segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Preá - Mapeamento Cultural 2006

Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“FESTA SÃO JOSÉ”



A festa acontece na comunidade de Preá, na igrejinha de São José. Começou com apenas três pessoas debaixo de um pé de juazeiro.
Esta festa é conhecida em todo o Ceará, são dez dias de festa com novenas e missas com a participação de localidades vizinhas para celebrar. Todas as noites tem uma comunidade convidada.
No decorrer da festa, com a comunidade está cheia de visitantes, costuma haver à tarde torneios de futebol e de vôlei para os jovens. O dia 19 de março, último dia da festa, começa pela manhã, com uma missa campa, depois tem o passeio no mar com o santo (São José). Essa festa arrasta multidões de fiéis, tudo é alegria e animação para as pessoas que aqui visitam.


Autor – Aldênia Rodrigues de Menezes
Data - 03/08/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“FESTA DA PADROEIRA”



A festa de São Pedro acontece na localidade de Preá, na cidade de Cruz., no estado do Ceará.
A festa envolve várias localidades vizinhas que vem celebrar. São 10 dias de festa com novenas e missas, começa dia 28, com o levantamento da lavanderia de São Pedro e a procissão, a festa é um momento de oração, comunhão e de alegria entre as famílias e amigos.


Autor – Isadora Maria Silveira Lousada
Data - 01/06/2006
Idade - 14 anos

Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“PROFESORA QUE É ARTESÔ


Nome do Ofício/ Modo de Fazer: Artesanato em Crochê


Maria Helena Rodrigues, além de professora, é artesã por vocação. Filha de Manoel José Rodrigues e Maria Zeneide Freitas Rodrigues, nasceu em Barrinha e atualmente mora em Preá, exerce o ofício de artesã no PREART duas vezes por mês.
Usa as seguinte ferramentas: agulha, linha, concha de praia, palha de carnaúba, retalho de tecido, borda, etc. Confecciona belíssimos trabalhos: chapéu de palha, colcha de cama, vestidos, biquínis, saídas de banhos, tapete, entre outros.
Faz esse trabalho por amor ao trabalho. A única coisa que ela quer com isso é fazer uma escolinha para as crianças a partir de 10 anos de idade. Assim segue a vida da sra. Helena como artesã.


Autor – Maria Jésica de Miranda
Data - 05/06/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“SRA. MARIA LIVRAMENTO, PAIXÃO PELO OFÍCIO”


Nome do Ofício/ Modo de Fazer: Marisqueira


Quem passa pela Rua Leopoldo Martins logo vê na frente de uma casinha um senhora chamada Maria Livramento, filha de Emanoel Miguel e Maria Francisca. Nascida nos Monteiros, dona-de-casa, remenda redes para o sustento da família.
Mora no Preá há 20 anos e remenda diariamente. Para facilitar seu trabalho, usa a agulha de pau e a faca. D. Livramento diz que seu trabalho é muito importante para sua vida.


Autor – Aldênia Rodrigues de Menezes
Data - 06/06/2006
Idade - 14 anos



Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“ANTÔNIO, PAIXÃO PELA PESCA”


Nome do Ofício/ Modo de Fazer: Pesca


Logo que você for à praia do Preá vai conhecer Antônio Carlos Félix, o Toinho, 43 anos, pardo, natural de Camocim, residente na localidade desde seus 22 anos. Filho de José Mare Félix e Maria Francisca das Chagas.
Toinho descobriu a maneira mais fácil de pescar – sua profissão – de anzol e de manzoar. Coloca a isca no anzol, joga no mar e espera o peixe mordê-la. O tipo de peixe que ele mais pesca é a sardinha e a lagosta. Ele pesca porque é o único meio de vida. Toinho é um pescador muito feliz com sua esposa e seus três filhos.


Autor – Régia Fonteles do Nascimento
Data - 08/06/2006
Idade - 13 anos


Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“D. DARCI, PAIXÃO PELA RENDA”


Nome do Ofício/ Modo de Fazer: Renda


Rua Manoel Carneiro, s/ nº, Preá. Quem passa por esta rua logo observa uma casa e uma mulher trabalhando com renda. D. Darci Maria de Sousa Lima, 51 anos, filha de Maria Alvaristo da Conceição e Valdemar Inácio de Sousa ”Tinha 03 anos quando via minha mãe e minhas irmãs fazendo renda e em mim despertou aquela vontade de fazer renda também”. Com 05 anos D. Darci aprendeu a fazer renda.
“Graças a meu bom Deus aprendi a fazer renda.Quando fiz minha primeira comunhão comprei meu vestido às custas de renda.” A primeira peça que D. Darci fez foi um bico. Ela diz que para fazer qualquer peça de renda, precisa encher os birros de linha. Depois prender os com espinhos com o papelão e pode fazer qualquer renda.
“Já fui filmada várias vezes. Já saí na televisão!”. Assim a vida de D. Darci continua cheia de amor, paz e felicidade.


Autor – Ruty Mayara de Sousa Lima
Data - 13/06/2006
Idade - 14 anos



Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“A FARINHADA”


Nome do Ofício/ Modo de Fazer: Farinhada


O Sr. José de Sousa Brandão, mais conhecido por José jacinto, filho de Antônio Manoel de Souza e Júlia Brandão de Souza é residente na comunidade de Preá, foi o entrevistado para que pudéssemos obter informações sobre esse ofício o qual tem muita importância na sua vida, pois é através dele que atualmente adquire seu sustento.
Ao lado de sua casa, ele construiu um espaço próprio para que pudesse tanto realizar a farinhada como também alugar o local para outros. Este é equipado com fornos, tanques, prensa, forragem e peneira. A farinhada geralmente acontece de julho a agosto.
O primeiro passo é a raspagem da raiz, a mandioca. Logo em seguida esta é levada para a prensa onde será prensada para escorrer todo seu líquido por mais ou menos 01 hora. Retirada da prensa, a massa é levada para a peneira e por fim ao forno, onde será transformada em farinha. Este é um dos produtos da farinhada.
Um outro produto surgirá com o líquido da massa adquirido no momento que está na prensa. Este líquido fica no tanque por algumas horas e com isso surgirá a goma e a borra.
Com a farinha e a goma obteremos beiju, tapioca, e carraspanha. Estes produtos são vendidos ou consumidos pelo próprio dono da farinhada.
Este ofício ajuda na renda familiar do senhor José Jacinto como também de outras famílias. A farinhada faz parte da nossa cultura e já vem sendo realizada por muitos dos nossos ancestrais.


Autor – Ruty Mayara de Sousa Lima
Data - 08/08/2006
Idade - 14 anos



Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“A PRAIA”



A praia do Preá é muito bonita e tranqüila. Nela podemos encontrar alguns pesqueiros, pousadas, barracas de comida e artesanato, chafariz, canoas, paquetes e pessoas praticando alguns esportes como kit surf e futebol. Na nossa praia ainda acontece festas culturais e também é um local onde crianças, jovens e adultos se divertem e tem seu meio de vida.


Autor – José Aílton de Oliveira
Data - 10/05/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“PRAÇA”



Localizada no centro de Preá, onde se encontra a Igreja católica de São Pedro, o qual deu nome à praça.
Encontramos também nela quatro quiosques, árvores, bancos e uma televisão. Local de lazer da comunidade onde crianças, jovens e adultos freqüentam e também participam de festas comemorativas como 07 de Setembro, São Pedro, Natal e outros.


Autor – Danila Rodrigues da Costa
Data - 09/05/2006
Idade - 13 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“SISTEMA DE ÁGUA”



Fundada em 1995 está localizada no centro de Preá, próximo ao colégio e a praça.
Possui poço, adutora, areador, reservatório e filtro. É algo que beneficia a comunidade com abastecimento de água tratada e que graças a este tratamento, doenças bacteriológicas, como diarréia, foram sanadas.


Autor – Ana Paula Rocha Cruz
Data - 04/08/2006
Idade - 14 anos

Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“PREART”



Localizado na praia do Preá, teve sua fundação no ano de 2000 e registro em 2001. Seu início foi no Centro Comunitário do Preá, local que até hoje é utilizado para reuniões, cursos e trabalhos artesanais do mesmo.
A exposição dos artesanatos hoje fica em uma barraca – também artesanal – na praia do Preá. O PREART tem de gerar renda para a comunidade, é uma associação de grande importância cultural, pois nela crianças, adolescentes e senhoras se reúnem para uma trova de conhecimento onde são ensinados trabalhos manuais e conversas sobre cultura local, não deixando, assim, que nossa cultura morra.


Autor – Ana Paula Rocha Cruz
Data - 03/05/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“FOGO DA VARGEM”



Andando à noite na vargem ou na praia, era bem provável que você visse fogo. Contam os pescadores que quando iam para o mar, todos os dias eles viam aquele fogo se aproximando e como se fosse um farol de um carro, sempre andando em sua direção, ao se aproximar de você, desaparecia.
Tudo é muito estranho e temeroso. A maioria das pessoas que aqui moram já viram. “Tem apenas sete anos que esse fogo desapareceu”, conta as pessoas que esse fogo sumiu devido á localidade ter crescido bastante.


Autor – Miquéias Martins de Moura
Data - 14/06/2006
Idade - 10 anos



Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“VOZ DESCONHECIDA”



Há muitos anos aconteceu um fato que chamou muito a atenção dos moradores de Preá.
Por várias vezes, quando as pessoas da casa estavam sozinhas fazendo alguma coisa, elas ouviam uma voz na porta da frente dando bom-dia, boa-tarde ou boa-noite, de acordo com o horário.
Quando alguém saía para ver, não tinha ninguém. Esse mistério nunca foi desvendado.


Autor – Ítalo Franklin Diniz Cruz
Data - 07/08/2006
Idade - 14 anos



Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“SOMBREIRO”



Há muitos anos eu vinha da Caiçara à noite quando de repente apareceu no caminho à minha frente um vulto branco que crescia e tinha uns dois metros de altura.
A gente tinha que ficar apontando para ele para que não caísse em cima da gente, pois se caísse, podia até morrer.


Autor – José Ailton de Oliveira
Data - 09/08/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“ROSA LOURENÇO SAMPAIO”



Preá – Cruz – Ceará, casa de Rosa Lourenço Sampaio, natural de Santo Esídio, Bela Cruz. Residente no município de Cruz há 48 anos. D. Rosa tornou-se popular por ter sido uma das primeiras professoras daqui e também por fazer parte dos eventos e das associações.
Terminou o 2° Grau Completo e por isso tornou-se uma das primeiras professoras de Preá. Procurou ensinar tudo que sabia. Hoje não exerce mais a profissão de professora, mas desenvolve atividades artesanais e esportivas, pois faz parte da diretoria da Associação.
Que D. Rosa continue desempenhando em nossa comunidade seu papel de educadora e cidadã preocupada com o futuro, pois continuará querida por todos.


Autor – José Ailton de Oliveira
Data - 09/08/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“CARLOS DIAS DOS SANTOS”



Avenida Central – Preá – Cruz – Ceará, fábrica de gelo de Carlos Dias dos Santos, Presidente da Colônia de Pescadores.
Natural de Preá, nasceu em 05 de dezembro de 1969. Carlos Dias se tornou uma figura popular por ser um líder comunitário do Preá, ele procura resolver os problemas que aparecem. “Você descobre mais as pessoas e sua localidade e pela convivência onde todos temos a mesma cultura etimológica”.
Que Carlos Dias continue desempenhando em nossa comunidade seu papel de líder comunitário e cidadão preocupado com o futuro, pois continuará sempre querido por todos.



Autor – Aline Sousa dos Santos
Data - 23/06/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“DIONÍSIA MARIA DA SILVEIRA”



Dionísia Maria da Silveira tem 67 anos, parda, chegou no Preá em 1953. Nasceu em Juritianha, filha de Manoel Raimundo da Silveira e Raimunda Rodrigues Silveira. D. Dionísia se tornou uma pessoa popular a partir dos anos 1980, quando começou a trabalhar com o Prefeito Jonas Muniz, antes disso já trabalhava como professora.
Desde então lutou muito pela construção da escola, a qual recebeu seu nome. Diante disso, é que ela é tão conhecida e popular. Hoje é só uma pessoa doméstica.
D. Dionísia era uma pessoa muito interessada nos estudos e queria muito que as pessoas se interessassem também. Hoje em dia ela diz que quase ninguém se interessava para estudar.


Autor – Maria Jaqueline Vasconcelos
Data - 10/08/2006
Idade - 13 anos




Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“MANOEL FERREIRA DE VASCONCELOS”



Manoel Ferreira de Vasconcelos tem 64 anos, é casado, tem filhos, netos e bisnetos. É filho de Pedro Ferreira de Vasconcelos e Augusta Maria de Vasconcelos.
A partir da década de 1960, Manoel começou a trabalhar na igreja como administrador e mais tarde como dirigente, cargo no qual trabalha até hoje. Por ser uma pessoa muito carismática, atenciosa e responsável no que faz é que ele é tão popular.


Autor – Tainara Lourenço Chaves
Data - 02/08/2006
Idade - 11 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“DIXE”



As pessoas que não freqüentam escola aprenderam a falar assim. Mesmo as pessoas que freqüentam escola costumam falar assim devido à convivência no dia-a-dia. Tudo que se conversa entre adultos é passado para as crianças e estas falam como escutam.
As expressões e vocábulos sempre vão existir nos locais onde se mora, pois todos se entendem pelo modo de falar.



Autor – Ruthy Mayara de Sousa Lima
Data - 16/06/2006
Idade - 14 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“INFAROSA”



Muitas pessoas falam essa expressão no dia-a-dia, elas aprenderam com os pais ou com as pessoas que pra cá vieram.
Tudo que se expressa é ensinado aos outros e passa de geração em geração. As pessoas não deixam de dizer estes vocábulos e os filhos aprendem, levam e repassam a outras pessoas.
Essa expressão é usada bastante quando achamos uma pessoa chata, antipática sempre costumamos falar assim.



Autor – Ruthy Mayara de Sousa Lima
Data - 06/06/2006
Idade - 14 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“É DE SER!”



As pessoas todos os dias falam essa expressão, que, dependendo do assunto, tem vários significados, como por exemplo:
Vão construir uma escola aqui! É de ser!
Estou grávida! É de ser! E assim por diante...
Expressões e vocábulos passam de geração em geração, conforme o lugar onde moramos. É importante que elas nunca acabem, para não morrer a cultura do lugar.



Autor – Ruthy Mayara de Sousa Lima
Data - 14/06/2006
Idade - 14 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“UM RUM”



“Um rum” foi a expressão dita pelo entrevistado. O mesmo explicou que não sabe como surgiu, mas sabe que era usado para iniciar uma fofoca. Isto quer dizer: falar mau das pessoas.
Esta expressão quer dizer “conta logo!”, “o que aconteceu?”. Esta ainda é a melhor maneira de começar uma fofoca.
Diz o entrevistado que este linguajar é usado com menos freqüência, mas até hoje continua sendo usado.



Autor – Fernanda Martins de Oliveira
Data - 27/06/2006
Idade - 08 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“CARRALO”



“Carralo” foi a expressão usada pelo entrevistado. A mesma é a maneira de muitas pessoas falarem “cavalo”.
Esta expressão surgiu das pessoas mais velhas, por não saberem se expressar, ou melhor, por não conhecerem a norma culta da língua. Esta palavra continua ate hoje em situações como esta: “João, bota o carralo no cercado”.
Esse linguajar vai passando de família para família, isso depende muito da família e do modo de se expressar.



Autor – Sara Menezes Chaves
Data - 29/06/2006
Idade - 08 anos

Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS



“PREÁ”



O nome dessa comunidade se originou de uma senhora chamada Joana Preá, que tinha este apelido por viver fazendo armadilha para pegar este bicho. Outro motivo para a comunidade ganhar este nome foi a grande quantidade de preás existentes.
Preá localiza-se no litoral cearense com uma das praias mais lindas do estado. Sua superfície é aproximadamente 40 mil m², está a uma distância de 310 km da capital. Sua população cresce a cada dia e hoje cerca de 2000 a 2500 pessoas residem na localidade. São nativos, pessoas de outros municípios, outros estados e até de outros países. Faz fronteiras com Cavalo Bravo, Formosa, Jericoacoara e com um belíssimo mar. O clima é o tropical.
A nomeação de ruas foi feita pelos próprios moradores, que lhes deram os nomes dos fundadores do lugar, tendo como preferência de nomes aqueles que já faleceram.
O Preá já tem 06 Associações distintas e 04 igrejas. As vocações religiosas são simples mas de grande importância. A população vive da pesca, do turismo e de empregos públicos. Sua cultura tem festas como a de São José e São Pedro e artesanatos à mão.
Também na localidade há uma relação de ampla sociedade, onde existem programas que beneficiam a criança e o adolescente, como o PETI.
O nome da escola – EEF Dionísia Maria da Silveira – surgiu em homenagem à única professora daquela época. Foi fundada em 19 de outubro de 1986. Esta escola tinha em sua estrutura física apenas duas salas de aula. Hoje já existem nove salas de aula. Seus primeiros professores foram:
Dionísia Maria da Silveira;
Alice Maria Silveira;
Rosa Lourenço Chaves;
Livino;
Maria da Conceição de Souza;
Maria Eurides da Silva.




Autor – Ítalo Franklin Diniz Cruz
Data - 06/06/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“PREART”



O PREART é uma Associação de mães e mulheres artesãs que trabalham com artesanato. Fundado em 2000 na localidade de Preá pelo pastor Marques da Inglaterra que achou o trabalho muito bonito e ajudou a montarem a Associação.
O PREART desenvolve o trabalho de artesanato com mães e muitas outras mulheres artesãs. Elas usam materiais como palha, conchas, itam, crochê e outros. A Associação foi fundada porque as mães não tinham nenhum emprego. A Prefeitura quando soube, apoiou.
Essa Associação tem uma grande e importante relação com a criança e adolescente, a qual faz com que eles se interessem e aprendam o trabalho do artesanato e sejam alguém na vida quando crescerem.
Esse trabalho pé desenvolvido com as mães do Preá. Atualmente a Associação faz arranjos para cabelo, brincos com conchas, enfeites para aniversário e diversos tipos de cestas, redes, roupas e coisas de crochê. Esse bonito trabalho é importante porque chama muito a atenção dos turistas. Enfim, é um rabalho muito bonito.




Autor – Tainara Lourenço Chaves
Data - 20/06/2006
Idade - 12 anos



Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA”



A Associação Comunitária de Preá foi fundada em 1991. Trabalha para o desenvolvimento da comunidade, com especialização e conscientização com as famílias.
Foi fundada pelo Dr. Edjanir, Jocília Dantas, Maria do Carmo, Nilce Martins, Miguel Manoel de Medeiros e outros. Eles fundaram porque no Preá só existia uma associação e esta não era comunitária.
O processo de crescimento se deu depois que a Associação foi crescendo e ficando cada vez mais conhecida. O trabalho de ação sócio-educativo das famílias mantém o sistema de água da comunidade e o término da quadra da comunidade.
A relação do objeto mapeado com o universo da criança e do adolescente é desenvolver projetos para o bem da comunidade.




Autor – Tainara Lourenço Chaves
Data - 20/06/2006
Idade - 12 anos



Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“CRECHE NOVO AMANHÔ

A creche Novo Amanhã é uma Associação fundada em novembro de 1993 que presta um apoio à criança de Preá. A creche oferece Educação Infantil, o que desenvolve o talento das crianças, com ajuda dos pais e professores.
Inicialmente foi fundada pelo Governo do Estado do Ceará, juntamente com a comunidade, devido à necessidade das crianças freqüentarem uma creche.
O processo de crescimento se deu com o apoio do Governo do Estado, da Ação Social, da comunidade e da Prefeitura Municipal de Cruz.
As atividades atualmente desenvolvidas são de caráter sócio-educativo, trabalhando a criança desde a adaptação e às artes. Os projetos são muitos, mas o gestor quer fazer um intercâmbio entre creche, posto de saúde e entidades.
Na creche, o universo da criança é bem mais amplo que o mapeado, mas esta relação faz com que cada criança respeite o meio ambiente.


Autor – Débora Rios Chagas
Data - 13/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“AGTU”

A Associação dos Guias Turísticos do Município de Cruz foi fundada em 07 de dezembro de 2005.
Atualmente atua em vários lugares. Tem fins lucrativos e desenvolve atrações com, SEBRAE e IBAMA.
Inicialmente, a AGTU foi fundada por membros da sociedade civil e representantes das pousadas. O guia tem de ser credenciado com a credencial do Parque Nacional de Jericoacoara.
O trabalho de parcerias com SEBRAE e IBAM trouxe cursos para a comunidade. As atividades e projetos turísticos são : guias turísticos, tirar lixo da praia, etc.
A relação do objeto mapeado com o universo da criança e do adolescente é retirar às 10:00h crianças da rua.



Autor – Kelvy Brandão Chagas
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos



Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“ESCOLA”


A EEF Dionísia Maria da Silveira foi fundada no dia 19 de outubro de 1986, na localidade de Preá, no município de Cruz.
Foi fundada pela necessidade de uma escola na comunidade. Começou com 02 salas de aula, mas como a comunidade cresceu demográfica e populacionalmente, a escola foi ampliada. Hoje temos 36 funcionários, 10 salas de aula na escola e 02 salas fora da escola para Educação Infantil fora do prédio com 08 funcionários.
A escola trabalha em vários projetos: Educação Sexual (Amor à Vida) leitura, etc. Desenvolve atividades como gincanas, culminâncias, eventos de ação social, reforço escolar, festinhas anuais (Páscoa, Dia da Criança, Dia dos Pais, das Mães, etc).
A escola é toda relacionada com o universo da criança e do adolescente, pois é para eles que existe esta entidade, além de ser para adultos também.

“Educar é prioridade, pois o futuro se
constrói com aqueles que saem da escola."


Autor – Isadora Maria Silveira Lousada
Data - 29/06/2006
Idade - 14 anos

Nenhum comentário: