segunda-feira, 16 de junho de 2008

Relatórios - Escola de Paraguai

RELATO DO TRABALHO REALIZADO COM AS PESQUISAS SOBRE O SEMI-ÁRIDO

Esta atividade foi desenvolvida em parceria com toda escola, lançada em todas as classes de 1º ao 9º ano, sendo trabalhada nas disciplinas de matemática com a 1º questão do roteiro do tema, em história e geografia as questões 2º, 3º e 4º e em Ciências a 5º questão.
Todos os alunos fizeram a pesquisa como tarefa de casa, em seguida os professores trabalharam com a apresentação das pesquisas, debates, roda de conversas, músicas, poesias, textos dissertativos e outros como nos propõem os desdobramentos de cada roteiro, da página 14.

Esse trabalho desenvolvido durante a Semana do Meio Ambiente foi muito proveitoso, pois deixou a comunidade infantil e adolescente mais informada, interessada e consciente, deixando-as mais participativas, sendo e se sentindo parte integrante do meio em que vivem.

A realização dessa pesquisa de montagem de tabelas e do gráfico de quantidades é uma pequena amostra do trabalho desenvolvido na turma do 6º ano único da escola acima identificada.

RELATÓRIO SOBRE AS CONDIÇÕES DAS ESCOLAS DO SEMI-ÁRIDO QUARTO ROTEIRO DO TEMA - EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO

Todas as crianças e adolescentes que estudam na escola EEF João Evangelista da Cruz têm cadeiras e bancos para sentarem. Temos água encanada freqüentemente, pias para lavar as mãos, chuveiros já não existem mais, torneiras funcionam adequadamente, as bacias sanitárias tem descargas. Já quebraram umas, mais não faz tanta falta. Temos energia elétrica, fogão, botijão de gás, geladeira e freezer. A merenda é servida todos os dias, raramente houve falhas. As crianças e adolescentes, a maioria gostam das merendas. A escola é bem abastecida.

Os alunos e professores usam materiais que facilita a aprendizagem. Alguns alunos destroem os materiais didáticos. Os espaços para brincadeiras são bons. Temos quadra esportiva. O sol deixa a sala bem clara sem prejudicar a visão. O vento sobra ar além dos ventiladores, combogós e janelas. Há vagas suficientes. Não acontecem acidentes, em relação os transportes com os alunos.
Professores são suficientes. Raramente alunos faltam por motivos justos: Casos de doenças reuniões na sede em favor da escola... os alunos que estudam em outras escolas também tem tempo de brincar, a ajudar os pais em casa nas pequenas tarefas domésticas.
ALUNA: MARIA LEONEIDE DA SILVA - IDADE: 15 ANOS - SÉRIE - 9º ANO
ESCOLA: EEF JOÃO EVANGELISTA DA CRUZ - PARAGUAI, ZONA RURAL.

Nenhum comentário: