segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Poço Doce I - Mapeamento Cultural 2006

Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS

“REISADO, UMA DIVERSÃO CONTAGIANTE”

Esta manifestação começou a ser realizada por pessoas que baseando-se nas histórias bíblicas, organizaram esses enredos como homenagem aos três reis do Oriente e isto foi se tornando um grande evento cultural, que vem passando de geração em geração.Assim, o reisado vem sendo apresentado até os dias de hoje, sempre com mais animação.
Trazendo junto consigo o ritmo do batuque com versos improvisados ao som do tamborim, sanfonas, triângulos, violões e outros. Esse evento, que é feito em roda no terreiro das casas das famílias, traz como apresentadores homens mascarados juntamente com personagens criados por eles mesmos, (os animais), entre eles temos: o boi, a burra, o bode, o caboré e o caçador.
O público que assiste é composto por trabalhadores rurais, crianças e adolescentes e outras pessoas que além da manifestação serve de divertimento. Serve também para transmitir relações culturais.
Segundo o entrevistado, que é o sr. Antônio Ferreira de Paiva, 49 anos, conhecido como Antônio Zeca, o reisado na comunidade de Lagamar não é diferente, pois contagia toda a população. Ele, que tem a ocupação de agricultor, desempenha também a função de mascarado quando acontece este evento.
Em Lagamar, nos últimos dez anos, o reisado foi apresentado cinco vezes, sendo nos anos 2000, 2003, 2004, 2005 e 2006.
A importância deste evento, para o entrevistado, é divertir-se e alegrar o povo da comunidade, pois se sente muito feliz ao realizá-lo. Além disso, arrecada alguns trocados para ajudar nas despesas da casa.
Autor – Terezinha de Jesus Oliveira Freitas
Data - 02/05/2006
Idade - 41 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS

“NOSSO ARRAIÁ”

Essa manifestação folclórica foi realizada, isto é, teve início pela primeira vez no ano de 1998, através de influências da comunidade e incentivado pela estudante Maria Deuselena Silveira.
Na época não havia nenhum evento cultural, então Deusinha chamou a comunidade para iniciar o evento, que é prestigiado até hoje.
Autor – Jefferson Medeiros Vasconcelos
Data - 12/07/2006
Idade - 11 anos



Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS

“ARRAIÁ LUA DE PRATA”

Tudo começou em 1998 após receberem a importância de mostrar a cultura e o talento das crianças e adolescentes, a diretora da escola resolveu dar início a essa manifestação folclórica denominada quadrilha, pois até esta época não era de conhecimento da comunidade local.
Foi uma conquista, pois as manifestações folclóricas nos acompanham por toda a vida e estão integradas no nosso dia-a-dia, na nossa cultura popular.
Esta manifestação está sendo feito anualmente, não são utilizados instrumentos, apenas carro de som, disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Cruz. É realizada em rodas, no pátio da escola, com vestimentas de chita com cores variadas.
Autor – Maria Rita da Silveira
Data - 03/07/2006
Idade - 35 anos



Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS

“OS VERSEIROS”

Nessa manifestação as pessoas se divertem bastante, pois as personagens do reisado recitam versos improvisados que trazem muita graça para quem ouve.
Os bichos – como a burra, o caboré, o bode, o boi – trazem muita contagiação para o público. Já a velha do rezo, com sua bengala torta puxando na perna da criançada que levantam sua saia é muito engraçada.
É uma pena que esta manifestação aos poucos esteja deixando de acontecer.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 02/07/2006
Idade - 26 anos

Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER

“ARTESANATO, TRABALHO COM PALHA”

Rita Maria Sobrinha Silveira, conhecida popularmente por Toca, reside em Poço Doce, é filha de Francisco das Chagas Vasconcelos e Luisa Silveira Vasconcelos. Sus formação se deu através da influência dos trabalhos realizados por sua mãe, que despertaram seu interesse e passou então a despertou o interesse na referida comunidade.
Inicialmente ela tinha a preocupação em preparar o material e a partir desse processo inicia-se o trabalho com a palha da carnaubeira. A agulha de pau era a principal ferramenta utilizada para a construção dos utensílios.Os principais produtos resultantes dessa atividade são; saca, uru, abano e esteira.
Naquela época, todas as atividades eram feitas como meio de sobrevivência da família.
Autor – Maria Rita da Silveira
Data - 08/07/2006
Idade - 35 anos

Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER

“EDGAR, O ARTESÃO EM CIPÓS”

Na localidade de Poço Doce I, município de Cruz, mora o sr. Edgar José da Silveira, filho de José Marques da Silveira e Maria Francisca da Silveira. Tinha uns 12 anos de idade quando surgiu uma imensa vontade de fazer artesanato, pois via seu pai exercendo essa atividade.
Dois anos depois começou a ajudar seu pai, sentindo-se satisfeito, principalmente ao sair pelas matas à procura de cipós. “Minha primeira obra foi um cesto. Fiquei impressionado, pois ficou perfeito, aumentando cada vez mais minha vontade em tornar-se uma pessoa realizada.
Atualmente ele não desenvolve esta profissão devido a alguns problemas de saúde e também pelo fato de não mais necessitar desse recurso para o bem-estar de sua família.

Autor – Francisca Regivane da Silveira
Data - 05/07/2006
Idade - 24 anos


Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER

“ARTESANATO DE LÔ

Na comunidade de Gameleirinha a moradora Maria das Graças Araújo Vasconcelos, conhecida por todos como Gracinha, trabalha com diversos modelos de crochê.
A mesma vem praticando há muito tempo, aprendeu a criar modelos através de revistas e também com ajuda de outras pessoas.
Atualmente tem vendido bastante blusas, saída de banho, meio-centro e diversas outras coisas. No momento está sendo muito procurada, pois seus produtos bastante úteis na comunidade.
Autor – Sabrina Leângela Silveira
Data - 11/07/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER

“CULINÁRIA”

José Maria de Vasconcelos, morador de Gameleirinha, foi influenciado através de pessoas idosas com experiência em fazer cajuína, o mesmo era praticado para seu próprio consumo.
Atualmente vem fazendo e produzindo bastante cajuína, pois é muito procurado para a comercialização.
Autor – Jefferson Medeiros Vasconcelos
Data - 12/07/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER

“A ARTE DE TRANÇAR”

Tudo começou na casa de D. Libana, na Lagoa do Mato. Ainda criança, Lurdes aprendeu a fazer artesanato com sua mãe, pois a mesma despertou na filha a curiosidade e o desejo de fazer arte.
Sua primeira obra foi uma trança e a partir daí ela desenvolveu um belíssimo trabalho e assim passou a ajudar seu pai que utilizava seu artesanato na agricultura.
Quando Lurdes casou continuou desenvolvendo essa atividade, além de cuidar da casa, dos filhos e ainda ajudar seu esposo na agricultura. Porém não fazia apenas apara a família, também vendia e ajudava no sustento da família.
Ainda hoje D. Lurdes faz artesanato de palha como trança, chapéu, uru esteira, saca, vassoura.
Assim a vida segue e D. Lurdes continua fazendo suas obras com muita dedicação, pois tem amor próprio pelo que faz.
Autor – Mara Creusa da Silva
Data - 03/07/2006
Idade - 15 anos
Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES

“FÁBRICA DE CASTANHA”

Localizada em Poço Doce I, próximo à residência do sr. Chico da Bodega, é uma construção que deveria trazer emprego e renda para a comunidade, mas infelizmente não deu certo, devido à falta de compradores do produto, talvez pela falta de qualidade do esmo e a desorganização das pessoas.
As próprias pessoas que formaram a Associação não acreditavam que desse certo, por isso não colaboraram o bastante e o suficiente para que a coisa funcionasse.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 07/07/2006
Idade - 26 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES

“A CASA DOS PORCOS”

A construção da pocilga fica na comunidade de Poço Doce, no município de Cruz, a 18 km da sede e 243 km da capital.
Tudo começou com a elaboração do Projeto São José, que depois de ter sido enviado à Brasília e aprovado em Assembléia Geral, veio o recurso e em seguida iniciaram sua construção.
No local onde a pocilga está situada havia uma plantação de cajueiros, que foi devastada para sua construção.
Após sua construção tudo paralisou por falta de recursos, além do desinteresse dos próprios moradores e comenta-se que houve desvio de dinheiro. Por isso toda a comunidade passou a desconfiar e a não mais colaborar para que a mesma continuasse ativa.
Autor – Maria Rita da Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 35 anos

Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES

“A CASA DE FARINHA DE RODA”

Quem visita a casa de farinha de Lagoa do Mato se admira ao ver os equipamentos mas que funcionam perfeitamente.
Situada no centro da localidade, é bastante procurada pelos moradores em época de farinhada.
Enfim, essa construção tem sido de grande importância para a população local.
Autor – Maria Creusa da Silva
Data - 08/07/2006
Idade - 15 anos

Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES

“A DERRUBADA DOS CAJUEIROS”

Com a emancipação, ou seja, quando Cruz passou a ser município, em 1985, a situação começou a melhorar em nossa comunidade. Logo foi construído o prédio da escola que antes funcionava em casas de farinha.
O sr. José Francisco da Silveira não hesitou em doar o terreno, derrubado uma área de cajueiros para a construção do mesmo. Tudo isso aconteceu na primeira gestão do sr. Prefeito Jonas Muniz.
Atualmente o prédio recebeu reformas e pinturas, o que o deixou mais bonito e facilitou o trabalho dos funcionários.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 08/07/2006
Idade - 26 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES

“NOSSO PRÉDIO”

Na comunidade de Lagamar funciona a escola José Pedro Ferreira que foi construída em 05 de agosto de 1996, atendendo assim a grande necessidade do povo desta, pois os mesmos não tinham acesso a transporte para chegar até onde tinha outras unidades de ensino.
A escola atende todo o povo da comunidade, transmitindo conhecimentos educacionais, culturais e sociais. Com o funcionamento de aulas para crianças, jovens e adultos.
A construção e o desenvolvimento da escola na comunidade foram muito importantes porque a partir de então deu-se mais oportunidades à população para modificar sua vivência e aumentar os conhecimentos sobre o mundo em que vive.
Com esta Unidade de Ensino, todas as crianças e adolescentes aprendem e desenvolvem seus pensamentos de forma mais adequada, o que os farão terem uma visão mais crítica do mundo.
Autor – Solônia Maria Silveira
Data - 06/07/2006
Idade - 25 anos

Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES

“A LAGOA”

Quem visita a comunidade de Lagoa do Mato se encanta com a beleza natural do fator relevante que deu nome à localidade.
Situada no coração do lugar, reflete o que de mais puro e belo a natureza pode nos proporcionar. Com um clima aconchegante, as famílias que moram ao redor usufruem de paz e tranqüilidade, além de ser fonte de consumo, pois a pesca em determinadas épocas do ano garante o sustento de algumas famílias que habitam por lá.
A alegria de quem a visita é contagiante, por isso é indicada para momentos de relaxamento e paz interior.
Autor – Maria Creusa da Silva
Data - 05/07/2006
Idade - 15 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES

“O GALO CANTADOR”

O galo cantador é uma superstição dos mais velhos. Segundo eles, toda vez que o galo canta cedo da noite, ele está avisando que em breve uma moça vai fugir de casa com o namorado. Mas atualmente, além de existir ainda esta crença as pessoas mais jovens não acreditam nisso, dizem que é pura besteira, coisa de louco.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 09/07/2006
Idade - 26 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES

“A VASSOURA”

Essa superstição vem passando de geração em geração e atraindo a atenção de todos que a ouvem.
Tudo acontece quando alguém está na casa e demora ir embora. Com um certo tempo o dono se aborrece e coloca atrás da porta uma vassoura para que a visita vá embora.
Mas muitos não acreditam, dizem ser fruto da imaginação.
Autor – Maria Creusa da Silva
Data - 28/06/2006
Idade - 15 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES

“A PORCA DE OURO”

Andando sempre altas horas da noite, principalmente em noites de lua cheia, ainda mais, perto de uma faveira que fica entre a Lagoa do Mato e o Córrego das Varas, é provável que você possa ver uma porca de ouro.
Tudo aparece de repente, sem que seja percebido, uma porca brilhante pode o seguir ou vir ao seu encontro. Com alguns minutos, antes que você passe por ela ou se aproxime mais, ela, misteriosamente, desaparece sem deixar pistas.Tudo é muito temeroso, muitas pessoas já a viram.
Nos dias atuais, devido ter sido feitas muitas queimadas nas matas e a construção de estradas, fica muito difícil vermos esta porca de ouro. Parece que nunca existiu! Esta porca era formada pela imaginação das pessoas que andavam em horas avançadas no horário noturno.
Para o entrevistado, relembrar esta lenda é uma forma de resgatar a cultura da comunidade e transmitir esta crença às novas gerações.
Que o povo de Lagamar continue a acreditar nesta lenda que é apenas fruto da imaginação de muitas pessoas.
Autor – Teresinha de Jesus Oliveira Freitas
Data - 16/05/2006
Idade - 41 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES

“A REDE ASSOMBRADA”

Essa história, relatada pelos mais velhos, conta que nas décadas de 1930 e 1940 viam uma rede armada no alto de um pé de mirimdiba. Na época era tudo mata fechada, existindo apenas um caminho estreito no meio dela.
Ao passar, principalmente em noites escuras, as pessoas a avistavam ficavam com muito medo e voltavam pra trás. Com o tempo forma derrubando o mato, fazendo roçados e plantando cajueiros. Mas pela história assombrada interessante, deixaram o pé de mirindiba que ainda existe até hoje e nunca mais viram a rede armada.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 26 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES

“MULHER QUE CHORA”

Na comunidade de Gameleirinha algumas pessoas comentam e até já ouviram choro com vozes penosos. Os mais velhos da comunidade dizem que é devido os pagãos enterrados em cemitérios clandestinos.
Estes choros são ouvidos principalmente em encruzilhadas e em passagem de córregos.
Autor – Jefferson Medeiros Vasconcelos
Data - 11/07/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES

“TIAGO, UM VELHO CONTADOR DE HISTÓRIAS”

Tiago Muniz da Costa, um velho de 69 anos, é um verdadeiro historiador da região.
Ele conta que ao ir para o mato caçar, ouvia assovios do caipora, um moleque pretinho parecido com o saci. Os cachorros que acompanhavam os caçadores eram as principais vítimas.
De imediato eles passavam sobre o pescoço dos cachorros um dente de alho ou rolo de fumo, pois do contrário, os caiporas batiam nos cachorros com cipó espinhento e os caçadores podiam voltar pra casa, pois naquele dia não encontrariam mais caça.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 26 anos

Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS

“CAVALO DE QUENGA”

João de Deus, morador da comunidade de Gameleirinha, diz que quando criança tinha apenas um brinquedo favorito: um cavalo de quenga produzido por ele mesmo.
Fácil de fazer, pegava uma quenga, raspava com uma faca deixando lisinha, colocava um fio dentro do furo, dava um nó na ponta para não escorregar. Depois de feito, saía pulando com um pé só com o fio entre os dedos como se fosse um chinelo de dedo.
Seu João ainda lembra que, apesar dos avanços técnico-científicos, os brinquedos feitos de quenga ainda são muito procurados pelas crianças.
Autor – Jefferson Medeiros Vasconcelos
Data - 11/07/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS

“PÉ DE QUENGA”

Ser criança é uma maravilha! Tudo acontece na localidade de Poço Doce, município de Cruz. Bebeto, um garoto de 1 anos, juntamente com seus demais colegas de classe, constrói seus próprios brinquedos.
“Inicialmente recolho as quengas com um furo que são jogadas fora e coloco um cordão dando um nó bem grande por dentro da quenga. Feito tudo isso, piso em um dos pés sobre a mesma e saio andando como se fosse o pé do cavalo. Tenho orgulho de ser criança e construir meus próprios brinquedos”, conclui.
Autor – Francisca Regiane Silveira
Data - 12/07/2006
Idade - 24 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS

“MINHA BONECA”

A melhor fase da vida considerada por D. Lourdes foi sua infância, onde tudo era alegria. Juntamente com suas amigas brincava bastante e fabricava suas próprias bonecas.
À beira da lagoa, no terreiro, no quintal, em toda parte adorava fazer suas bonecas de pano. “Primeiramente pego o pano, corto as medidas, costuro e encho de algodão. Em seguida, enfeito pondo olhos, boca e nariz com linha”.
“Ser criança é ser feliz!”.
Autor – Maria Creusa da Silva
Data - 30/06/2006
Idade - 15 anos

Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES

“ANTÔNIO ZECA”

Comunidade de Lagamar, Cruz – Ce, casa de Antônio Ferreira de Paiva, popular Antônio Zeca, 49 anos, natural de Cruz, residente nesta comunidade há 49 anos. Antônio Zeca, celebrante de Lagamar, é um homem dedicado a seu trabalho.
Solidário e prestativo, busca de toda maneira ajudar no crescimento social, educativo e religioso da população de Lagamar.
Nestes anos de celebrante, Antônio Zeca vem desempenhando não só a parte da condução para a comunidade religiosa pela pregação e oração da Palavra de Deus, como também a animação da vida social, cultural e política desta.
Além da função de dirigente religioso, dedica-se a dar informações políticas e exerce a função de cabeleireiro na comunidade de Gameleirinha.
Que o sr. Antônio Zeca continue desempenhando seu papel de comunicador religioso, solidário e de cidadão responsável e preocupado com o bem comum, pois continuará sendo querido por todos.
Autor – Terezinha de Jesus Oliveira
Data - 18/05/2006
Idade - 41 anos

Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES

“MANÉ RAEL”

Na comunidade de Gameleirinha foi conhecido uma figura muito popular de nome Manoel Nelson da Silveira, conhecido popularmente por Mane Rael. O mesmo era o proprietário do único comércio da localidade.
Devido ser o único comerciante da época, tornou-se um grande empresário, ajudou algumas pessoas a terem uma boa situação financeira por amizade e também por motivos políticos. Com o passar dos tempos afastou-se dos seus próprios negócios, seguindo uma carreira política.
Autor – Sabrina Leângela Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 11 anos

Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES

“CHICO DA BODEGA”

Esse nome pertence a Francisco Benedito de Farias, e é conhecido por Chico da Bodega por ter sido o primeiro comerciante da comunidade, ou seja a primeira pessoa a fazer uma bodega (estabelecimento comercial) para suprir com produtos alimentícios a comunidade de Poço Doce e as circunvizinhas.
É muito popular também por ter sido vereador por cinco gestões (1985 a 2004), ajudando muito as pessoas ao trazer projetos para a comunidade, além de estar sempre à disposição para resolver problemas, dando assistência no que for preciso.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 05/07/2006
Idade - 26 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES

“TIA ANA”

Ana Maria Silveira, 93 anos, é a pessoa mais velha da comunidade. Tia Ana, como é conhecida, torna-se uma figura popular por ser a mulher do doador do terreno para a construção do prédio escolar de Poço Doce e por ser uma pessoa receptiva, apesar da idade, gosta muito de fumar cachimbo e vive abençoando as pessoas.
Ela conta história pra criançada, e no seu tucum gosta de observar quem passa na estrada.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 26 anos

Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES

“DEMÉTRIO, O REI DA ALEGRIA”

Se você gosta de dar risadas, não pode ausentar-se nas apresentações de Demétrio Raimundo da Costa, casado, 04 filhos, agricultor e reiseiro.
É num reisado que ele consegue transmitir alegria, pois justamente com os outros componentes do grupos ele esquece as desgraças do mundo e leva todo o público a sorrir.
Além de divertir-se versando, é uma fonte de renda para a família, pois só a agricultura e a pesca não supre suas necessidades.
Que ele nunca desista desta dessa atividade, pois as pessoas precisam de sua colaboração para esquecer os problemas.
Autor – Maria Creusa da Silveira
Data - 30/06/2006
Idade - 15 anos

Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES

“LUÍS ALBANO, HOMEM EXEMPLAR”

Luís Albano da Silveira nasceu em Cruz, no ano de 1846, filho de Albano José da Silveira (Tenente Albano) e Isabel Francalina Silveira. Morou em Cruz até os 23 anos, pois casou com uma moça de Carrapateiras e passou a morar vários anos lá.
Depois veio morar em Poço Doce, onde viveu até a morte, em 1929, já velho. Lutou muito para implantar uma escola na comunidade, mas infelizmente isso não foi possível devido às grandes dificuldades encontradas.
Esse objetivo só foi realizado depois de seu falecimento, quando seus filhos e netos deram continuidades às ações que Luís Albano vinha desenvolvendo na comunidade.
Em 1986, depois da emancipação política do Município, o sr. José Francisco, neto de Luís Albano, doou um terreno para a construção da escola, a qual recebeu o nome de Escola Reunida Luís Albano da Silveira, em homenagem a esse homem que tanto lutou para que houvesse nesta comunidade uma escola.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 10/08/2006
Idade - 26 anos

Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS

“DEIXA PRA LÁ”

“Deixa pra lá” é uma expressão muito utilizada pelo povo nordestino. Os mais velhos pronunciavam com mais freqüência. Nos dias atuais também é muito freqüente sua utilização pelos jovens.
É uma expressão usada quando não nos preocupamos muito com as coisas, com os problemas e acabamos dizendo que deixe pra lá, que com o tempo tudo se resolve, por mais difícil que seja, tudo acaba bem.
Autor – Terezinha de Jesus Oliveira Freitas
Data - 22/05/2006
Idade - 41 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS

“TE PREZA!”

“Te preza!” era, segundo o entrevistado, um dizer muito usado nos tempos passados.
Esta expressão surgiu há muito tempo, apesar de não sabermos de onde surgiu, a mesma anda é usada até hoje, mesmo que com menos freqüência.
A expressão é sempre usada quando alguém comete Eros infantis e então os pais ou parentes do errante fala: “Te preza!”. Significa que a pessoa deve amadurecer e honrar a tradição da família.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 26 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS

“ARRE PORRA!”

“Arre porra!” é uma expressão usada quando alguém se admira ou se surpreende com algo. Atualmente é usada, mas quando alguma criança fala isso seus pais reclamam alegando ser um palavrão.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 22/05/2006
Idade - 26 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS

“QUE DITADO É ESSE?”

Na vida há diversos fatores que acontecem voluntariamente e, sem percebermos, já estamos praticando o mesmo.
Comigo não foi diferente, vi algumas pessoas falando isso há algum tempo e quando observei, já falava isso em todas as situações.
Autor – Maria Creusa da Silva
Data - 02/07/2006
Idade - 15 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS

“GATO ESCALDADO”

Os moradores de Gameleirinha costumam dizer ditos populares, como o caso de “gato escaldado da água fria tem medo”. É usado perante muitos fracassos de algumas pessoas, por isso significa que quando uma pessoa quebra a cara , ou seja, fracassa, ela se prepara para que não aconteça outra vez.
Autor – Leângela Silveira
Data - 11/07/2006
Idade - 26 anos

Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS

“EU DIIIGOOO”

Esta expressão surgiu há pouco tempo. Um senhor da região utiliza em suas conversas com freqüência. “Eu diiigooo” sempre é usada para confirmar algo quando duas pessoas estão conversando.
As pessoas que ouvem gostam e passam a usá-la em seu cotidiano. Até mesmo as crianças utilizam esta expressão, não deixando que a mesma seja esquecida.
Autor – Maria Creusa da Silva
Data - 11/07/2006
Idade - 15 anos

Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS

“PÉ DE GAMILEIRA”

A comunidade de Gamileirinha recebeu este nome devido à presença de muitas árvores antigas chamadas gamileiras.
Tendo com primeiros moradores Manoel Graciano da Silveira e Francisca Maria da Silveira, que tiveram 11 filhos, dando início esta comunidade, que cona com 158 habitantes atualmente.
Autor – Sabrina Leângela Silveira
Data - 11/07/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS

“LAGAMAR”

A comunidade de Lagamar possui uma área de aproximadamente 3 km², com uma população de mais ou menos 200 habitantes, tendo ao oeste o distrito de Caiçara, ao leste, a localidade de Gameleirinha, ao sul, Açude da Prata e a norte, a 3 km, fica a entrada da Barrinha. Lagamar distancia de Cruz 20 km.
Afirma-se que a origem de seu nome é devido uma lagoa que nasce no Açude da Prata e desemboca suas águas no mar, daí uniram os nomes e ficou Lagamar.
No aspecto econômico, Lagamar tem sua maior fonte de renda na agricultura e no artesanato. Em termos culturais, somos ricos, mas infelizmente muitas pessoas estão deixando nossos costumes de lado, esquecendo o que nos foi deixado. Socialmente estamos unidos na luta por um futuro melhor, já que politicamente não é uma localidade desenvolvida.
A localidade não tem muitos projetos desenvolvidos, pois o poder público insiste em não assisti-la. Mas apesar de ser uma comunidade pequena, ela tem perspectiva de crescer nos aspectos educativo, cultural e religioso. Com o esforço da população as crianças e os adolescentes crescerão com um novo saber e muitos conhecimentos que os farão seguir e continuar o que outros começaram.
Autor – Solonia Maria Silveira
Data - 01/07/2006
Idade - 25 anos


Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS

“A HISTÓRIA DO POÇO DOCE”

Em 1967 um morador desta localidade – o qual não se sabe o nome – cavou um poço e percebeu que a água era muito doce. Espalhou a notícia que existia um poço com água que parecia ter açúcar.E até hoje é chamado de Poço Doce, devido essa história.
Poço Doce possui uma área de aproximadamente 12 km² com uma população de 465 pessoas e a maioria dos casais é de alvenaria. Os principais personagens para a formação da comunidade foram: Francisco de Assis Silveira, João de Sousa Araújo, Maria Socorro Silveira, Inácio José da Silveira e Francisco Geraldo das Chagas nos anos de 1960 a 1975, participando de encontros em Sobral e em outros municípios.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 05/07/2006
Idade - 26 anos

Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS

“MEU LUGAR”

É muito interessante, no meio de tanta agitação, violência, existir um lugar onde você possa ter mais contato com aspectos naturais.
É assim que acontece todos os dias na comunidade de lagoa do Mato. Lá todos se conhecem e vivem unidos. Em qualquer situação, um defende o outro.
Assim a vida segue e eles continuam acreditando que na vida tudo é muito relativo, pois embora não tenham muitos bens materiais, a vida é calma e tranqüila.
Autor – Maria Creusa da Silva
Data - 06/07/2006
Idade - 15 anos

Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS

“A ESCOLA ESTÁ ABERTA PARA TODOS”

A Escola de Ensino Fundamental Luís Albano da Silveira é uma entidade mantida pela rede pública de ensino com funcionamento nos turnos manhã, tarde e noite e atende uma clientela de 202 alunos. A escola foi fundada em agosto de 1986, na primeira gestão do sr. Prefeito João Muniz Sobrinho.
O sr. José Francisco da Silveira vendo a necessidade da comunidade, não hesitou em doar um terreno para a construção de uma escola, já que antes funcionava em casa de farinha e os professores trabalhavam multiseriados.
A escola está em fase de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e vem a cada ano progredindo no processo de crescimento tanto na parte pedagógica quanto na parte pedagógica, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Cruz e da Secretaria da Educação, onde as pessoas envolvidas no trabalho estão sempre buscando ajuda com o objetivo de torná-la um ambiente agradável e aconchegante, proporcionando comodidade aos alunos e visitantes.
Autor – Francisca Regivane Silveira
Data - 05/07/2006
Idade - 24 anos


Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS

“ESCOLA ISOLADA”

A EEF Israel Manoel Silveira foi construída em Gameleirinha no ano de 1986. Passou a funcionar no ano seguinte, com apenas 08 funciona´rios, sendo ou professores ou auxiliares, nos turnos manhã e tarde.
Devido à carência de alunos, a mesma fechou, reabrindo no ano de 2005, mas atualmente se encontra novamente fechada.
Autor – Sabrina Leângela Silveira
Data - 11/07/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS

“CAPELINHA DE GAMELEIRINHA”

A Capela Sagrado Coração de Jesus, uma pequena igreja, que foi construída no ano de 2005, com a ajuda das pessoas da comunidade, prefeito e as demais localidades vizinhas.
Sendo os eventos religiosos realizados no mês de junho, também acontecendo diariamente outros eventos sociais como por exemplo, catecismo, missas, celebrações, etc.
Autor – Sabrina Leângela Silveira
Data - 11/07/2006
Idade - 10 anos



Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS

“ASSOCIAÇÃO, SINÔNIMO DE CRESCIMENTO”

A Associação de pais e Mestres da escola de Poço Doce I foi fundada em 1999, através de uma Assembléia Geral com a Secretária da Educação da época, Maria Socorro Rocha.
Pais, alunos, professores e representantes da comunidade com o objetivo de criar essa Associação,pois a escola já tinha alunos suficientes para receber o recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).
A APM é uma entidade com fins sociais e não-lucrativos que tem por finalidade colaborar na assistência do educando, além de ajudar a escola nos problemas de disciplina.
A Associação continua ativa e a cada ano o recurso vem aumentando, devido o alunado ter aumentado. Atualmente, vem trabalhando em parceria com o Conselho Escolar e Estudantil, aguardando reuniões para trabalhar com projetos.
Autor – Mainardo José da Silveira
Data - 10/08/2006
Idade - 26 anos

Nenhum comentário: