que vão encontrar vocês.

Escola EEF. Leopoldo Manoel de Medeiros
Aluno: Aline Magna de Freitas
Série: 5º. Ano
Prof: Maria Claudenice Batista

Olimpíadas de Língua Portuguesa
Escrevendo o Futuro
Catagoria I – Poesia
A minha comunidade

De um pequeno cajueiro
Que surgiu este lugar
Aqui sou muito feliz
Com a família a me educar

Onde vivo tem história
Tem praça pra passear
Tem chafariz com água limpa
E a igreja pra rezar

É na quadra da escola
Que costumamos brincar
E quando toca a sineta
Voltamos pra classe estudar

E no posto de saúde
Onde vou me consultar
Tudo é bem organizado
Faz gosto estar lá.

Na minha comunidade
As pessoas são bondosas
Acolhem os que aqui chegam
Com uma comida gostosa.

Aqui tem artesanato
Varanda, crochê e bordado
Com o capricho do nosso povo
Tudo é bem preparado.

A agricultura
Aqui é muito praticada
Também se colhe muito caju
E se faz muita farinhada

Agora estou terminando
Muita coisa vai faltar
Talvez em outro poema
Eu termino de contar.

Escola EEF. João Evangelista Vasconcelos
Aluno: Tainara Maria de Sousa Carvalho
Série: 5º. Ano
Prof: Maria Maiza de Freitas




Olimpíadas de Língua Portuguesa
Escrevendo o Futuro
Catagoria I – Poesia
Minha terra, minha gente

Moro uma cidade
Em muita já morei
A única que deu felicidade
É a que hoje repousei.

Praças, amizades feitas por conversas
Pessoas de muitas idades
Comemoram as festas
E ajudam outras cidades

No rio Acaraú
Vejo peixes a brincar
Pássaros a ir para o Sul
As pessoas a pescar

Da minha janela
Posso ver lindas paisagens
Todas são tão bonitas e belas
Que pertence até miragens

Temos comidas de boa qualidade
Cuscuz com carne moída e baião de dois
Tapioca, beiju e nossa especialidade
E também carne de sol com arroz

O vento forte
Vem nos assustar
Com seu sopro de sorte
Quer nos derrubar

Minha cidade de alegria
Sol todo dia e mar
Cidade de fantasia
Meu lugar vou sempre amar

Aqui tem muitas flores
De várias formas
Representantes amores
Cada ciclo tem suas normas

Borboletas azuis, amarelas
De várias cores
São tão belas
Admiradas por senhores

Hoje lhe contei
De um secreto lugar
Da minha cidade falei
O nome cruz vou revelar.

Centro de educação Básica Maria Pereira Brandão
Aluna: Ana Paula Pessoa da Silva
Série: 5º. Ano
Prof: Vilamar Damaceno Sousa

Nenhum comentário: